Cia. Argentina se apresenta na Monteiro Lobato

No mês de férias escolares, as crianças terão um motivo especial para visitar a Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato

Além da programação regular, que oferece narração de histórias e oficinas, serão apresentados dois espetáculos da companhia argentina Teatro de La Plaza: Histórias com desperdícios e Revolução na cozinha. As encenações foram concebidas segundo técnicas do teatro de animação tradicionais e modernas.

Um palco repleto de sucata é o ambiente que recebe o público em Histórias com desperdícios. No decorrer da trama, esse material ganha novas formas e serve de cenário para criticar a disputa entre dois países pela conquista de recursos hídricos. “A idéia que se transmite é a de que se a pessoa adotasse uma posição diferente, evitaria uma situação pior no futuro”, explica Julio Pompeo, assistente de direção.

Brincando com o imaginário das crianças, Revolução na cozinha dá vida aos alimentos e utensílios culinários por meio da animação robótica. Segundo Pompeo, essa técnica permite que os objetos sejam acionados por controle remoto de fora do palco. Em cena, um típico chef de cozinha francês se encontra em apuros com a revolta dos habitantes de sua cozinha, ocasionada como resposta à presença ameaçadora de uma máquina que prepara comida. Com direção e interpretação de Héctor Girondo, o espetáculo desenvolve um jogo entre sonho e realidade, estimulando a fantasia na criança e despertando a criatividade dos adultos.

Apesar da companhia já ter se apresentado em outros teatros da cidade, Girondo considera a biblioteca um espaço especial para a formação de público. “Um local de estudos permite não só a divulgação do nosso trabalho, mas também o debate, análise, crítica e reflexão; elementos importantes em toda arte”, completa.


Serviço
: Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato. Rua General Jardim, 485, Vila Buarque. Tel.: 3256-4122.  70 lugares. Histórias com desperdícios. Dia 6, 11h. Revolução na cozinha. Dia 13, 11h. Grátis