Jornadas do espírito – mostra de filmes não-verbais

Nesta 6a. feira, dia 9 de maio, às 18h apresentação dos filmes Chronos e Anima Mundi

Jornadas do espírito – mostra de filmes não-verbais

Mostra de filmes não-verbais - filmes que não tem atores, roteiro ou história - contendo imagens em movimento do mundo inteiro, construídas para invocar reflexões ou sensações no espectador. Embora não sejam documentários, geralmente são classificados e admirados como tal. Todos os filmes mostram pontos e paisagens do mundo, sejam elas naturais ou feitas pelo homem. Editadas de modo a causar máximo impacto no espectador, cada filme tem uma construção sonora especial e uma música que acompanha o movimento das imagens, ritmo e apreciação subjetiva.
Koyaanisqatsi, dirigido por Godfrey Reggio, foi o primeiro destes filmes, lançado em 1982 e conquistador de muitos fãs. Philip Glass compôs as musicas para o filme.

Esta mostra pretende trabalhar também com os deficientes auditivos da região da biblioteca, que apesar de não poderem apreciar os filmes com o movimento e o ritmo que as músicas proporcionam, poderão acompanhá-los com a mesma sensibilidade, impressões e reflexões que cada um suscita.

CHRONOS
Documentário, Canadá / EUA, 1985, 42 min, DVD
Direção: Ron Fricke
Com uma proposta um pouco mais experimental, o filme é uma incursão pelas mais belas construções feitas pelo homem e pelas paisagens naturais. Uma incrível jornada visual e espiritual pelo tempo.
Censura: Livre
Dia 9 e 17 de maio, às 18h (Chronos e Anima Mundi)

ANIMA MUNDI – A ALMA DO MUNDO
Documentário, USA, 1992, 28 min, DVD
Direção: Godfrey Reggio
Anima Mundi - o sopro da vida - é uma celebração do mundo com imagens do cineasta G. Reggio e música do compositor minimalista Philip Glass - a mesma parceria dos filmes Koyaanisquatsi e Powaqqatsi. Ritmos de poderosa sonoridade e canto coral reforçam o sentido de mistério e maravilha trazidos pela fotografia: close ups de animais ameaçados de extinção intercalam-se com majestosas paisagens da terra, do céu e do mar, e capturam a essência de um mundo vital e vivente. Para chegar a esta densa mistura de cor e imagem, o diretor editou seqüências de filmes de história natural e tomadas originais: pássaros em revoada, galopantes rebanhos de zebras, insetos lambendo olhos e patas, danças de cardumes, células multiplicando-se por milhares na cadência da música. "... este mundo é na verdade um ser vivente provido de alma e inteligência'(in 'Timeu", Platão, século IV AC)
Censura: Livre
Dia 9 e 17 de maio, às 18h
(Chronos e Anima Mundi)

Biblioteca Viriato Corrêa Veja como chegar!
Endereço: Rua Sena Madureira, 298
Vila Mariana - 04021-050 São Paulo, SP
bibliotecavilamariana@hotmail.com

Veja a programação completa