Destaques da Programação dos dias 15 e 16 de Dezembro

Destaques da programação cultural presencial Biblioteca Viva nas Bibliotecas, Pontos de Leitura e Bosques de Leitura dos dias 15 e 16 de dezembro com Teatro, Contação de Histórias, Sarau, Circo, Literatura, Música, Cultura Popular, Vozes Periféricas, Culturas Negras, Imigrantes e Primeira Infância.

 TEATRO

Nós e a Repolheira

Nós e a Repolheira
Siriema Spuleta Arte e Cultura
O que o calor humano pode fazer? E o afeto? Qual a extensão de um gesto de carinho? São apresentadas de forma lúdica e cativante duas histórias: "A Repolheira" - uma fábula sobre afeto de Claudia Nina e “Nós” - livro apaixonante de Eva Furnari - onde ambas propiciam uma análise do comportamento humano, dos sentimentos das pessoas e dos problemas. Trazendo de forma divertida e emocionante temas atuais como a reclusão/timidez, o preconceito e a autodescoberta através do afeto e de como desatar "nós". Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 15 de dezembro às 10h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 16 de dezembro às 11h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

CIRCO

ESTRIPULIAS DI PICADEIRO

ESTRIPULIAS DI PICADEIRO [Em referência ao Dia do Palhaço - 10 de dezembro]
CIA. DO TOK TOK
• SITUAÇÃO: Topeka palhaço assistente de picadeiro, cansado, sente-se desvalorizado, reclama todo dia de tanto trabalho.
• SOLUÇÃO: Tok Tok dono do circo, acaba dando atenção às suas reclamações e resolve ligar para uma agência pedindo um assistente para Topeka, o mesmo ouve apenas uma parte da conversa, e acha que será substituído pelo novo assistente e resolve atrapalhar o já atrapalhado Tililiko, o novo assistente do assistente.
• FINAL: Depois de tantas estripulias no picadeiro, Topeka descobre que Tililiko não é uma ameaça e sim uma solução para suas reclamações. Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 60 minutos.
Dia 15 de dezembro às 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

MÚSICA

Dominguinhos e o legado de Luiz Gonzaga para Crianças

Dominguinhos e o legado de Luiz Gonzaga para Crianças [Em referência ao Dia do forró - 13 de dezembro]
Parafuseta Produções
O show "Dominguinhos e o legado de Luiz Gonzaga para Crianças" celebra a contribuição de Gonzaga e Dominguinhos para a música nordestina, destacando suas diferenças e influências. Embora Dominguinhos tenha sido influenciado por Gonzaga, ele trouxe sua própria interpretação e estilo para o forró, misturando elementos de jazz, blues e outros gêneros musicais.O espetáculo é dirigido por Renato Izídio, com adereços e participação das crianças o tempo todo em cena, envolvendo-as com a música e as histórias contadas durante o show. O objetivo é valorizar a cultura nordestina e celebrar as festas juninas. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 60 minutos.
Dia 15 de dezembro às 10h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 15 de dezembro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 16 de dezembro às 11h - Biblioteca Clarice Lispector

Brincadeiras cantadas de cá e de lá - Ciranda

Brincadeiras cantadas de cá e de lá - Ciranda
A Tribo Recreativa
Durante a apresentação um precioso repertório de brincadeiras de lá, do Maranhão, da Bahia, do Pernambuco e de Minas Gerais, serão vivenciadas pelas crianças, e as brincadeiras de cá, que fizeram parte da nossa infância e nunca devem ser esquecidas. Faremos um passeio ao universo lúdico da infância. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 60 minutos.
Dia 16 de dezembro às 11h - Biblioteca Roberto Santos

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Histórias de Timótia

Histórias de Timótia
Vanessa Ferreira / Paulinha França
Timótia, uma palhaça ouvinte, mas que adora se comunicar na Língua de Sinais. Histórias de Timótia é um projeto de Contações de Histórias que fala sobre o percurso dessa palhaça que adora viajar pelo mundo com sua mala acumuladora de histórias, é nela que guarda todas as suas aventuras. Timótia está voltando para a sua cidade natal e nesta aventura se perde pelo caminho e encontra os espectadores para pedir ajuda. Nessa jornada, aproveita para relembrar histórias da sua cidade e outras já vividas e nos convida a explorar o poder das histórias para nos conectar e pensar nas diferenças. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 30 minutos
Acessibilidade: Libras
Dia 15 de dezembro às 10h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 15 de dezembro às 14h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 16 de dezembro às 11h - Biblioteca Raimundo de Menezes

EXPOSIÇÃO

Alegorias artísticas: Homenagem - Patronos das Bibliotecas

Alegorias artísticas: Homenagem - Patronos das Bibliotecas e Personalidades da literatura brasileira
Cordão Sucatas Ambulantes
A atividade é um convite da produção do Sistema Nacional de Bibliotecas ao grupo Cordão Sucatas Ambulantes para integrar a programação das Bibliotecas de SP, realizando uma homenagem a partir da releitura artística com a estética proposta pelo grupo, realizando as alegorias de personalidades emblemáticas para a Literatura Brasileira, tais como: Mário Schenberg com a personalidade Mário de Andrade, Affonso Taunay com a personalidade Guimarães Rosa, Paulo Duarte com a personalidade Carolina Maria de Jesus, Clarice Lispector, com a personalidade Cora Coralina.
O grupo realiza uma pesquisa e prática nas artes visuais, de alegorias, esculturas, máscaras, bonecos de rua e cabeções, a partir das referências de alegorias de escolas de samba do interior paulista. Unindo as perspectivas de cada artista participante no processo criativo das obras, criando uma identidade estética do Cordão Sucatas Ambulantes, que desde dezembro de 220, realiza esse processo de parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Casas de Cultura e Centros Culturais de várias regiões da cidade São Paulo, além de criar parcerias com CPTM para exposição e interação do público e com grupos e espaços culturais do território de Itaquera. Classificação indicativa: Livre
Dia 15 de dezembro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 15 de dezembro às 16h - Biblioteca Clarice Lispector

POVOS ORIGINÁRIOS

O projeto Povos Originários traz povos indígenas de diversas regiões do país para mostrarem sua cultura e tradições nas bibliotecas, sendo protagonistas da própria história.

PERFORMANCE

CONEXÃO AMAZONAS E MINAS GERAIS: Cantos e histórias Indígenas

CONEXÃO AMAZONAS E MINAS GERAIS: Cantos e histórias Indígenas
Grupo de Artes Dyroá Báya
Com a missão de compartilhar histórias e saberes oriundos das culturas indígenas das etnias tukano e tariano, valorizando as artes e a cultura oral, o grupo pretende cada vez mais ampliar suas redes e parcerias. Nossa vontade é trocar e disseminar os saberes ancestrais nos mais diversos espaços e para o mais variado público. Cada contação de história possui uma equipe específica que contém em média quatro integrantes para sua execução, dentre eles artistas e produção. As escolhas das histórias contadas variam de acordo com o público e acontecem em diálogo com o contratante. Junto às contações de história, o grupo também realiza vivências, oficinas, performances e espetáculos de teatro, podendo ocorrer também no mesmo evento. Com uma trajetória de 21 anos partilhando saberes ancestrais através das artes. Classificação indicativa: Jovem. Duração: 60 minutos.
Dia 15 de dezembro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 16 de dezembro às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

BEBÊLÊTECA

O projeto BebêLêteca é uma vertente do projeto Primeira Infância, que é composto por eventos voltados ao público com faixa etária de 0 a 6 anos. BebêLêteca será desenvolvido nas salas de primeira infância instalados em algumas Bibliotecas Municipais de São Paulo (CSMB), um espaço afetuoso com livros e histórias para os bebês e seus cuidadores. O foco deste projeto é na primeiríssima infância, trazendo a contação de histórias e a mediação de leitura com muito cuidado e ludicidade para os pequeninos terem o quanto antes o contato com os livros e a literatura, estimulando a imaginação, enriquecendo o vocabulário e o processo cognitivo dos bebês auxiliando no desenvolvimento do raciocínio.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

BebêLêteca Do Conto ao Livro com Sendero Cultural

BebêLêteca Do Conto ao Livro com Sendero Cultural
Sendero Cultural
Do Conto ao Livro é um projeto pensado para Primeira Infância, que trabalha com elementos sonoros e visuais para apresentar contações de histórias e mediação de leitura, ricas em cores e formas inspiradas nos mais conhecidos clássicos do “Era Uma vez” e nas cantigas infantis que atravessam gerações. Pelos olhares e mãos de uma criança, tudo se torna um brinquedo; com ritmos, sons e formas; um pedaço de madeira vira a torre de um castelo ou um avião, um tecido vira um dragão ou uma fada, das nuvens que viram seres, sendo esse olhar lúdico e criativo extremamente enriquecedor para os pequenos. Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 90 minutos.
Dia 16 de dezembro às 11h - Biblioteca Mário Schenberg

BebêLêteca com Cia. Circo de Trapo

BebêLêteca com Cia. Circo de Trapo
Cia. Circo de Trapo
O trabalho traz histórias infantis como A CRIANÇA E AS CORES, ELEFANTES NA TEIA DA ARANHA e DONA BARATINHA. Histórias narradas com músicas e brincadeiras seguidas de leituras partilhadas através do acervo de livros para a primeira infância. Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos)
Dia 16 de dezembro às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

BebêLêteca Cia Passarinho Contou

BebêLêteca Cia Passarinho Contou
Cia passarinho
No começo de tudo...
Éramos bebês!
E o começo de tudo...
Fazemos com histórias.
E para embalar os bebês no mundo da leitura, vamos de contação de histórias, parlendas e cantigas, com livros gostosinhos pra por na boca e experimentar. Com a Cia Passarinho. Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 90 minutos.
Dia 16 de dezembro às 11h - Biblioteca José Paulo Paes

BebêLêteca com O casulo viajante

BebêLêteca com O casulo viajante
O casulo viajante
BebêLêteca - um espaço de afeto entre livros e histórias para os bebês e seus cuidadores. As histórias e mediação de leitura serão acompanhadas de músicas e acalantos que permeiam a cultura da infância, materiais de uso cotidiano e objetos que possibilitam a experimentação sensorial dos pequenos. Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 90 minutos.

Dia 16 de dezembro às 11h - Biblioteca Castro Alves

VEJA TAMBÉM AS PROGRAMAÇÕES LOCAIS DE DEZEMBRO DAS BIBLIOTECAS COM ACESSO A PARTIR DA HOMEPAGE SMB.

Confira o Funcionamento das unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas durante o Natal e o Ano Novo.

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Logo Facebooh e Instagram