Dicas de Leitura - Dia das Bruxas (Halloween)

Em celebração ao Halloween, no Brasil também chamado de Dia das Bruxas, a segunda edição das Dicas de Leitura de outubro aponta livros de terror, suspense, magia e história de assombração da literatura infantojuvenil.

Dia das Bruxas ou Halloween

O Dia das Bruxas ou Halloween é uma celebração observada em vários países, principalmente nos países de língua inglesa, em 31 de outubro, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos. Entre as atividades de Halloween mais comuns estão as festas e fantasias, brincadeira de "doce ou travessura", decoração com enfeites assustadores para a casa, lanternas de abóbora, fogueiras, jogos de adivinhação, atrações "assombradas", contação de histórias assustadoras e filmes de terror.

Feliz dia das bruxas - Edgar J. Hyde
Samanta, Tiago e Mandy são irmãos. Os pais deles decidem descansar um pouco em uma tranquila aldeia no fim de semana do Dia das Bruxas. Os adolescentes estão muito preocupados, pois ficar em uma aldeia chata vai estragar a brincadeira de travessuras ou gostosuras. Com certeza, o dia das bruxas será bem diferente do normal, mas longe de ser uma chatice!
Samanta descobre um velho livro de feitiçaria e rapidamente percebe que é capaz de controlar perigosos poderes. Logo, ela é levada para um mundo terrível e sinistro de magos e bruxos, e precisa escapar ou perderá a vida.
Literatura infantojuvenil - Histórias de terror

O Pequeno Vampiro em perigo - Angela Sommer-Bodenburg , ilustrações de Amelie Glienke
Anton era um menino como muitos outros, filho único de um casal de classe média. Rüdiger tinha 150 anos. Apesar da idade, era apenas um menino, pois tinha virado vampiro quando criança. Certo dia, quando Anton estava sozinho em casa, Rüdiger, o Pequeno Vampiro, apareceu na sua janela. O menino e o vampiro tornaram-se amigos inseparáveis.
Vampiros - Literatura infantojuvenil

Contos de arrepiar - Júlio Emílio Braz e Ney Megale
Contos de arrepiar reúne quatro contos, de mistério que o levarão do obscuro mundo dos vampiros a um mal-assombrado casarão do século passado. Com passagens de humor e emoção, surpreende o leitor com desfechos inesperados.O livro faz parte do projeto Minha Biblioteca (2018), da Prefeitura de São Paulo.
Literatura infantojuvenil - Contos - Literatura infantojuvenil - Histórias de terror

O fantasma de Canterville - Oscar Wilde, ilustrações de Lisbeth Zwerger
O Fantasma de Canterville, narra a divertida história de um velho fantasma inglês e seus inquilinos norte-americanos que, mergulhados na modernidade do Novo Mundo, desdenham da tradição bretã, que não dispensa histórias insólitas de casarões mal-assombrados e ironia para com a ex-metrópole. Em certo momento, diz o embaixador americano: “Eu sempre fui da opinião que a emigração é a única solução para a Inglaterra”. Por essas palavras, mora o riso de Oscar Wilde.
Literatura infantojuvenil - Histórias de assombração

O príncipe fantasma - Ganymédes José e Maria Teresa Guimarães Noronha, ilustrações de Ivan Zigg
Nem bem chegam à fazenda, Marissol e seus pais são brindados com essa história de casa mal-assombrada. Seria mais um "causo" que o povo conta, não fossem os estranhos acontecimentos que a família passaria a viver naquele fim de semana: ruídos suspeitos, visitas inesperadas, estranhas aparições, misteriosos desaparecimentos e... um nebuloso Príncipe! Mas Marissol é uma garota corajosa e decidida, e não vai descansar enquanto não desvendar o quebra-cabeça e descobrir a razão de tudo isso. Só que, até conseguir elucidar o mistério, muita coisa está por acontecer…
Literatura infantojuvenil - Histórias de assombração

A travessia - Camila Torrano
Estamos em 1847, quando a Grande Fome assola a Irlanda, levando parte da população ao exílio. O cético Dr. Doyle e Sarah embarcam em um navio cheio de mistérios macabros rumo às Américas. Durante a travessia, deparam-se com personagens aterrorizantes que mudarão seus destinos.
Histórias em quadrinhos de terror

fantasmas

Veja aqui outras Dicas de Leitura.
Confira também as Dicas de Leitura - Halloween e as Dicas de Leitura - Halloween (infantil) de outubro de 2019

____________________________________________________________________________________

Atenção: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e a disponibilidade. Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.