Novos livros para o acervo CSMB comprados 2021

Acervo de livros adquiridos em 2021 disponíveis para o público.

 Aquisição de acervo - O desenvolvimento do acervo leva em conta as necessidades culturais, informacionais, educativas e de lazer da comunidade para a qual as bibliotecas estão a serviço. A seleção, tanto por compra como por doação, procura manter os acervos das bibliotecas atualizados em relação aos avanços do conhecimento e à produção literária. Busca a renovação dos materiais consultados com alta frequência e desgastados pelo manuseio contínuo, reposição de materiais extraviados, sugestões dos usuários e novidades editoriais. O acervo oferece materiais das diversas áreas do conhecimento, do pensamento e da literatura local, nacional e estrangeira.

Veja aqui a listagem completa 2021 (planilha .xlsx) com 740 títulos e 30821exemplares com autores, títulos e quantidade de exemplares das obras compradas em 20210 e que estão sendo incorporadas ao acervo das bibliotecas para consulta e empréstimo. Compra do acervo para as  Bibliotecas Públicas Municipais de bairro de CSMB, Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, Biblioteca do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, biblioteca do Centro Cultural da Juventude e Ônibus da Cultura.

Todas as compras realizadas pela Prefeitura de São Paulo obedecem a Lei Federal nº 8.666/1993, que estabelece normas para licitações e contratos administrativos. Isto inclui as compras de livros, cujas editoras precisam atender às exigências.

A Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas compra o material, o  processa tecnicamente,  divide em lotes, e mensalmente os envia para as bibliotecas e demais espaços de leitura. Para que os livros sejam disponibilizados é necessário seguir o fluxo de processamento, que consiste em:

  • Recebimento das compras - abertura das caixas - conferência - carimbamento - retirada dos "espelhos" para envio ao processo técnico e distribuição dos livros nas estantes por bibliotecas, pontos de leitura, bosques da leitura e ônibus da cultura.
  • Processamento técnico - controle de autoridade - classificação - indexação - catalogação (consistência de dados).
  • Fechamento da emissão para cada unidade, conferência das listas de livros que serão enviados às bibliotecas, malotagem e envio.

O catálogo online exibe em quais bibliotecas a obra está disponível, consulte-o para saber onde estão disponíveis estes e outros livros. Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo. Para fazer sua inscrição e entender as normas das bibliotecas públicas acesse o Regulamento de empréstimos. Todos os serviços das bibliotecas são gratúitos.

 Consulta ao catálogo online

 Veja aqui a noticia da compra de  2020.

Nota: Processo de Aquisição - A referida contratação destina-se à expansão e manutenção do acervo das Bibliotecas, da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas. A contratação atende à diversos parâmetros a seguir: indicações provenientes dos leitores frequentadores das bibliotecas e demais equipamentos da CSMB baseados nos serviços de referência prestados em nossas unidades, lançamentos do mercado livreiro do ano corrente e complementação dos anos anteriores, diretrizes da SMC para aquisição de acervos específicos aos projetos desenvolvidos (como Primeira Infância, Diversidade cultural, Igualdade racial e de gênero, Novos Modernistas entre outros); aquisição de publicações premiadas (como o prêmio Jabuti de literatura, Booker, Pulitzer, Oceanos, entre outros); autores mais representativos nas diversas áreas; coleções de história local; obras indicadas para os exames de vestibular; assuntos relevantes e atuais; obras que refletem os interesses e sugestões da comunidade.

A Supervisão de Desenvolvimento de Coleções e Tratamento de Informações tem na Seção de Avaliação, Seleção e Aquisição de Acervos, profissionais de biblioteconomia, capacitados nesse setor técnico (assim como as outros setores de autoria, catalogação, classificação de dados), e também conta com os bibliotecários de toda a rede da coordenação, que são especializados em sua área de atuação, sendo assim toda sugestão de obra é direcionada e selecionada, avaliada e adquirida de acordo com nosso documento de diretrizes.

Cabe ressaltar que a quantidades de títulos para a aquisição também é definida de acordo com as demandas e equipamentos da secretaria, sendo alguns títulos específicos para as unidades que possuem acervos temáticos. Tal solicitação se faz necessária para atender a nossa missão principal de promoção da leitura e por haver comprovação de que o material é único e o fornecedor exclusivo, constatado na declaração de exclusividade do material e fornecimento.