Dicas de Leitura - Maria Clara Machado

Celebramos o centenário de nascimento da autora Maria Clara Machado, escritora, dramaturga e atriz brasileira, autora de famosas peças infantis e fundadora da escola de teatro O Tablado.

Maria-Clara Machado imagem CCcommons---WikipediaAs Dicas de Leitura do mês homenageia o centenário da escritora e dramaturga Maria Clara Machado, filha do escritor Aníbal Monteiro Machado e de Aracy Varela Jacob. Nascida em 3 de abril de 1921, em Belo Horizonte, viveu no Rio de Janeiro desde pequena até sua morte aos 80 anos, em 30 de abril de 2001. Sua casa sempre foi um ponto de encontro de intelectuais, amigos de seu pai, como Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Di Cavalcanti, Otto Lara Rezende, Rubem Braga, João Cabral de Melo Neto, Moacyr Scliar entre outros. Em 1951 Maria Clara fundou uma das maiores escolas de teatro do Brasil - O Tablado. Escreveu quase trinta peças infantis, vários livros para crianças e três peças para adultos. Em 1991 recebeu o Prêmio Machado de Assis, principal prêmio literário brasileiro oferecido pela Academia Brasileira de Letras (ABL) a escritores brasileiro pelo conjunto de sua obra.

 

Capas dos livros e fotografia de Maria Clara Machado

A aventura do teatro
A aventura do teatro é um pequeno manual para os que se interessam por esta arte, mas nunca a experimentaram. A autora aborda com simplicidade aspectos importantes para a escolha e montagem de uma peça. Ela discorre sobre todas as etapas de montagem de um espetáculo – desde a escolha do texto até o processo de produção. Na última parte, a autora publica ainda uma pequena peça para que os leitores possam aplicar os conceitos apresentados no livro.

Pluft, o fantasminha; O dragão verde
"Mamãe, gente existe?" Pluft, o fantasminha, fez essa pergunta pela primeira vez em 1955, no palco do O Tablado, e o teatro infantil brasileiro ganhou seu grande clássico. Durante o sequestro da menina Maribel, Pluft descobre como é uma passagem da vida de filhote de fantasma para o mundo dos fantasmas adultos. Um mundo assombrado por gente de todo o tipo. O dragão verde é um conto de fadas moderno, livremente inspirado no episódio bíblico de Davi e Golias e mostra que a coragem que vem do amor e a sabedoria que vem da experiência podem derrotar a força bruta.

O Rapto das Cebolinhas
O Coronel cultiva em seu sítio três preciosos pés de cebolinha vindas da Índia. Quem toma o chá destas cebolinhas tem garantia de vida longa e alegria. Quando uma cebolinha é roubada da horta o Coronel contrata o Detetive Camaleão Alface para descobrir o ladrão.

A viagem de Clarinha
Um texto que encanta e desperta a criatividade a partir de um simples barquinho de papel entrando em uma viagem fantástica mar adentro, com direito a tubarões, peixes, ondas e muito mais.

Clarinha na ilha
O livro conta a trajetória de uma menina que sobe em um barco de papel, entra pelo cano de sua banheira e encontra uma ilha com tartaruga, macaco, coruja e muitos animais.

Teatro I: A bruxinha que era boa; O rapto das cebolinhas; O Chapeuzinho Vermelho; Pluft, o fantasminha; O boi e o burro no caminho de Belém.

Teatro II: O cavalinho azul; A volta do camaleão Alface; O embarque de Noé; Camaleão na lua.

Teatro III: A menina e o vento; Maroquinhas Fru-Fru; Maria Minhoca; A Gata Borralheira.

Teatro IV: O diamante do Grão-Mogol; Tribobó City; Aprendiz de feiticeiro.

Teatro V: Os cigarras e os formigas; Quem matou o leão?; O patinho feio; Camaleão e as batatas mágicas.

Teatro VI: João e Maria; Um tango argentino; O dragão verde.

Obra sobre a autora:
Maria Clara Machado - Claudia de Arruda Campos (Artistas brasileiros. Teatro, 10)
Sumário: Sobre família e legados, Um teatro sem tradição, Teatro infantil brasileiro: teatro brasileiro, Histórias de um começo, Da magia ao desencanto, De olhos no chão, Infantil por força de expressão, Adendos e arremates, Bibliografia e Notas.

Informações e biografia de Maria Clara Machado na Wikipedia e no teatro O Tablado.

Maria Clara Machado -  O dragão verde - ilustração de Graça Lima

Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estes títulos estão disponíveis.  Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo. Atenção: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas.

Veja outras Dicas de Leitura.