Teatro, Circo e Cultura Popular nas bibliotecas

Tatianices, Villa, Me dá sua Mão, Áridos, Somos Cromossomos, Mimicalado Show e Congada de São Benedito de Cotia em março nas bibliotecas de bairro.

Adiamento programação Cultural Coronavirus

ATENÇÃO - A PARTIR DE 13 DE MARÇO OS EVENTOS FORAM CANCELADOS POR PRAZO INDETERMINADO PARA PREVENIR O RISCO DE TRANSMISSÃO DIRETA DO COVID-19

Tatianices

Tatianices
Com bom-humor e música tocada ao vivo, essa peça-festa comemora o centenário da escritora russa radicada no Brasil Tatiana Belinky (1919-2013) ao promover o encontro entre a Tatiana criança, recém-chegada ao Brasil, e a Tatiana adulta, prestes a publicar seu primeiro livro. Para que isso aconteça, entra em cena um ser chamado Atemporal, personagem criado pela autora em um de seus livros, que é capaz de ultrapassar as barreiras do tempo. Classificação Indicativa: a partir de 4 anos. Duração: 50 min.
Dia 3 de março às 10h e às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Villa
Na trama, três mulheres avaliam diferentes propostas sobre o que fazer com a Villa Grimaldi, um dos mais famosos centros de tortura e extermínio na ditadura do chileno Augusto Pinochet (1915-2006). Em torno de uma mesa, elas discutem dilemas atuais de organizações de direitos humanos e o presente dos espaços ligados à violência do Estado. Como explicar o horror do passado sem cair em uma produção de parque temático ou na fria reprodução de um museu de arte contemporânea? O texto fala sobre os espaços de memória, aquilo que escolhemos como recordação e o que aprendemos como memória coletiva de um povo; sobre como são feitas as edições que geram a História; e por quem a nossa trajetória coletiva vem sendo construída, lembrada e contada.Classificação Indicativa: a partir de 14 anos. Duração: 60 min.
Dia 7 de março às 12h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Me dá sua Mão

Me dá sua Mão
O espetáculo ME DÁ SUA MÃO nos traz um texto inédito, onde doze personagens completamente diversos em termos de pensamento e estilo de vida, se encontram num dia de fortes chuvas em uma cidade grande. Durante uma tarde caótica, todos são levados ao interior de um museu, onde suas histórias e ligações serão desenvolvidas. O texto aborda discussões sobre como tornar o convívio em sociedade mais saudável. Um coro de manifestantes permeia a trama e acompanha os passos desta tragédia musical que, apesar de apresentar texto denso, também brinda o público com leves toques cômicos na estrutura dramatúrgica. Classificação indicativa: 12 anos

Áridos
O espetáculo é sobre os deslocamentos das pessoas no mundo. Quando se é obrigado a sair do ambiente para outro forçadamente. Classificação Indicativa: livre. Duração: 30 min.

Somos Cromossomos

Somos Cromossomos
Cia Cromossomos
Seis palhaços desorientados se encontram depois de uma longa viagem pelo mundo para apresentar um espetáculo de variedades. A peça reúne números cômicos, música, percussão corporal, dança e marionetes e até uma família de karatecas, com simplicidade e precisão. Classificação indicativa: a partir de 2 anos. Duração: 50 min.
 

Mimicalado Show

Mimicalado Show
Cia Mimicalado
Mimi é um palhaço que se rebelou contra seu padrasto, proprietário do Circo Du Bufét, e que por isso foi abandonado em uma das cidades por onde o circo passou. Sozinho, ele decide que o show tem que continuar e se anima ao perceber que será o astro principal e seu próprio patrão. Usando de toda a experiência que ganhou na companhia do circo, Mimi cria seu próprio espetáculo: um inusitado e divertido show com malabares, mímica, equilíbrio, manipulação de chapéu e outras atrações. Classificação indicativa: a partir de 5 anos. Duração: 60 min.
 

Congada de São Benedito de Cotia

Congada de São Benedito de Cotia
O projeto Cultura Popular nas Bibliotecas, tem como proposta central a valorização das tradições orais como forma de se entender a bibliodiversidade.
O projeto consiste em trazer um mestre de uma manifestação popular brasileira para conversar sobre seus processos de aprendizagem e vivência dentro da sua tradição e também na apresentação do grupo para que assim todos os presentes possam ter contato com as riquezas que essas manifestações envolvem.
No mês de março, o grupo convidado é a Congada de São Benedito de Cotia fundada em 1951 no bairro da Graça por Mestre Benedito Pereira de Castro, Mestre Dito. O grupo, hoje regido por Elisete Castro, filha de Mestre Dito, abordará temas como machismo e resistência das mulheres , contará sobre a história da congada e fará uma apresentação com o grupo. Classificação indicativa: a partir de 10 anos. Duração: 60 min.
Dia 7 de março às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 8 de março às 14h - Biblioteca José Paulo Paes