Música nas bibliotecas

Aidée Cristina, Dinastia Negra, Ecoart – Movimento de Corais da Zona Norte de São Paulo, Encontro de Corais da Terceira Idade, Felipe Soares Trio, Khris Sanches, Nando Luz - Acenando com Bandeira, Parque Sonoro, Pocket Show do Artista Khris Sanches, Quinteto Metal Arte, e curso de Regência Orquestral em maio nas bibliotecas.

Aidée Cristina
Nascida em São Paulo e vinda de família Pernambucana, Aidée Cristina, sempre esteve junto aos ritmos brasileiros como percussionista, compositora e integrante da banda Samba de Rainha. Em 2016 reuniu todas as suas influências musicais também abrangendo o baião, o carimbó, o maracatu, o xaxado, para dar corpo ao projeto intitulado Aidée Cristina e a Base Regional, desta vez, apresentando-se como intérprete e cantora. No repertório deste projeto, leva o público a passear sobre o cancioneiro nacional visitando canções de ponta a ponta do país, ora cantando baiões de Luiz Gonzaga, forrós de Dominguinhos, ora trazendo canções do recôncavo baiano, de Jackson do Pandeiro, contemporâneos como Marisa Monte, Roberta Sá, Zeca Baleiro, Elba Ramalho, Carlinhos Brown e duas pinceladas de músicas autorais cheias de balanço, sempre com arranjos focados no ritmo esfuziante do Brasileiro Regional. Classificação indicativa: Livre. Música Regional. Duração: 60 minutos
Dia 21 de maio às 10h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 25 de maio às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 28 de maio às 10h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 29 de maio às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

dinastia_negra

Dinastia Negra
O Coletivo Dinastia Negra é um grupo de artistas que misturam o rap e a MPB com a poesia, trazendo um mix de linguagens que dialogam com todos os públicos. Composto pelos moradores das periferias da cidade de São Paulo e Guarulhos o DJ Akilah Jelani, o Mc Timm Arif, a cantora Nayara Lelis e o poeta André Carlos, trazem toda sua vivência em saraus, slams e apresentações para os palcos e a interação com o público presente é inevitável. Em suas apresentações o set list musical tem influências da cultura negra como hip-hop, samba e jazz. Incluindo trabalhos autorais dos artistas e também covers de grandes músicos brasileiros, o coletivo busca o resgate com a ancestralidade do povo negro e a valorização da cultura negra. Classificação indicativa: Livre. Hip Hop. Duração: 60 minutos
Dia 4 de maio às 14h - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 14 de maio às 14h30 - Biblioteca Belmonte

Ecoart – Movimento de Corais da Zona Norte de São Paulo
Em sua segunda edição a Biblioteca receberá os seguintes grupos: Vocal ECOART e Vocal Harmonia, ambos com regência de Lydia Godau, Sintonia Plena e o duo pianístico “LYDIRUN”, apresentando músicas folclóricas, populares brasileiras e internacionais. Abertura e fechamento das apresentações com “Oh Abre Alas”, da Chiquinha Gonzaga.Classificação: Livre.
Dia 11 de maio às 11h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Encontro de Corais da Terceira Idade
Em sua terceira edição a Biblioteca receberá grupos vocais com integrantes da terceira idade. Classificação: Livre.
Dia 31 de maio às 17h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Felipe Soares Trio
O acordeonista Felipe Soares tem experiência com o choro e a música brasileira em grupos de diferentes formações. Nesta proposta reveza forró e quadrilhas com solos e acompanhamentos, contrapontos e improvisos, explorando as possibilidades musicais e arranjos próprios. No repertório músicas autorais, clássicos do baião e instrumentais de mestres do choro como Pixinguinha e Ernesto Nazareth. Classificação indicativa: Livre. Trio Sanfona, zabumba e triângulo. Duração: 60 min
Dia 18 de maio às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra

khris sanches

Khris Sanches
Com muitas referências do novo movimento "Roots Music”, o cantor e compositor Khris Sanches toca seu repertório e apresenta músicas de seu novo trabalho, o EP "Amar sem Planejar", que reúne músicas autorais as quais embalam a trilha sonora da vida e seus momentos, com letras românticas e positivas e uma sonoridade com mescla de pop-rock, soul e folk. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 45 min.
Dia 10 de maio às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 17 de maio às 14h30 – Biblioteca Cassiano Ricardo

Nando Luz - Acenando com Bandeira
Poético musical - Poemas de Manuel Bandeira musicados pelo cantor e compositor Nando Luz. No show Acenando com Bandeira, o cantor e compositor baiano Nando Luz, une sua música a poesia do poeta pernambucano Manuel Bandeira. A proposta do trabalho de pesquisa e criação musical do compositor é incentivar e estimular o público em geral a se envolverem com o universo poético de Bandeira através da música. O espetáculo é apresentado de forma dinâmica e favorece a compreensão da poesia de Manuel Bandeira, através do processo de interatividade música/poesia. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min
Dia 4 de maio às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 10 de maio às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 11 de maio às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 25 de maio às 14h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 28 de maio às 14h30 - Biblioteca Belmonte
Dia 29 de maio às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 30 de maio às 10h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

parque_sonoro

Parque Sonoro
Uma mesa em movimento, montada com objetos do dia a dia faz a abertura desta intervenção apresentada pela Cia Porto de Luanda. Mesa Sonora e Parque Sonoro é uma apresentação musical com intervenção que a Cia Porto de Luanda executa a partir de arranjos musicais improvisados, livre de gênero e estilo, deixando o público à vontade para brincar com os instrumentos que estarão montados em um espaço denominado parque sonoro. Os percussionistas vestidos com figurino de operário fortalece a ideia de construção para mostrar que a música se faz presente a partir da construção de sons, convidando a ultrapassar os limites e se apropriar de percepções que auxiliará a perceber o ritmo existente ao nosso redor. Classificação indicativa: Livre. Intervenção Musical. Duração: 40 min
Dia 5 de maio às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 9 de maio às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 10 de maio às 10h - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 21 de maio às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 25 de maio às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

Pocket Show do Artista Khris Sanches
Nascido em São Paulo, Khris Sanches, autodidata, aprendeu a tocar violão aos 12 anos e montou várias bandas em sua adolescência, sempre influenciado pelo Rock Nacional dos Anos 80/90 e por nomes como Cazuza, Legião Urbana, Duran Duran, Radiohead, Inxs e depois pelo Movimento Grunge.
Com muitas referências do novo movimento "Roots Music", seu caminho tem como característica marcante uma música de bem-ser, com frequências etéreas, baseadas em mandalas e movimentos harmoniosos com a vida, natureza e a elevação. Duração: 60 min.
Dia 3 de maio às 9h30 – Biblioteca Affonso Taunay

quinteto_metal-arte

Quinteto Metal Arte
O Quinteto Metal Arte, vem em sua proposta mostrar que a certas composições extravasam a questão temporal e cabem e são bem aceitas em qualquer época. Apresentamos neste concerto quatro compositores que apesar de sua vida ter se dado em momentos diferentes, não deixam de ter relação entre si. O mesmo acontece com o jovem compositor brasileiro Wellington das Mercês que retrata um cenário da cultura Brasileira. A intenção é deixar claro que na música não há barreiras quando se trata de boas obras e consequentemente excelentes interpretações. Classificação indicativa: Livre. Música de Câmara Erudita e Popular. Duração: 60 min
Dia 7 de maio às 14h - Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 15 de maio às 14h30 - Biblioteca Roberto Santos
Dia 25 de maio às 14h30 - Biblioteca Pedro Nava
Dia 28 de maio às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Regência Orquestral
Com Maestro Daniel Misiuk e Angelino Ozzini
Três importantes oportunidades para músicos que tenham interesse em dar os primeiros passos no mundo da regência orquestral e na prática de orquestra.

  • Introdução à regência orquestral: Curso teórico e prático aberto a regentes iniciantes e interessados em conhecer os princípios da regência orquestral.
  • A Arte da Regência: Para quem já tem alguma experiência como regente e gostaria de aprimorar sua técnica e formação artística.
  • Prática de Orquestral: Abrindo espaço para pessoas que têm uma formação instrumental e buscam um local para prática de conjunto, formaremos uma orquestra que servirá de base para a formação de repertório camerístico e sinfônico para os integrantes da orquestra, bem como para a prática dos regentes. Classificação: Indicado para músicos.

Inscrições: http://regenciaorquestral.blogspot.com.br/ ou diretamente com os maestros.
Dias 4, 11, 18 e 25 de Maio às 10h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

v_cultural_DJ_Ms

Virada Cultural - DJ Ms. Phytia
Música
A DJ Ms. Pythia apresentará seus set's e mixagens mostrando ritmos enquanto ocorre uma intervenção de graffiti na Biblioteca.
Dia 19 de maio às 11h – Biblioteca Brito Broca