Contação de Histórias nas Bibliotecas

Histórias de Verdade, O pintinho que nasceu quadrado, Companhia pé do ouvido - Com a palavra, os animais!, Cordel que vai, sorriso que vem!, Histórias que nos leem - Fabio Lisboa em janeiro nas bibliotecas de bairro.

Histórias de Verdade

Histórias de Verdade
Histórias de Verdade é uma narração de histórias voltada para o público adolescente/adulto e fala sobre amor e de como precisamos aprender a criar empatia pelo outro. Para isso, Luana de Lucca vem acompanhada de um músico que faz a trilha sonora ao vivo com instrumentos de efeito e harmonia. Na mala, diversos livros sobre o assunto, mas usaremos como inspiração dois deles: “O Diário de Anne Frank”, que conta a história de Anne, uma adolescente Judia que escreveu seu diário enquanto vivia escondida, por ter seu povo perseguido durante a segunda guerra Mundial. E “A Mala de Hana”, mais uma história real, um retrato singelo, que mostra como era cruel a vida das crianças submetidas ao Holocausto.
Usando como pano de fundo a história de Anne e Hanna e o contexto da Alemanha Nazista, falaremos sobre empatia, sobre crescer e as dificuldades de se tornar adulto. A proposta deste trabalho é sensibilizar a todos. Mostrar pelos olhos dessas crianças que passaram por esse momento de falta de razão humana, as atrocidades do holocausto nos trazem uma tristeza profunda, mas falar sobre a brutalidade do passado, nos traz também a esperança do futuro para que horrores semelhantes ao que atingiu Anne e Hana e outros tantos inocentes, nunca voltem a acontecer. Classificação indicativa: 12 anos . Duração: 40 min.
Dia 8 de janeiro às 10h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 9 de janeiro às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 12 de janeiro às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 15 de janeiro às 10h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 16 de janeiro às 10h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 17 de janeiro às 14h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 22 de janeiro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 23 de janeiro às 14h - Biblioteca Brito Broca
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 29 de janeiro às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

O pintinho que nasceu quadrado
Criado em 2009 por Paula Lisboa (atriz/contadora de histórias) e Marina Siqueira (musicista/psicóloga psicodramatista), com cerca de 600 apresentações realizadas, o CANTA E CONTA propõe contação de história interativa e musicada com canções do folclore brasileiro e da cultura infantil. Além da dupla criadora do projeto, o grupo conta com a parceria dos musicistas Flora Poppovic, Monica Elizeche e Ricardo Cassis. Em O Pintinho que Nasceu Quadrado a dupla conta a original fábula de Regina Chamlian que fala das diferenças e do lugar no mundo a que cada ser tem direito, através da história de uma galinha que bota um ovo quadrado. Afinal, não é fácil aceitar o diferente! Livre adaptação baseada no livro de Regina Chamlian e Helena Alexandrino. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 9 de janeiro às 11h - Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 12 de janeiro às 11h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 12 de janeiro às 14h - Biblioteca Vinicius de Moraes
Dia 23 de janeiro às 10h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Dia 23 de janeiro às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 26 de janeiro às 11h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 30 de janeiro às 11h - Biblioteca Milton Santos
Dia 30 de janeiro às 14h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos


Com a palavra, os animais!Companhia pé do ouvido - Com a palavra, os animais!
Com vocês, os animais: valentes, medrosos, espertos ou divertidos! Contos populares protagonizados por bichos.
O evento reúne quatro contos populares protagonizados por bichos de diferentes cantos do mundo. Ao final, o público é convidado a participar de uma brincadeira relacionada às histórias. Na história australiana “Tidalic, o sapo ganancioso”, um sapo gigantesco engole toda a água do planeta e adormece, deixando os outros seres à beira da morte. Após algumas tentativas frustradas de acordar o sapo, um dos bichos tem a ideia salvadora: fazer o sapo rir, para a água jorrar de sua boca. Na história sul-africana “Os presentes do Rei Leão”, o rei da floresta convida os animais para uma festa em que distribui diversos presentes: chifres, orelhas, trajes, etc. Os presentes causam alvoroço e o leão tem que admin. istrar os desejos dos súditos. No conto brasileiro “Magia na Floresta Amazônica”, a onça testemunha um feito extraordinário: a serpente, entoando uma canção mágica, faz os próprios olhos dançarem sobre a água. Ao final, a dupla de contadoras de história apresenta o conto africano “A águia e a galinha”, em que um filhote de águia criado como galinha é desafiado a voltar a voar. Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min.
Dia 9 de janeiro às 14h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 13 de janeiro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 15 de janeiro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 16 de janeiro às 14h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 18 de janeiro às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 19 de janeiro às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 22 de janeiro às 14h - Biblioteca Rubens Borba
Dia 23 de janeiro às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 30 de janeiro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 31 de janeiro às 14h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Cordel que vai, sorriso que vem!

Cordel que vai, sorriso que vem! 
Música Infantil com Contação de Histórias
Cordel que vai, Sorriso que vem é uma contação de quatro histórias infantis inspiradas nos cordéis de Cleusa Santo que serão intercaladas por músicas autorais, música, magia, instrumentos falantes e muita alegria. O grande desfecho fica por conta da dança da Saracura que agita o corpo todo até que se soltem muitos sorrisos entre todos. Histórias: “Joselito e sua cabra”, "O Velho Mágico e o gato na cartola”, "Cabaça Falante" e “A Sereinha do mar”. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 min.
Dia 9 de janeiro às 15h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 15 de janeiro às 10h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 19 de janeiro às 11h - Biblioteca Jovina Rocha
Dia 20 de janeiro às 10h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 23 de janeiro às 14h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 26 de janeiro às 11h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 26 de janeiro às 15h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 27 de janeiro às 11h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 29 de janeiro às 14h - Biblioteca Rubens Borba
Dia 31 de janeiro às 14h - Biblioteca Afonso Schimidt