Literatura e Saraus

Em novembro nas bibliotecas de bairro: Feira Rouxinol de Literatura, Leitura interpretativa de contos e histórias, Mini festival de literatura fantástica Coordenadas e Horrores, Oficina de poesia, Poesias pelo ar, Projeto Horta Comunitária, Projeto Lê no Ninho, Roda de debates: Reflexões sobre a violência contra a mulher nas artes, Sarau a Arte Liberta, Sarau Café com Poesia e Verdades de uma Escritora

Feira Rouxinol de Literatura - 2° Edição
Chegamos à segunda edição da Feira Rouxinol de Literatura! A primeira foi um sucesso e tudo o que é bom a gente repete né? Então vamos para uma tarde maravilhosa com muitos sorteios, bate-papos com autores e interação! Chame os amigos e confirme sua presença. Livre.
Dia 17 de novembro das 13h às 18h - Biblioteca Viriato Corrêa

Leitura interpretativa de contos e histórias
Mediadores: Carolina Casagrande, Jefferson Jerome, Letícia Luz e Renan Wangler.
O exercício de ler histórias pode transformar a relação de quem recebe e de quem emite as possibilidades de vivências, um momento muito especial, que envolve a escuta, a imaginação, o lúdico e a cumplicidade entre pessoas. É um ato de respeito e de resgate às tradições da oralidade na perpetuação de conhecimentos milenares como os dos povos africanos e indígenas. Em novembro focamos a cultura pan-africana, reforçando a consciência da cultura do povo negro, tão viva e ao mesmo tempo esquecida dentro da cultura corrente na vida do povo brasileiro e de outros países da América Latina. 60 min.

Mini festival de literatura fantástica: Coordenadas e Horrores
Lançamento das duas novas edições da revista Fantástika 451, coordenadas para hoje e amanhã e o especial Horror.
• Mesa de discussão para cada edição lançada: a partir das 13 horas: Feminismo no passado e no futuro: Hertland: terra das mulheres, com as convidadas: Luísa Bérgami e Flávia Yacubian;
• A partir das 15 horas: Medos contemporâneos: o horror na literatura hoje, com as convidadas Michele Henriques Letícia Badan e Giulia Moon. Livre. 240 min.
Mais informações no Facebook: https://www.facebook.com/events/179454426314646/
Dia 10 de novembro às 13 horas - Biblioteca Alceu Amoroso de Lima

Oficina de poesia
Essa oficina busca colocar as crianças em contato com a poesia e trabalhar a criatividade delas num processo de releitura dos livros de poesia para o público infantil, “Meu crespo é de rainha”, de bell hooks, e “As férias fantásticas de Lili”, de Lívia Natália. Dos 7 a 12 anos, 120 min
Dia 28 de novembro às 12h - Biblioteca Menotti Del Picchia

Poesias pelo ar
Trechos de poesias em homenagem ao aniversário de Amadeu Amaral, a ser distribuída na semana do patrono. Livre.
Dia 5 à 9 de novembro - Biblioteca Amadeu Amaral

Projeto Horta Comunitária
Construção de uma horta comunitária junto a comunidade, passando informações importantes para o cultivo, utilizando para isso contos e histórias que tratam o cultivo da terra. Envolvidos: Hercules Silva e Amanda Gavazzi.
Dia 17 de novembro às 10h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade

Projeto Lê no Ninho
Com Renata Rossi
O Lê no Ninho é um programa que tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura entre crianças de seis meses a quatro anos.
Dia 24 de novembro às 11h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Roda de debates - Reflexões sobre a violência contra a mulher nas artes
Com Elidayana Alexandrino, Renata Cordeiro dos Santos e Vanessa Oliveira dos Santos Nunes.
Imagens de violência contra a mulher, de maneira geral, e contra a mulher negra, de maneira particular, são muito comuns na “narrativa oficial” da História da Arte e da cultura visual. Nossa proposta é levar essa discussão para dentro da Biblioteca Paulo Duarte com o intuito de trazer para o público um olhar cuidadoso a respeito dos significados simbólicos da arte e de imagens em geral. Além disso, convidamos os participantes para uma análise das obras de arte apresentadas, como exercício reflexivo para pensar as relações dessas imagens com o tempo presente. Público: acima de 16 anos. Duração: 60 min. Serão quatro encontros.
Dia 26 de novembro às 16h - Biblioteca Paulo Duarte

Sarau a Arte Liberta!
Com o artista e poeta Diego Rbor.
A ideia é proporcionar um momento de degustação cultural, com poemas, músicas, danças, causos, histórias e muita reflexão.
Todas as sextas-feiras das 16h30 às 18h30 - Biblioteca Érico Veríssimo

Sarau Café com Poesia
Mostra com diversas expressões de arte e conteúdos organizados em ciclos e apresentações.
Dia 24 de novembro às 12h (sempre no último sábado do mês) – Biblioteca Hans Christian Andersen

Verdades de uma Escritora
Coletivo Literatura Clandestina
Formado por onze mulheres, que se reuniram em 2015, ‘Verdades de uma escritora’ é composto “por aforismos, máximas, estrofes e quase mini-contos. É produzido por um coletivo clandestino, o que sugere um pacto de subversão compartilhada. Mas por que clandestino? As onze autoras começaram a se encontrar depois das aulas, e sem a formalidade de uma instituição, parecem sentir-se quase como se fizessem travessuras juvenis. Clandestino porque é constituído de mulheres que, na maturidade de outras profissões, decidiram se lançar furiosamente na luta com as palavras. Clandestino porque é constituído de mulheres.” diz Josélia Aguiar sobre a obra em seu prefácio. Livre. 90 min.
Dia 29 de novembro ás 19h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima