Oficinas e encontros

Em outubro nas bibliotecas de bairro: Leitura em voz alta e exercício aeróbico com música para idosos, Encontro - Roda de Capoeira, com o Mestre Julião, Dia de Brincar, Dia das crianças: Biblioteca Monteiro Lobato e SESC, Oficina de Meditação, Ciclo de Palestras Educação em Valores Humanos para Autogestão: Valor Amor, Relaxamento e Memória com a Terapeuta Mirian Nucci, Palestra - Introdução à Astronomia, Biblioteca na Praça,Intervenção urbana - Horta Orgânica Urbana e Fios Solidários SP.

Leitura em voz alta e exercício aeróbico com música para idosos
Classificação indicativa: Público Adulto
Duração: 60 min.
A proposta da atividade é exercitar através de músicas com repetições, além de ser um exercício físico excelente é também uma terapia. Não importa a idade, a habilidade, se movimentar embalado pelo ritmo da música é capaz de transformar um dia ruim em um dia bom.
Dia 4 de Outubro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay

Roda de Capoeira, com o Mestre Julião

Encontro - Roda de Capoeira, com o Mestre Julião
Classificação indicativa: Livre
Duração: 120 min.
O Mestre Julião juntamente com os alunos da Oficina de Capoeira, farão uma grande roda para divulgar a oficina para celebrar estes primeiros meses de aulas em nossa Biblioteca, com um pequeno resumo das aulas e dos exercícios feitos pelos alunos.
Dia 6 de outubro às 10h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Dia do Brincar
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min.
Venham comemorar o dia das crianças brincando!
Tintas, recortes, massinha, bolinhas de sabão, vamos dar asas à imaginação. Brincar é sinônimo de ser criança.
Dia 11 de outubro às 10 – Biblioteca Castro Alves

Dia das crianças: Biblioteca Monteiro Lobato e SESC
Classificação Indicativa: Livre
No dia 12 de Outubro, dia das crianças, a Biblioteca Municipal Infantojuvenil Monteiro Lobato e o SESC SP preparam uma atividade especial para celebrar o dia dos pequenos. A programação do dia contará com feira de livros, ecobike, banho de leitura, mesas e RPG e Dixit, exposição “O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato”, teatro lambe-lambe, brinquedos extras na praça, cantos de brincadeiras sensoriais dentro da biblioteca e apresentações de cortejo, passeio literário, permacoteca, show de marchinhas e em parceria com o instituto Alana teremos durante o dia uma feira de troca de brinquedos com o intuito de incentivar o consumo consciente entre pais e crianças.
Dia 12 de outubro das 12h às 17h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Oficina de Meditação
Com Aparanji
Classificação indicativa: Livre
Duração: 120 min.
Meditar nos permite viver a vida com plenitude e de forma consciente. Nos quatro encontros serão apresentados técnicas e exercícios para integrar a meditação em nosso dia a dia. Inscrições por telefone ou na recepção.
Dias 11 e 25 de outubro às 9h30 - Biblioteca Menotti Del Picchia

Ciclo de Palestras Educação em Valores Humanos para Autogestão: Valor Amor
Classificação indicativa: Livre
Início do ciclo de palestras com ênfase para os valores: Amor, Paz, Respeito e Cooperação, com o intuito de explorar os valores humanos. Temas abordados: desenvolver e incentivar a escuta ativa, promover a partilha de valores para um mundo melhor em ambientes formais e não formais de educação. Com Anna Maria de Oliveira e Antonio Carlos Antunes, da Academia Confluência.
Dia 17 de outubro às 19h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Relaxamento e Memória com a Terapeuta Mirian Nucci
Classificação: Público Adulto
Duração: 60 min.
Desestressar e meditar são formas reconhecidas de preservar as lembranças. Segundo estudos amplamente divulgados, a prática diária da meditação ativa as partes do córtex cerebral responsáveis pela tomada de decisão, atenção e memória.
Dia 18 de Outubro às 14h30 - Biblioteca Affonso Taunay

Palestra - Introdução à Astronomia
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min.
Esta palestra com palestrante e estudante de Astronomia Marcos Augusto tem o intuito de um estudo descontraído abrangendo os nossos limitados horizontes e percebendo além do que de fato se vê, ajudar a descobrir a beleza e grandeza do universo e do nosso lugar nele e garantir uma familiaridade com esta área tão importante das ciências naturais.
Dia 20 de outubro às 11h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Biblioteca na Praça
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, a Biblioteca Raimundo de Menezes convida vocês a participarem do projeto “Biblioteca na praça” Será um dia especial com doações de livros diversos a fim de incentivar e estimular o hábito da leitura. Haverá intervenção poética e musical.
Dia 26 de outubro a partir das 10h na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró). - Biblioteca Raimundo de Menezes

Intervenção urbana - Horta Orgânica Urbana
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 60 min.
Com os Jovens Monitores da Biblioteca
O projeto tem como intuito conscientizar e motivar a comunidade sobre as questões de segurança alimentar, incentivar as famílias a trabalhar com a horta e a melhorar a qualidade da alimentação visando promover saúde e bem-estar social e que os participantes levem o aprendizado para os seus lares.
Dia 27 de outubro às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Fios Solidários SP
Com Drika Luz
Solidariedade, promessa, incentivo e retribuição são alguns dos motivos apontados por homens e mulheres que, recentemente, doam um pouco do seu tempo, habilidade em crochê e linhas para voluntariamente criarem perucas para crianças pacientes em tratamentos de saúde que causam a queda de cabelo.
* traga sua agulha e linha e venha nos ajudar!
Dia 27 de outubro das 9h às 12h - Biblioteca Hans Christian Andersen