Destaques de 7 a 13 de setembro

Teatro, dança, música, circo, contação de histórias, literatura e cinema nas bibliotecas públicas de bairro.

TEATRO
O Velho dos Sonhos
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min. 
O vento vem de algum lugar e traz histórias de contar... Ninguém, no mundo, conhece tantas histórias como o Velho dos Sonhos. À noite, ele abre a porta de mansinho e joga doce de leite nos olhos das crianças, para que não possam mantê-los abertos, nem vê-lo. Ele vai por trás delas e sopra em seus pescoços de tal forma, que as cabecinhas vão ficando pesadas e quando as crianças já estão em suas caminhas, conta-lhes suas histórias. Durante uma semana inteira, ele foi, todas as noites, ver um menino e lhe contou uma história por noite. São sete histórias, pois, como todos sabem, a semana tem sete dias. O Patinho Feio, A Vendedora de Fósforos, A Pequena Sereia, O Soldadinho de Chumbo são alguns dos contos que o vento conta, e sem avisar soprará ao público as mais divertidas maravilhosas aventuras que formam a história do maior contador de histórias – Hans Christian Andersen. 
Dia 13 de setembro às 10h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
 
DANÇA
Nômades Viajantes
Nômades Viajantes
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 min.
O Grupo de dança “Identidade em Movimento” apresenta o seu mais novo espetáculo. Explorando a ideia dos sentimentos que perpassam as fases da vida do nascimento até a morte, mesclados com o conceito de nomadismo da busca por territórios, o grupo mistura-se ao público em suas apresentações.
Dia 8 de setembro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 9 de setembro às 11h - Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 12 de setembro às 15h - Biblioteca Chácara do Castelo
Dia 13 de setembro às 14h - Biblioteca Pedro Nava
 

MÚSICA
Junior Violla Experience
 
Junior da Violla Experience
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
Atuando na pesquisa do repertório do blues, seus compositores, intérpretes, histórias e lendas, o grupo apresenta um trabalho realizado com a viola, unindo dois elementos que historicamente  não têm elo, mas possuem grandes similaridades: a música caipira nascida nas fazendas em torno do vale do Rio Tietê com o blues, música criada nas fazendas de algodão do vale do Rio Mississipi, nos EUA.
Dia 8 de setembro às 11h - Biblioteca Brito Broca
 
Prog Jazz do Absurdo Quarteto
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
Criado com a intenção de explorar e experimentar a improvisação livre, o grupo usa todas as influências de seus integrantes, que vão de Britney Spears e Snoop Dogg a Tânia Maria e Memes da internet, para criar atmosferas e grooves que se desenvolvem de maneira totalmente singular e exclusiva em cada show. Conta com a formação de um trompa, instrumento sinfônico incomum nas bandas de jazz moderno. A meta de cada apresentação é o caminho musical do absurdo, a iconoclastia e a incorporação de entidades místicas.
Dia 13 de setembro às 10h - Biblioteca Aureliano Leite
 
Choronas
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
Grupo formado por quatro musicistas que toca vários gêneros brasileiros como choro, baião, maxixe e samba. Desde 1994 tem se apresentado em diversos espaços culturais de São Paulo, outras cidades do Brasil e exterior. Formado por Gabriela Machado (flauta transversal); Ana Cláudia César (cavaquinho); Paola Picherzky (violão de sete cordas) e Roseli Câmara (percussão).
Dia 12 de setembro às 14h30 - Biblioteca Adelpha Figueiredo
 
Trio Choro Moderno
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
Trio com uma formação pouco convencional que alia a bateria à sonoridade do cavaco/violão tenor e violão de sete cordas e diferencia-se das formações instrumentais usuais.  A sonoridade do grupo possui a linguagem do choro contemporâneo e traz liberdade na construção dos arranjos e influência dos improvisos comuns no Jazz. Com experiência que inclui turnês internacionais, o grupo se apresenta no circuito cultural paulistano como SESCs, casas de shows e eventos.
Dia 11 de setembro às 10h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 13 de setembro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
 
 
CIRCO

Gibiló e Seu Trombone
Classificação indicativa: Livre | Duração: 45 min.
No espetáculo o palhaço Gibiló brinca com as crianças utilizando seu instrumento para ensinar de maneira divertida as notas musicais e contar a história de como entrou no circo fazendo acrobacias, pirâmides e números de monociclo, malabares e interagindo com as crianças de maneira divertida e dinâmica. Vem brincar de circo!! Vivenciar a arte circense no mini picadeiro brasileiro, brincadeiras, diversão não irá faltar.
Dia 9 de setembro às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 11 de setembro às 14h30 - Biblioteca Belmonte
Dia 12 de setembro às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre

Desconforto
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
“Desconforto” é um espetáculo onde Conforto, um palhaço muito atrapalhado que acredita ser um grande ilusionista, tenta convencer a todos de que realmente consegue realizar um grande show. Mostrando que foi ele quem fez tudo, tenta realizar sua grande apresentação. Seus truques às vezes dão certo, às vezes nem tanto, criando expectativas e causando gargalhadas por conta de seu fracasso. Em muitos momentos Conforto chama os espectadores para participarem de suas mágicas.
Dia 9 de setembro às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Oisensa Show
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
Esqueça a cartola, o fraque e roupas monocromáticas. Oisensa passa longe de ser um mágico tradicional, aliás, ele nem se considera mágico. Trajando um terno laranja e com um sotaque estranho, Oisensa adora contar histórias e durante elas, ilusões acontecem. Para envolver o público, nada como um show cheio de maluquices e diversão. Isso para Oisensa é a verdadeira mágica. Um show de mágicas bem incomum que agrada crianças de 5 a 103 anos.
Dia 8 de setembro às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 9 de setembro às 10h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 11 de setembro às 10h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 12 de setembro às 14h30 - Biblioteca Brito Broca

Óques Póques Boróques  - Cia Anjos Voadores
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 min.
A comédia conta a história de Bela, uma bailarina sensível e sonhadora, que amava o circo mesmo sem conhecê-lo de verdade. Seu único amigo era um boneco chamado Fusca-Fusca, com quem compartilhava momentos de alegrias e tristezas. Porém seu amigo, em sua limitação de boneco, não podia participar de todas as brincadeiras. Bela faz um pedido e deseja que seu amigo de pano se transforme em um palhaço de verdade. Então a magia do circo toma conta da história. O boneco cria vida e leva a bailarina para um mundo mágico e divertido.
Dia 11 de setembro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
 
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Tininha Calazans

Tininha Calazans - Aventuras de Pequeninos
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 min.
Aventuras de Pequeninos - Coragem, amizade, amor, inocência e outras virtudes de crianças que realizam proezas e conquistas superando desafios ou conquistando bens para a humanidade.
Dia 7 de setembro às 15h - Biblioteca Castro Alves
Dia 8 de setembro às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 12 de setembro às 10h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 13 de setembro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
 
Senhoras
Classificação Indicativa: 14 anos | Duração: 40 min.
É possível parar, guardar, retardar o tempo? O que é o tempo? Essas questões são colocadas em cena, a partir da perspectiva feminina de duas personagens de Machado de Assis, tiradas de dois contos seus. D. Camila e D. Paula, suas relações com o tempo, com a maternidade e com a memória são retratadas com leveza, ironia e um pouco de melancolia, neste espetáculo que se
Dia 8 de setembro às 11h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 12 de setembro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo
 
Contos das Águas
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 min.
Lune Cia. de Teatro apresenta “Contos das Águas”, projeto composto por quatro apresentações de histórias sobre o universo das águas: rio, mar, lago e cachoeira. São contos inspirados em mitos africanos, contos europeus e indígenas, e que refletem a importância das águas e da cultura brasileira. As histórias foram escritas e dirigidas por Cristiano Gouveia, músico, compositor e contador de histórias.
Dia 12 de setembro às 9h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 13 de setembro às 10h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
 
De quem vem a canção
Classificação Indicativa: Livre | Duração: 40 min.
A Trupe Marambé, passeando por diferentes regiões do Brasil, escolheu a obra de quatro compositores para servir de inspiração para a criação de diferentes dramaturgias. Por meio da encenação dessas histórias, o grupo busca difundir a figura do compositor no imaginário das crianças e revigorar o seu protagonismo nas demais gerações. São quatro espetáculos livremente construídos a partir das canções de Chico Buarque (RJ), Caetano Veloso (BA), Dominguinhos (PE) e Elpídio dos Santos (SP), traçando caminhos dramatúrgicos poéticos para além de suas biografias.
Dia 13 de setembro às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt
 
 
LITERATURA
 
A Hora da Mediação de Leitura Literária
Classificação indicativa: 0 a 12 anos.
Funcionários da biblioteca propõem um contato lúdico entre crianças e os livros, com a intenção de despertar o interesse pela literatura e o prazer da leitura.
Terças-feiras, de 9 de janeiro a 18 de dezembro às 15h30 – Biblioteca Cora Coralina

CINEMA

O Jogo da Morte
 
 
O Jogo da Morte
Game of Death, EUA, Hong Kong, 1978, 95 min., DVD
Direção: Robert Clouse. Elenco:Bruce Lee, Colleen Camp, Robert Wall.
Billy Lo é um talentoso lutador de Kung Fu, cada vez mais notório. Suas habilidades acabam despertando não somente reconhecimento positivo, mas também uma organização criminosa que tenta cooptá-lo.
Dia 13 de setembro às 14h30 – Biblioteca Cora Coralina
Circuito SPCine
Spcine na Biblioteca Roberto Santos