Brincantes e oficinas

Línguas Brincantes, Bololofos Personagens da Literatura, Buzum, Oficina de Capoeira e Grupo Cuidando do Corpo em fevereiro nas bibliotecas de bairro.

Línguas Brincants

Línguas Brincantes
Quando estamos num espaço público podemos encontrar com pessoas conhecidas e desconhecidas, diferentes e muito diferentes. Como lidamos com elas? Como aprendemos a lidar? Será que nós, ouvintes, podemos brincar com surdos? Será que quem usa a Língua Portuguesa pode se divertir com uma língua de sinais? E será que a tradução é o melhor caminho?
É este o desafio que o grupo êBA! propõe. Por meio de brincadeiras, dinâmicas e rodas de conversas, a ideia é levar todos a um grau de entrega e interação, quebrando barreiras que só o lúdico, o mágico e a diversão são capazes de quebrar. Serão realizadas atividades que estimulam a troca e o contato entre os participantes, utilizando o espaço público não como segregação e individualismos, mas como fonte de riquezas e aprendizados.
O gRUPO êBA! surgiu no início de 2012 a partir da intersecção entre diversos interesses: a contação de histórias, as brincadeiras infantis, a cultura popular e a cultura Surda. Foi com estas quatro bases que desenvolvem técnicas de narração que unem o público surdo e o ouvinte num mesmo universo lúdico e interativo – o que também se desdobra em oficinas, formação de educadores e intervenções culturais.
Classificação indicativa: Livre | 60 minutos de duração.
Dia 3 de fevereiro às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 4 de fevereiro às 11h - Biblioteca Monteiro Lobato

 Bolofofos Personagens da Literatura

Bololofos Personagens da Literatura
Na Oficina Bololofos Personagens da Literatura, as crianças são convidadas a criar um boneco de pelúcia tendo como inspiração um personagem da literatura envolvendo o acervo da biblioteca. Nessa proposta as crianças recebem um boneco em branco que possui um formato interessante: um dos lados é pequeno e o outro grande, permitindo que ela estruture seu personagem de acordo como achar melhor. Por exemplo: o lado maior pode ser uma enorme cabeça, com um corpinho reduzido e vice-versa. Usá-lo na horizontal também é uma opção. A criatividade é quem manda! Com os bonecos em mãos, os pequenos podem começar a obra de arte diretamente neles, desenhando e colorindo a criaturinha. As partes complementares como cabelos, membros e acessórios podem ser anexados com uma costurinha manual.
Classificação indicativa: Livre | 60 minutos de duração.
Dia 1º de fevereiro às 10h e 11h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 3 de fevereiro às 14h e 15h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 6 de fevereiro às 10h e 11h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 7 de fevereiro às 14h30 e 15h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 24 de fevereiro às 11h e 12h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 18 de fevereiro às 10h30 e 11h30 - Biblioteca Aureliano Leite
Dia 20 de fevereiro às 14h30 e 15h30 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 21 de fevereiro às 14h e 15h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 23 de fevereiro às 14h e 15h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 28 de fevereiro às 15h e 16h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

 Buzum

Buzum
O espetáculo conta de maneira bem humorada o caminho da língua portuguesa pelo mundo, sua expansão pela Ásia, África e América do Sul. Em um ambiente intimista, com o uso de bonecos e um texto dinâmico, crianças e professores descobrem a presença de expressões e palavras africanas na língua portuguesa, de alimentos e plantas indígenas na cultura brasileira e que a tão comentada Globalização já começou há séculos. Os bonecos saem das páginas de um enorme livro para ilustrar os caminhos feitos pelos portugueses em busca de novos territórios e especiarias e é claro, sua chegada ao Brasil.
Classificação indicativa: Livre | 6 horas de duração.
Dia 3 de fevereiro às 10h30, 11h, 11h30, 14h, 14h30 e 15h - Biblioteca Jayme Cortez
Dia 17 de fevereiro às 10h30, 11h, 11h30, 14h, 14h30 e 15h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 23 de fevereiro às 10h30, 11h, 11h30, 14h, 14h30 e 15h - Biblioteca Castro Alves


Oficina de Capoeira
Com André de Lucca
A oficina tem por intuito proporcionar uma fantástica experiência, social, histórica e cultural através da arte da capoeira.
Toda quinta-feira de 11 de janeiro a 20 de dezembro às 15h - Biblioteca Menotti Del Picchia

Grupo Cuidando do Corpo
Com Danila (fisioterapeuta) e Luiza (psicóloga) Profissionais da UBS Vila Santa Maria
Exercícios leves e alongamento para tratamento de pessoas que tenham dores crônicas nas articulações ou músculos como: dor nos joelhos, nos ombros, nas costas e outras.
Toda quarta-feira de 17 de janeiro a 19 de dezembro às 8h30 - Biblioteca Menotti Del Picchia