Teatro em novembro

Espetáculos adultos em novembro: Alvorada, O caixeiro da taverna, Da Vinci Maquiavel e eu, Histórias do velho Batista, Mercados & sonhos, Para os filhos dos filhos dos nossos filhos, Trilogia da ausência e Vozes dissonantes. Teatro infantil: Acampatório, Banda Paralela, Cabeça de vento, Cada qual no seu barril, EmQuanta, Encontro com as águas, Peter Pan e Saracuteia.


Alvorada
Um homem recebe uma carta. Poderia ser uma correspondência comum, mas se trata de uma declaração de amor. Assim se inicia "Alvorada", espetáculo do Centro de Pesquisa da Máscara que apresenta a história de um casal, com seus encontros e desencontros ao longo da vida.
Dia 19 de novembro às 19h – Biblioteca Belmonte

O caixeiro da taverna
A peça narra as situações hilariantes nas quais se mete o ambicioso, rabugento e trapaceiro Manoel Pacheco para realizar seu maior sonho – tornar-se sócio de sua ama Angélica Pereira, dona da taverna, que morre de amores por ele, enquanto planeja secretamente casar-se com outra mulher. Livre.
Dia 8 de novembro às 19h – Centro Cultural da Penha
Dia 18 de novembro às 15h – Biblioteca Raul Bopp

Histórias do velho Batista
O espetáculo caminha pelos espaços sensoriais e afetivos do ser humano. Bolo de fubá, café fresco, pão de queijo, os sabores e as cores do sertão preenchem o ambiente periférico urbano e cênico. O contraste do velho e do novo. O encontro poético com as coisas que vivem na memória é a proposta da companhia De Canto em Canto – De Conto em Conto. Para maiores de 10 anos.
Dia 4 de novembro às 19h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 28 de novembro às 14h – Biblioteca Gilberto Freyre

Mercados & sonhos
É um espetáculo que trata sobre a relação dos sonhos profissionais e a entrada no mercado de trabalho. Desde os sonhos nas carteiras escolares, passando pelas entrevistas e a dificuldade de se manter no mercado de trabalho, às vezes com humor, às vezes com drama e, por vezes, lágrimas, os episódios do dia a dia são retratados com arte e reflexão sobre o tema pelo grupo Ansur. Para maiores de 16 anos.
Dia 7 de novembro às 14h – Biblioteca Raimundo de Menezes

Para os filhos dos filhos dos nossos filhos
Da obra do educador português José Pacheco, o espetáculo da Cia Marapuanesca de Teatro trata da urgência em transformar a educação e questiona o modelo pedagógico vigente nas escolas, com uma denúncia sobre a realidade da educação brasileira contemporânea. Contos de angústia, medo, beleza e coragem compõem uma peça bela e inquietante.
Dia 4 de novembro às 14h30 – Biblioteca Milton Santos
Dia 5 de novembro às 19h – Biblioteca Belmonte

Trilogia da ausência - Réquiem para um rapaz triste
Abertura da trilogia. Um espetáculo do "Teatro do Indivíduo" inspirado nas personagens femininas do autor Caio Fernando Abreu: uma mulher acima dos quarenta anos recebe o público, em um quarto, para uma conversa franca sobre amor, escolhas pessoais, solidão e o papel das mulheres. Amparada pelo cigarro, Alice dialoga diretamente com o público. Para maiores de 10 anos.
Dia 11 de novembro às 19h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Trilogia da ausência – Desamador
A segunda parte. A partir das crônicas do gaúcho Fabrício Carpinejar, no livro O amor esquece de começar, o ator faz considerações sobre o amor a partir de uma história pessoal. No jogo cênico estabelecido pelo grupo Teatro do Indivíduo, o público ouve um misto de texto decorado, depoimento pessoal e improviso, o que embaralha o limite entre a realidade e a ficção.
Dia 18 de novembro às 19h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Trilogia da ausência - Bicha oca
A parte três. Numa mesa, Seu Alceu, um homossexual velho e solitário, desabafa sobre seu passado, seus amores e faz uma crítica ácida sobre os hábitos gays e suas reverberações. A peça do grupo Teatro do indivíduo é uma adaptação livre dos contos Os atores, Meus amigos coloridos, A volta da Carmem Miranda e Coração, do autor pernambucano Marcelino Freire.
Dia 25 de novembro às 19h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Vozes dissonantes
O espetáculo apresenta os rebeldes brasileiros que levantaram suas vozes contra ordens oficiais do país ao longo dos cinco séculos de história. Para isso, a peça utiliza expressões de filósofos, estetas, políticos e poetas como Padre Antônio Vieira, José Bonifácio, Milton Santos, Tiradentes e outros, que apontaram novos rumos para uma sociedade ainda jovem e sedenta por futuro. Para maiores de 10 anos.
Dia 3 de novembro às 14h – Ponto de Leitura Jardim Lappena
Dia 24 de novembro às 14h30 – Biblioteca Pedro Nava
 

TEATRO INFANTIL

Acampatório

A peça da Cia Truks é mais uma incursão do grupo pelo universo do teatro de objetos. Desta vez, três amigos partem para acampar em terras desconhecidas. Eles, com suas mochilas super equipadas, abrem as portas para a imaginação e vivenciam as mais malucas situações, como uma frustrada pescaria, um engraçado piquenique, com direito a uma empolgante luta contra um exército de formigas.
Dia 1º de novembro às 11h – Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 4 de novembro às 14h – Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 8 de novembro às 11h – Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 14 de novembro às 14h – Biblioteca Mário Schenberg
Dia 21 de novembro às 11h – Biblioteca Belmonte

Banda Paralela
Com uma formação básica de cinco sopros e duas percussões, o grupo procura resgatar a tradição das bandas brasileiras sob um enfoque inovador. O antigo e o contemporâneo, o clássico e a vanguarda. Dualidades viram coerência a partir dos arranjos criativos em cima de repertório altamente insinuante, alegre e inventivo.
Dia 7 de novembro às 13h – Biblioteca Vinicius de Moraes
Dia 25 de novembro às 10h – Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Cabeça de vento
A performance solo de Sergio Serrano utiliza a linguagem do palhaço, do teatro de sombras, da música e do desenho ao vivo, elementos que servem para brincar, inventar e contar a história do menino Cabeça de Vento. Uma brincadeira musical com improvisação da platéia. A trilha sonora, executada ao vivo, cria a identidade sonora de cada personagem desenhado.
Dia 18 de novembro às 14h30 – Biblioteca Narbal Fontes
Dia 25 de novembro às 9h – Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 27 de novembro às 14h – Biblioteca Pedro Nava

Cada qual no seu barril
Inspirado em famosos personagens de desenhos animados, a peça, que utiliza o teatro físico como linguagem, conta a história de Igor e Vladimir, dois náufragos em uma ilha deserta que precisam dividir um mesmo espaço para sobreviver. A intransigência faz essa relação virar uma divertida batalha de egos.
Dia 13 de novembro às 14h30 – Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 22 de novembro às 15h – Biblioteca Viriato Corrêa

EmQuanta
Um espetáculo-jogo, uma visita, uma proposta aos sentidos das crianças pequenas. A apresentação convida pais e filhos a dançar e interferir no espaço, que é ao mesmo tempo cena, jogo e instalação. Da leveza das nuvens à sonoridade das águas, do calor do sol à surpresa do esconde-esconde, a experiência abre espaço para uma iniciação estética e artística.
Dia 7 de novembro às 11h – Biblioteca Monteiro Lobato
Dia 17 de novembro às 14h30 – Biblioteca Raul Bopp
Dia 25 de novembro às 10h – Biblioteca Castro Alves

Encontro com as águas - O anel da tartaruga
O espetáculo, inspirado no livro de César Obeid, une teatro, narração, poesia e música. A peça conta a história da tartaruga Juliana, que se sente especial por causa do anel que tem na cintura. Com a ajuda de um salmão, ela descobre que o mar está repleto de lixo (seu anel nada mais é do que um anel de garrafa PET, que a deformou). Em vez de desanimar, ela age para auxiliar os seus amigos.
Dia 29 de novembro às 11h – Biblioteca Álvares de Azevedo

Peter Pan - a Christmas rescue
Teatro infantil apresentado em inglês por crianças
Dia 28 de novembro às 10h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Saracuteia - Espetáculo musical
Com Cia. Cantos & Contos
Com direção musical e participação do músico Edu de Paulo, o show apresenta as músicas do 1° CD da Cia Cantos & Contos: Saracuteia. As 25 faixas musicais são apresentadas ao público com muita ludicidade e interação.
Dia 21 de novembro às 15h – Biblioteca Belmonte