Meu filme favorito - cinema

A mostra Meu filme favorito acontece em outubro nas bibliotecas Lenyra Fraccaroli, Mário Schenberg, Paulo Setúbal, Pedro Nava e Viriato Corrêa.

Todo mundo tem um filme favorito. Talvez dois, três, vinte. Cada um com seu critério maluco. Esse punhado de filmes faz parte de nós, constitui e representa aquele momento precioso de nossas vidas, nos faz lembrar de histórias coletivas e marcos pessoais únicos. Uma época, um clima, um cheiro, uma viagem, uma fase, um amor, uma madrugada, uma sessão de cinema.  Meu filme favorito é um projeto de mediação que nasce dessa hierarquia desarrumada, afetuosa, no pódio duvidoso daquele que ama permanentemente, deslocando o cientista na direção de uma objetividade do coração. Venha ouvir as histórias de nossos amáveis mediadores amadores, venha se juntar aos anônimos que têm algo para compartilhar, nos filmes que nos ligam à vida comum. Gostar é também o prazer de fazer gostar, de transmitir essa herança cardíaca para os filhos, os amigos, os companheiros de trabalho, os estranhos na fila do cinema. Pois, então, qual seu filme favorito?

Amor à flor da pele
Hong Kong, 2000, 97 min, legendado, DVD. Para maiores de 12 anos.
“Esse filme é especial porque a sensibilidade está nas entrelinhas, fica subentendida nas ações e no coração. Além da beleza dos atores e da música, a delicadeza dos gestos toca no fundo da alma. Gosto muito dos filmes chineses em especial desse diretor (Wong Kar Wai).”
Com Marisa Sugako Miyashiro da Cruz | Funcionária da Biblioteca Pública Lenyra Fraccaroli
Dia 21 de outubro às 14h - Biblioteca Pedro Nava

O curioso caso de Benjamin Button

EUA, 2008, 165 min., legendado, DVD
“É uma história que surpreende pelo fato do personagem rejuvenescer com o passar do tempo. Ele vive experiências normais para qualquer ser humano, mas que para alguém em suas condições, tornam-se inusitadas. É um filme envolvente, sensível e com bom elenco.”
Com Tânia Cristina Santaella / Coordenadora da Biblioteca Pública Paulo Setúbal
Dia 21 de outubro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Cinema Paradiso
França, Itália, 1988, 123 min., legendado, DVD.  Para maiores de 14 anos.
"O filme mostra a delicadeza da relação de amizade entre um idoso e criança, além da necessidade que a vida impõe de recomeços que podem ser bem sucedidos, mas nunca esquecemos as nossas raízes."
Com Elisangela Alves Silva | Coordenadora da Biblioteca Pública Hans Christian Andersen
Dia 22 de outubro às 15h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli

Matrix
EUA, 1999, 136 min., legendado, DVD. Para maiores de 12 anos.
“Lembro bem da primeira vez que vi o filme e do impacto que o chute "parado" de Trinity me causou. A partir daí tive fé que a tecnologia permitiria resgatar a beleza dos filmes de ação fantasiosos e fui introduzido numa mitologia que inclusive me inspirou a fazer um trabalho de disciplina de graduação.”
Com Washington Luiz dos Santos | Coordenador da Biblioteca Pública Vicente de Carvalho
Dia 23 de outubro às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

Style Wars
EUA, 1983, 69 min., legendado, DVD, Livre
“É um documentário inspirador, que mostra o processo criativo dos anos 80 nas regiões periféricas de Nova York. Assisti-o tardiamente, e toda vez que o vejo, sinto vontade de voltar no tempo. Não necessariamente aos anos 80, mas sim na época em que não sabia que rumo tomar, tanto profissional quanto pessoal. Creio que ele tenha sido decisivo, pois senti muita representatividade ao assisti-lo.”
Com Cora Carolina de Paula Souza | Jovem Monitora da Biblioteca Pública Pedro Nava
Dia 23 de outubro às 16h - Biblioteca Mário Schenberg

Mary and Max - uma amizade diferente
Austrália, 2009, 92 min., legendado, Para maiores de 12 anos.
“Acabei assistindo esse filme depois que uma amiga disse que a personagem principal era a minha cara (e o pior: é mesmo, em vários momentos). Baseado em uma história real, a animação conta sobre o envolvimento via cartas de uma menina de oito anos, que mora na Austrália e um senhor de 44, de Nova York, mostrando como sempre existem outras visões sobre inúmeros assuntos e é possível conversar, além de manter uma relação positiva, com quem pensa de forma oposta.”
Com Rayssa Leoni de Oliveira | Estagiária de Programas e Projetos - SMB
Dia 24 de outubro às 14h - Biblioteca Viriato Corrêa

A língua das mariposas
Espanha, 1999, 96 min., legendado, DVD, Para maiores de 12 anos.
“Quando assisti a esse filme, ele me causou um sentimento tão forte e inominável, que fiquei imóvel e emocionada durante uns 20 minutos. Depois consegui dar nome às coisas, e vi quer era um filme sensível na relação de um professor com seu aluno, e como a reação de uma criança aos acontecimentos ao seu redor pode ser esclarecedora do sentimento humano, porque ainda é livre das moralidades que vamos produzindo no amadurecimento. E que muitas vezes um sentimento de raiva pode na verdade encobrir o mais profundo amor. E se isso em uma criança pode estar explícito, me faz pensar o quanto nós adultos mascaramos o tempo todo o que realmente sentimos em nome da civilidade.”
Com Heloisa Bonfanti | Coordenadora de Programas e Projetos - SMB
Dia 27 de outubro às 15h - Biblioteca Paulo Setúbal