Dicas de Leitura - Coração Partido

Gabriel García Marquez, Milan Kundera, Caio Fernando Abreu, Emily Brontë, Fiódor M. Dostoiévski, Fernanda Young e Clarice Lispector estão nas dicas de leitura de abril para tratar dos corações partidos!

O amor é um dos temas que mais movem as artes no geral. É o sentimento que mais desperta fascínio e curiosidade nos artistas, justamente por parecer tão incompreensível e quase impossível de se escapar. Todos esperam despertar na pessoa amada o sentimento que nutrem pelo outro, numa história bela e marcante. Porém, há os casos impossíveis, as separações e mesmo o amor não correspondido, que costumam gerar dor, sofrimento, tristeza e podem despertar sentimentos e impulsos obscuros. Segurem a emoção com as dicas de leitura de abril para tratar dos corações partidos!

Dicas de Leitura - Coração Partido

O amor nos tempos do cólera - Gabriel García Marquez
Um homem se apaixona pela trança de uma menina de família. O idílio dura algumas cartas, mas ao conhecer seu admirador, a moça rejeita-o e casa com outro. O amor, porém, persiste e dura a vida inteira. Nesta fábula de realismo-fantástico, Gabriel García Márquez mostra que a paixão não tem idade.
Romance colombiano - Século 20

A insustentável leveza do ser - Milan Kundera
A obra apresenta quatro protagonistas: Tereza, Tomas, Sabina e Franz. Por força de suas escolhas ou por interferência do acaso, cada um deles experimenta, à sua maneira, o peso insustentável que baliza a vida e o exercício de reconhecer a opressão e tentar amenizá-la.
Romance tcheco - Século 20; Existencialismo - Ficção; Relações homem-mulher - Tchecoslováquia - Ficção

Morangos Mofados - Caio Fernando Abreu
As nove narrativas que compõem a primeira parte do livro, “O mofo”, têm como norte a repressão à liberdade e escancaram os sentimentos individuais até então reprimidos no início da década de 1980. Em seguida, os oito contos de “Os morangos” revelam um fio de esperança para superar os traumas impostos pela sociedade. No conto-título do livro, conforme arremata Heloísa Buarque de Hollanda, que assina o prefácio do livro, há a “clareza quanto à urgência de um novo projeto (sonho) que inclui um acerto de contas com o real”.
Contos brasileiros - Século 20

O morro dos ventos uivantes - Emily Brontë
Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta, um amor proibido que deixa rastros de ira e vingança.
Literatura infantojuvenil

Noites brancas - Fiódor M. Dostoiévski
Narrativa do encontro de um homem, denominado Sonhador, com a jovem Nástienka, por quem se apaixona perdidamente. Nástienka, porém, encontra-se literalmente presa à barra da saia de sua avó cega e à sua criada surda, e espera a volta de um homem misterioso por quem se apaixonara um ano antes. Tem-se, aí, a construção da esperança e da desilusão, atrelado a um final surpreendente e marcante.
Romance russo - Século 19

A sombra das vossas asas - Fernanda Young
Carina é uma rica herdeira que sofre perdidamente pela fria rejeição do fotógrafo Rigel Dantas, por quem sempre sonhou ser fotografada. Pensando nisso, Carina desenvolve um plano meticuloso para fazê-lo se apaixonar por ela para, em seguida, deixá-lo. Vivendo uma história tão viciante quanto destrutiva, o romance de Carina e Rigel mostra o quanto um relacionamento abusivo pode ser cruel para todos os envolvidos - e o quanto eles estão mais próximos de nossas realidades do que imaginamos.
Romance brasileiro - Século 20

Uma aprendizagem, ou, o livro dos prazeres - Clarice Lispector
"Lóri é uma moça rica de uma cidade do Norte Fluminense, que optou por morar no Rio, onde trabalha como professora primária. Ulisses é um professor de Filosofia, que conhece Lóri na rua e aos poucos vai conduzindo-a na aprendizagem do prazer. O livro conta, acima de tudo, a viagem empreendida por Lóri em busca de si própria e do prazer sem culpa. Uma viagem na qual Ulisses funciona como um farol, indicando onde estão os perigos e o caminho correto para a aprendizagem do amor e da vida.". Livraria Cultura
Romance brasileiro - Século 20

Veja aqui outras Dicas de Leitura.

________________________________________________________________________________________________

ATENÇÃO: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pela autora ou título para localizar outras obras, edições e a disponibilidade. Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.