Curso Básico de Formação para Contadores de Histórias

O curso de Contação de Histórias de 2015 acontecerá nas bibliotecas Belmonte, Hans Christian Andersen, Narbal Fontes e Raimundo de Menezes. Inscrições de 9 a 28 de fevereiro, participe!


Um dos principais cursos de contação de histórias do país chega a seu 9º ano, e tem como intuito apresentar a abrangência do ato de contar histórias. A novidade é que em 2015 o curso integrará quatro unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas. Período do curso: aos sábados, de 21 de março a 4 de julho de 2015. Carga horária: 60h. Grátis.


Biblioteca Belmonte

Com Célia Gomes, atriz,  contadora de histórias e Pedagoga. Fundou a Cia Palavras Andantes e há doze anos desenvolve espetáculos e projetos especiais com narrações de histórias, atuando em teatros, espaços educacionais e lugares em situação de adversidade social e também com projetos de  formação de atores, contadores de histórias e educadores. Curso: das às 9h30 às 13h30. 30 vagas.
Inscrições de segunda à sexta-feira das 11h às 18h e sábados das 10h às 15h até 28 de fevereiro.

Biblioteca Hans Christian Andersen
Com Sandra Lessa, atriz e narradora  de historias, doutoranda em Artes da Cena pela Unicamp. Pesquisa a tradição e a contemporaneidade da palavra narrada, dedica-se a ouvir e narrar historias reais, sobretudo revelar a capacidade poética das historia da vida. Curso: das às 9h30 às 13h30. 30 vagas.
Inscrições de segunda à sexta-feira das 11h às 18h e sábados das 10h às 15h até 28 de fevereiro.

Biblioteca Narbal Fontes
Com Robson A. Santos, mestre em educação, arte história da cultura, ator, educador brincante, escritor, pesquisador de cultura popular e contador de histórias. Curso: das às 9h30 às 13h30. 30 vagas.
Inscrições de segunda à sexta-feira das 10h às 17h e sábados das 10h às 15h até 28 de fevereiro.

Biblioteca Raimundo de Menezes
Com Cristiana Ceschi, é atriz formada pelo Bayside College - Austrália, cientista social (FFLCH-USP), arte-educadora mestra em ensino e aprendizagem da arte pela ECA - USP. Contadora de história desde 2001 com especial interesse em intervenções no espaço público e nos hospitais. É uma das fundadoras do coletivo As Rutes http://coletivoasrutes.blogspot.com.br/. Curso: das às 9h às 13h. 30 vagas.
Inscrições de segunda às sexta-feira das 10h às 17h e sábados das 10h às 15h até 28 de fevereiro.
    

REGULAMENTO

O curso terá quinze encontros com uma carga horária total de 60 horas, no qual serão ministradas aulas e palestras de conteúdo teórico e prático na arte de contar histórias.

Inscrições

  • As inscrições estarão abertas de 9 a 28 de fevereiro de 2015, e deverão ser feitas pessoalmente na Biblioteca onde pretende realizar o curso. No ato da inscrição, o interessado deverá apresentar uma carta de  intenção redigida em uma única lauda. A carta deve explicar por que você deseja fazer esse curso. Essa carta será decisiva para a escolha dos participantes e está sujeita a um processo de seleção que será realizado por uma comissão competente integrada por profissionais da área de narração de histórias não vinculados à Rede Municipal de Bibliotecas.
  • Para participar é necessário ter no mínimo de 18 anos de idade no ato da inscrição.
  • O participante poderá se inscrever em apenas uma Biblioteca, sendo passível de cancelamento de todas as inscrições efetuadas.
  • O resultado será divulgado no dia 16 de março neste site.

Frequência: a presença dos selecionados na primeira aula é obrigatória, quem não comparecer terá sua vaga transferida para a lista de espera. Serão permitidas até duas faltas no decorrer do curso, com justificativa.
   
Certificado: para os alunos que concluírem o curso com o mínimo de carga horária exigida, será emitido certificado. O mesmo não será valido para fins de promoção nas carreiras públicas.