Festival do Livro e da Literatura de São Miguel‏

Programação do Festival do Livro e da Literatura de São Miguel em novembro, com a participação das bibliotecas, Pontos de Leítura e Ônibus-biblioteca .



Leitura com mediação
Viagem ao mundo da Leitura
Com Iranilde Alves Freires de Farias e Joselita Oliveira Barreto
Funcionárias da biblioteca propõem um contato lúdico entre leitores e livros, com o objetivo de promover a leitura e literatura por meio das obras selecionadas no acervo da Biblioteca. Infantil.
Dias 6, 13 e 27 de novembro às 15h – Biblioteca Raimundo de Menezes
 

A árvore generosa

Teatro Infantil

A árvore generosa
Com Grupo Ecozóico
Um teatro encantado de sombras conta a história do amor entre uma árvore e um menino. A árvore é a amiga amorosa que dá tudo ao menino, suas folhas, seus frutos, sua sombra. É uma fábula sobre a amizade, a consciência ecológica e a ambição do homem perante a generosidade e a força da natureza. 15 minutos. Após a apresentação, haverá um bate-papo sobre o tema. Para maiores de 4 anos. 50 minutos
Dia 6 de novembro às 14h - Ponto de Leitura Jardim Lapenna

Chapeuzim Vermelho e o Lobo Marrom
Com Cia Articulante
O espetáculo é uma releitura do famoso clássico infantil, encenado dentro de uma empanada (box) totalmente elaborada com tecido de chita pela artista plástica Telumi Hellen. Com sua esperteza, Chapeuzim escapa das armadilhas malucas preparadas pelo Lobo Marrom, que acaba se enrolando em algumas delas. Para crianças de 2 a 6 anos. 40 minutos.
Dia 6 de novembro às 10h – Biblioteca Raimundo de Menezes

Contação de Histórias
Contando e encantando histórias
Com Márcia Fonseca e Silvania Possato
Narração de histórias infantis diversas entremeadas por canções e brincadeiras. Infantil.
Dia 7 de novembro às 10h – Biblioteca Raimundo de Menezes



Circuito São Paulo de Cultura – Artes Cênicas

Circo: Anunciação
Com Abbacircus
Uma releitura do circo tradicional com abordagem moderna de folhetim romanceado. ‘Anunciação‘ conta a história de amor dos palhaços Carlão e Fiorina, que se apaixonam no picadeiro. Prêmios: Panamco Leva ao teatro, Coca cola de teatro jovem e Melhor estréia CCBB. Livre. 50 minutos
Dia 6 de novembro às 14h – Ônibus-Biblioteca | Roteiro: São Miguel Paulista
Dia 7 de novembro às 14h – Ponto de Leitura Tide Setúbal

Poemas para brincar
Com Cia teatral as graças
O espetáculo Poemas para Brincar integra a linguagem mágica dos bonecos e a poesia de José Paulo Paes. Os bonecos ganham vida através das palavras, sons e músicas. Poesia e movimento se completam numa contínua brincadeira onde a criança é convidada a brincar. De bola, pião. De poesia. Livre
Dia 8 de novembro às 11h – Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Saraus
Brincadeira e poesia de repente para criança
Com Grupo Festa de Rei
Integrando a cultura com o universo do brincar, o grupo Festa de Rei irá propor para as crianças o resgate das brincadeiras tradicionais e, a partir desse momento, faremos um encontro com poetas repentistas que terão como tema a ser desenvolvido a criança e infância. As crianças poderão registrar através da arte (xilogravura) suas percepções desse encontro e das brincadeiras vivenciadas, que ficarão expostas pelo espaço como cordel.
Dia 6 de novembro às 15h – Ponto de Leitura Vila Mara
Dia 7 de novembro às 10h – Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Criança da Terra
Com Grupo Folias e Folguedos
O projeto propõe experiências aliadas à arte, utilizando o improviso como principal ferramenta, exercícios lúdicos de reconhecimento, escuta, silêncio, percepção e transformação, com objetivo de criar uma ambiente ativo e reflexivo propiciando condições para a “descoberta” da intuição, criatividade, novas ideias, novos olhares.
Dia 6 de novembro às 12h30 – Ônibus-Biblioteca | Roteiro: Jardim da Casa Pintada
Dia 7 de novembro às 14h – Ônibus-Biblioteca | Roteiro: São Miguel Paulista I
Dia 8 de novembro às 14h – Ônibus-Biblioteca | Roteiro: Jardim Helena (deslocando-se para o local do Festival, na Praça Morumbizinho)


Feira de troca de livros e gibis – Ônibus-Biblioteca

Realizada pela equipe interna do Ônibus
Dia 6 de novembro às 10h e às 16h
Dia 7 de novembro às 10h e às 16h

Sarau na Cozinha – Literatura Periférica: Veia e Ventania nas bibliotecas de São Paulo
Com Coletivo Marginaliaria
A Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas convida alguns dos saraus mais reconhecidos da cidade para integrarem as atividades do programa Literatura Periférica: Veia e Ventania nas Bibliotecas Públicas de São Paulo. Venha assistir e participar. Livre. 120 min.
Dia 8 de novembro às 13h – Biblioteca Raimundo de Menezes