Exposições nas bibliotecas

2º semestre de 2013

Exposição Relâmpagos

“A Física Dos Relâmpagos”
A exposição trata da formação dos relâmpagos, trazendo um panorama histórico desde as proposições feitas por Aristóteles até as correntes atuais que tentam explicar a distribuição de cargas em tempestades, precipitação e convecção. Essa última permite uma analogia com o experimento Gerador de Van de Graaf, onde cargas positivas ou negativas se distribuem sobre a esteira de borracha que transporta as cargas, ou íons, sob um terminal de alta voltagem.
Abertura: dia 5 de agosto (seg), 10h, Roda de conversa temática
De 5 de agosto a 31 de outubro
2ª a 6ª feira, das 10h às 19h
Aos sábados, das 9h às 16h

Biblioteca Mário Schenberg Temática em Ciências

Exposição Livro Obra

Livro-obra
Com Grupo Contempoarte
Exposição mediante releituras poéticas de livros de artistas. Uma obra de arte pode ser lida do mesmo modo que, inversamente, as palavras podem ser tomadas como imagens.
De 9 a 30 de agosto
2ª a 6ª feira, das 10h às 19h
Aos sábados, das 9h às 16h

Biblioteca Alceu Amoroso Lima Temática em Poesia

Exposição KeppleR

Memória do futuro - Poemas visuais em mármore e granito
Roberto KeppleR
A partir do dia 28 de agosto, as obras de Poemas Visuais em suportes permanentes “Palavra”, “No/ Yes”, e “Tocando Sem Pegar” passam a integrar o espaço expositivo da Biblioteca Temática em Poesia, em Pinheiros. A engenharia e a poesia de Roberto KeppleR estiveram presentes na retomada da obra da Biblioteca Alceu Amoroso Lima em 1998, onde foram realizadas as intervenções nos jardins, na aquisição dos elevadores, na instrumentação/ poltronas do Auditório e na placa de inauguração da Unidade. Dez anos depois, foi realizada a exposição individual (PEQUENO grande) e também uma palestra resultante da participação do artista na X Bienal Internacional de Poesia Visual e Experimental no México. Ano passado, KeppleR realizou exposição individual apoiada pela Lei Rouanet, para a qual foram criadas as obras que agora integram o acervo da biblioteca. Na abertura, o artista conversará com o público sobre a trajetória das imagens, desde os conceitos e as técnicas até a finalização das obras, no Núcleo de Mármores e Granitos Valter Peres Fortunato, da Escola Mario Amato do SENAI.
Exposição permanente.
Abertura: dia 28 de agosto, às 20h, seguida de conversa com o artista

2ª a 6ª feira, das 10h às 19h
Aos sábados, das 9h às 16h
Biblioteca Alceu Amoroso Lima Temática em Poesia