Guerrilha do Araguaia: a luta por verdade e justiça

Dando continuidade a programação “A luta é contínua”, será discutido o que foi a Guerrilha do Araguaia, sua importância no combate ao regime civil-militar e a longa trajetória de militantes de Direitos Humanos e familiares de desaparecidos políticos por reconhecimento do Estado sobre os crimes cometidos por seus agentes. O encontro ainda promove o lançamento da publicação da Sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos, produzida pela Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva, na qual o Estado brasileiro é condenado, entre outras coisas, a investigar os fatos, julgar e punir os responsáveis pelo paradeiro de vítimas da ditadura militar brasileira.

Tatiana Merlino
Jornalista e militante de direitos humanos. É sobrinha de Luiz Eduardo Merlino, jornalista assassinado em 1971, na Operação Bandeirantes (Oban) e trabalha na assessoria da Comissão da Verdade de São Paulo "Rubens Paiva".
Dia 8 de agosto (qui), 19h30Biblioteca Belmonte
Dia 9 de agosto (sex), 9h30Biblioteca Raimundo de Menezes

Vivian Mendes
Formada em Comunicação Social e militante dos Direitos Humanos e de movimentos populares e feministas.
Dia 13 de agosto (ter), 10hBiblioteca Milton Santos
Dia 14 de agosto (qua), 14hPonto de Leitura Jardim Lapenna

Renan Honório Quinalha
Advogado e militante de direitos humanos. Cursa o doutorado em Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (USP) e trabalha na assessoria da Comissão da Verdade de São Paulo "Rubens Paiva".
Dia 19 de agosto (seg), 10hBiblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 28 de agosto (qua), 10h30Biblioteca José Paulo Paes - Centro Cultural da Penha

Maria Amélia Teles (Amelinha)
Feminista, defensora dos direitos das mulheres. Foi presa política, fundou um programa de proteção à mulher e integra a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos. Integra a Comissão Estadual da Verdade de SP. Dedica-se há mais de 30 anos à luta pela apuração das atrocidades da ditadura e pela responsabilização dos agentes do Estado pelos crimes cometidos.
Dia 21 de agosto (qua), 10hBiblioteca Afonso Schmidt

Ricardo Kobayaski
Professor de Literatura Brasileira e militante de Direitos Humanos. Atualmente trabalha na assessoria da Comissão da Verdade de São Paulo "Rubens Paiva".
Dia 21 de agosto (qua), 14hBiblioteca Camila Cerqueira César

Guerrilha do Araguaia