Exposições

Programação de outubro nas bibliotecas

Instalação subterrânea num varal

Instalação subterrânea num varal
Composta por treze fotos de tampas de bueiros japoneses e duas camisetas-poema. As fotos são do artista KS Nei, escritor e fotógrafo brasileiro, que reside a 22 anos no Japão. O embelezamento das tampas de bueiros começou em Tókio em meados da década de 50 como forma de democratizar o espaço público com um conceito estético muito simples. Logo após a 2ª Guerra Mundial, o povo japonês estava com sua estima e identidade abaladas. Nas décadas de 70 e 80, com o alto crescimento da economia japonesa, as tampas de bueiro com motivos locais (heróis, pontos históricos e turísticos, natureza) espalharam-se pelo país e cada cidade e região criou suas tampas.
Biblioteca Alceu Amoroso Lima
A partir de 5 de outubro
De 2ª a 6ª feira das 10h às 19h e aos sábados das 9h às 16h


Além das palavras
A exposição é composta por fotografias, poesias e ilustrações obtidas a partir de técnicas mistas e tem por objetivo provocar o observador para um olhar mais intimista sobre o meio onde vivemos, através de um diálogo entre a linguagem visual e a escrita. Foi desenvolvida pela artista multimídia e também educadora Ana André que pesquisa e desenvolve projetos de Arte sobre consciência ambiental, cultura brasileira e cultura de paz. A exposição tem o apoio da Aliança pela Infância Núcleo S. Paulo.
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Até 29 de outubro
De 2ª a 6ª feira das 8h às 18h e aos sábados das 10h às 17h


Interferências literárias
Em comemoração ao “Dia Nacional da Leitura” vários textos literários estarão dispostos pela Biblioteca para serem percebidos, lidos, sentidos e interiorizados.
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
De 10 a 31 de outubro
De 2ª a 6ª feira das 8h às 18h e aos sábados das 10h às 17h


“Era uma vez Grimm: Para celebrar 200 anos de magia”
Com curadoria de Kátia Canton.
Exposição com o objetivo de comemorar os 200 anos do lançamento da primeira edição do livro Kinder und Hausmarchen (Histórias das crianças e da família), editado em 2012, resultado de pesquisa dos irmãos Wilhem e Jacob Grimm na busca de suas raízes culturais.  A exposição coloca em evidência seis das mais populares histórias criadas pelos Irmãos Grimm: Cinderela, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, Rapunzel e O Príncipe Sapo. A mostra propõe a criação de seis instalações que revisitam a essência das histórias.
Biblioteca Hans Christian Andersen
De 15 a 31 outubro

De 2ª a 6ª feira das 10h às 18h e aos sábados das 10h às 16h

“Manos que cuentam: livros para ler e tocar”
Exposição de livros de pano bordados, feitos por artesãs peruanas, que traduzem nas páginas histórias da tradição oral do Peru. As obras estarão à disposição do público visitante, que poderá manusear os livros, para brincar, ler e inventar histórias. A exposição é resultado de um projeto sociocultural que reúne artesãs, tecelãs e bordadeiras para criação e confecção de livros artesanais.  O projeto mantém parceria com o grupo “Tapetes Contadores de Histórias”.
Biblioteca Belmonte
De 15 a 31 de outubro
De 2ª a 6ª feira das 10h às 18h e aos sábados das 10h às 16h