Teatro nas bibliotecas

Programação de setembro

Vassila

Vassilisa, a Sabida
Com Teatro por um triz
Um conto tradicional russo é a nova inspiração do Teatro Por Um Triz. Num universo lúdico de caixas e tecidos, três atores contam a história desta Cinderela russa de maneira poética e divertida. Lançando mão de técnicas de manipulação direta para dar vida aos seus personagens confeccionados apenas com tecidos. Livre. 50 min.
Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 2 de setembro às 11h
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 5 de setembro às 14h30
Biblioteca Belmonte
Dia 8 de setembro às 11h
Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 9 de setembro às 16h
Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 15 de setembro às 16h
Biblioteca Mário Schenberg
Dia 22 de setembro às 14h
Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 23 de setembro às 11h
Biblioteca Cora Coralina
Dia 30 de setembro às 11h

Pés Descalços

Pés descalços

Com Grupo Morpheus Teatro
O espetáculo fala, de forma simples, da beleza do encontro e da aceitação do outro, do despojar-se de ideias pré-concebidas, da força da imaginação e do ato criativo. A peça conta a doce história do encontro de um menino e uma menina, tão diferentes, e da criação de um mundo especial que são capazes de construir, dentro de um simples tanque de areia, sem muros e com os pés descalços. Livre.
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 2 de setembro às 11h

Por uma estrela

Ensaio aberto do espetáculo: Por uma estrela
Com Cia Truks
No novo e inédito espetáculo da Cia Truks, o grupo conta a comovente história de duas crianças que nascem e crescem juntas em uma pequena ilha do norte do Brasil, mas que, por contingências da vida, terão que se separar. A peça, recheada de bonitas imagens, é um poético retrato do amor. Livre.
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 9 de setembro às 11h

Inocente no Dops


Inocente no Dops
Com o Grupo Palavras. Texto: Tom Martins. Dir: Roberto Asor. Elenco: Carlos Shiavon, Tom Martins, Eder Brito e Guilherme Vale. Trilha Sonora: Eder Brito e Guilherme Vale.
Uma comédia sobre a ditadura militar, que dentre outros objetivos salienta a conquista do voto no Brasil e a conscientização do mesmo.  A peça faz parte do projeto vencedor do prêmio VAI: Eu voto, tu votas, ele vota, nós votamos, vós votais, eles votam e você em quem votou?
Biblioteca Belmonte
Dias 14 e 21 de setembro às 19h
 

Andersen

Andersen sem palavras
Com Grupo Caleidoscópio
Em uma tela de 1,40 metro de largura, figuras construídas por Valter Valverde dão forma às versões para cinco contos de Andersen: O Patinho Feio, Soldadinho de Chumbo, Os Namorados, A Menina dos Fósforos e O Sapo. Enquanto manipula os personagens, o elenco consegue construir uma narrativa leve, apesar de abordar temas como tristeza, solidão e morte. As cenas são acompanhadas pela suave trilha musical, composta por André Abujamra e Du Moreira. Livre.
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 16 de setembro às 11h

Dorme

Dorme
Com Cia. La Capra Ballerina
O espetáculo do grupo italiano, encenado por Laura Bartolomei e Jimmy Davies, mergulha no universo de sonhos de uma menina. De forma leve e poética, revela um mundo paralelo, que acontece no “descanso” da racionalidade, e que se revela fundamental para os destinos da vida que chamamos por “real”. Os bonecos são inspirados em técnica desenvolvida pelo bonequeiro russo Vladimir Zhakarov, que une a robótica a técnicas centenares de animação de figuras. Público adulto.
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Público Adulto
Dia 21 de setembro às 20h30
Livre
Dia 23 de setembro às 11h
 

Mulheres

Mulheres
Com Grupo Trecos e Cacarecos
Em cena duas mulheres, objetos do ritual cotidiano feminino e um acordo íntimo com a platéia. O teatro de objetos é utilizado para ilustrar a narrativa de forma casual, fazendo com que cada ação das atrizes se relacione poeticamente com o que está sendo dito e com os objetos prosaicos que conduzem o espectador à curiosidade da próxima palavra, à curiosidade do próximo movimento. Público adulto.

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 28 de setembro às 20h30

O pacto

O pacto
Com Cia. Naturalis. Autor: Rodrigo Giacomin. Dir: Poliana Pitteri. Elenco: Felipe Michelini, Lucas Andrade, Maressa Carvalho, Rodrigo Giacomin, Valmir PS e outros.
Uma família negra má influenciada por pessoas brancas. Preconceito, homossexualidade e incesto. A peça oscila entre o passado de 1950, em que Lígia é jovem, com flashes do presente em que a personagem madura cria seu filho sozinha. Em meio a relações conturbadas surge um pacto.
Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 29 de setembro às 19h

Folia de Boi

Folia de boi
Com Grupo Trecos e Cacarecos
Uma divertida montagem que une gerações através da música e da tradicional história do Boi Bumbá. Para que seu filho não nasça com cara de boi, o vaqueiro Mateus precisa satisfazer o desejo de sua amada, Catirina, que quer comer a língua do boi do coronel. Com o boi “mortinho da Silva”, Mateus tem que prestar contas ao coronel. E assim começa sua saga para ressuscitar o boi, recorrendo a vários segmentos religiosos e medicinais. Livre.
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 30 de setembro às 11h