Saraus

Programação de abril de 2012

Literatura Periférica: Veia e Ventania nas bibliotecas de São Paulo

Literatura Periferica

A Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas convida alguns dos saraus mais reconhecidos da cidade para atividades nas Bibliotecas Públicas. Venha assistir e participar.

Sarau do Binho
Biblioteca Marcos Rey
Dia 27 de abril às 13h

Sarau da Vila Fundão
Biblioteca Helena Silveira
Dia 24 de abril às 14h

Sarau da Poesia Maloqueirista*
Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 14 de abril às 14h

Sarau Elo da Corrente
Biblioteca Brito Broca
Dia 26 de abril às 19h

Sarau da Brasa
Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 14 de abril às 14h

Sarau da Brasa
Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 14 de abril às 14h

Sarau Arte Maloqueira

Biblioteca Cora Coralina
Dia 14 de abril às 17h

Sarau dos Mesquiteiros
Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 14 de abril às 14h

Sarau Margianaliaria
Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 7 de abril às 14h

Sarau Zap

*Workshop de abertura: Sarau da Poesia Maloqueirista
Roberta Estrela D`Alva, membro fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e do coletivo 3 de Fevereiro, é atriz-MC, diretora, diretora musical, MC, roteirista e dramaturga. É mestre de cerimônias do ZAP! Zona Autônoma da Palavra, primeiro “Slam” (campeonato de poesia) brasileiro. Logo após, a Poesia Maloqueirista começa o sarau.
Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 14 de abril às 14h


Sarau Fantastico

Sarau Fantástico

Organizado por Silvio Alexandre, criador do Fantasticon.
Um espaço para discussão sobre a produção do fantástico brasileiro.  A iniciativa pretende ampliar as informações, repercutir as idéias, enriquecer o debate e incentivar o estudo sobre este gênero para todos os leitores, escritores e editoras que publicam livros do gênero em língua portuguesa.

Sarau Fantástico Steampunk
Neste primeiro encontro, o tema do evento será o Steampunk, um movimento cultural engajado e multimedia, cuja característica é uma abordagem fantasiosa da estética do Século XIX, através de qualquer forma de expressão, em uma realidade alternativa onde as conquistas científicas e tecnológicas da Belle Époque teriam alcançado sucesso, ou seja, a tecnologia não é feita através da eletricidade, mas movida a vapor. Neste gênero, explora-se ao máximo o apelo nostálgico do vestuário e da estética vitoriana, abusando-se de rebites, caldeiras, espartilhos e cartolas, bem como a aparência exótica de máquinas com cilindros de latão e engrenagens à mostra. No Sarau, haverá o lançamento do romance "A Máquina Diferencial", marco do gênero steampunk escrito por William Gibson & Bruce Sterling, que acaba de ganhar a primeira versão em português.
 
Teremos a presença da historiadora e escritora Ana Cristina Rodrigues, da Biblioteca Nacional, que irá falar sobre os costumes, tecnologia e cultura do século XIX, com destaque para a Era Vitoriana, e do professor Carlos Alberto Machado, do Conselho Steampunk - Loja Paraná, que  irá explicar o que é o movimento steampunk e seu crescimento no Brasil. Além disso, o público terá a oportunidade de apresentar leituras de seus autores preferidos ou de sua própria autoria.
Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 21 de abril às 17h30


Sarau do Ricardo ao Assumpção
Levando o nome de dois poetas brasileiros, Cassiano Ricardo e Itamar Assumpção, o sarau tem como objetivo abrir o espaço da Biblioteca para torná-la mais agradável ao leitor. Os participantes serão convidados a escolher poemas, crônicas e outros textos para recitar ou ler. Haverá também apresentações musicais e performances. As obras deste mês serão de Manuel Bandeira e Heitor Villa-Lobos.
Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 19 de abril às 14h

Sarau Líteromusical da Zona Norte
Com Tereza Rocha e Maria Marta Vavassori
Evento cultural que todo seleciona um tema ou homenageia um escritor, permitindo que os participantes conheçam um pouco mais sobre o assunto e entrem em contato com as obras literárias que a biblioteca possui no acervo. O autor homenageado em abril será Gilberto Freire. Livre.
Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 27 de abril às 14h