ACESSIBILIDADE - DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva nas Bibliotecas Públicas

Deficiência auditiva - Acervo
Todas as Bibliotecas Públicas possuem um pequeno acervo de livros para e/ou sobre pessoas com deficiência auditiva. Este acervo é disponibilizado para consulta e empréstimo. Para busca de títulos no Catálogo Online do Sistema de Bibliotecas, selecione Pesquisa Palavra e na opção Pesquisar por clique em Assunto e digite surdos para recuperar os livros.
Veja algumas obras selecionadas sobre o assunto.

Central de Interpretação de Libras - CIL
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência realiza a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo. 
Atendimento de segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 9h às 17h, na Rua Líbero Badaró, 425  Centro. Para outras informações escreva para e-mail contato.cil@prefeitura.sp.gov.brModalidades de Atendimento:

Online - os munícipes com deficiência auditiva poderão fazer download do aplicativo por meio da “CIL – SMPED”, disponível gratuitamente para celulares e tabletes Android ou IOS e computadores, via website. Quando acionado, o serviço faz a mediação entre surdo e intérprete.

Presencial - De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 17h. As solicitações e agendamentos poderão ser feitas pessoalmente ou por telefone e WhatsApp pelo (11) 96470- 4414. Já o atendimento presencial e in loco são realizados das 9h às 17h pelo e-mail agendamentocil@prefeitura.sp.gov.br ou contato.cil@prefeitura.sp.gov.br

 

Assistente de libras-  tradução  texto  e  voz  para  a  Língua  Brasileira  de  Sinais em 3D

Portal da Prefeitura - Website do Sistema Municipal de Bibliotecas
A oferta de acessibilidade nos sites do município de São Paulo é uma das iniciativas previstas pelo Pacto Global sobre Cidades Inclusivas e Acessíveis, do qual a capital paulista é signatária. O acompanhamento dos compromissos estabelecidos no Pacto é feito pela Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência. Alinhado a essas iniciativas, o Website do Sistema Municipal de Biblioteca promove o acesso às suas homepages para pessoas cegas, ou com baixa visão, por meio do recurso de audiodescrição, e para pessoas com deficiência auditiva, por meio do recurso de tradução automática de texto e voz para a Língua Brasileira de Sinais (parceria com o aplicativo Hand Talk que conta com um intérprete 3D: Hugo).

Programação cultural nas bibliotecas
A Supervisão de Programas e Projetos de CSMB contrata, ao longo do ano, programações cuja experiência é voltada para o público com diferentes deficiências, tais como a visual e/ou auditiva. Numa parceria com SMC, a SMPED oferece tradutor de libras para as programações realizadas pela Supervisão de Programas e Projetos, procurando assim oferecer programação cultural a todos os públicos.

As Bibliotecas Públicas participam de uma das ações do Programa São Paulo Mais Inclusiva, organizada pelo GMAM – Grupo Municipal de Articulação e Monitoramento que é o Setembro Mais Inclusivo, com uma série de atividades inclusivas em esporte, música, artes e cultura em geral. Neste período as bibliotecas oferecem atividades como contação de histórias em Libras, oficinas, teatro, coral de Libras, entre outras.

Veja o Diagnóstico das Condições de Acessibilidade nas Bibliotecas da CSMB em 2019.