ACESSIBILIDADE - DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva nas Bibliotecas Públicas

Programação nas bibliotecas
A Divisão de Programas e Projetos da Coordenadoria do Sistema Municipal de Biblioteca contrata, ao longo do ano, programações voltadas para o público com deficiência auditiva, procurando assim oferecer serviços de excelência na mediação de leitura e na oferta de programação cultural a todos os públicos, sem distinção.

As Bibliotecas Públicas participam de uma das ações do Programa São Paulo Mais Inclusiva, organizada pelo GMAM – Grupo Municipal de Articulação e Monitoramento que é o Setembro Mais Inclusivo, com uma série de atividades inclusivas em esporte, música, artes e cultura em geral. Neste período as bibliotecas oferecem atividades como contação de histórias em Libras, oficinas, teatro, coral de Libras, entre outras.

Biblioteca de Culturas Surdas - Centro Cultural São Paulo
Mais do que um espaço "para surdos", BiCus - Biblioteca de Culturas Surdas do Centro Cultural São Paulo se caracteriza por um serviço de atendimento da funcionária surda bilíngue Lara Gomes a usuários da libras, membros da comunidade surda e pessoas interessadas no tema. Além de obras da área de Estudos Surdos, também conta com eventos, exposições e intervenções "surdas".
Facebook da biblioteca.


Deficiência auditiva - Acervo

Todas as Bibliotecas Públicas possuem um pequeno acervo de livros para e/ou sobre pessoas com deficiência auditiva. Este acervo é disponibilizado para consulta e empréstimo. Para busca de títulos no Catálogo Online do Sistema de Bibliotecas, selecione Pesquisa Palavra e na opção Pesquisar por clique em Assunto e digite surdos para recuperar os livros.
Veja algumas obras selecionadas sobre o assunto.

Central de Interpretação de Libras - CIL

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida realiza a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos no atendimento em serviço público instalado na cidade de São Paulo. Desde março de 2017 o serviço está temporariamente somente com atendimento presencial, realizado de segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 9h às 17h, na Rua Líbero Badaró, 425 – Térreo – Centro. Para outras informações escreva para e-mail
contato.cil@prefeitura.sp.gov.br.

Veja o Diagnóstico das Condições de Acessibilidade nas Bibliotecas da CSMB em 2017.