Artur Henrique participa da abertura da Conferência de Trabalho Decente e Cooperação Internacional

 

Por: Solange Borges

Na tarde desta quarta-feira, 16, foi aberta a 1ª Conferência de Trabalho Decente e Cooperação Internacional, que vai até amanhã, 17, na sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT). Os dois dias de atividades debaterão a promoção do Trabalho Decente no Brasil e no mundo. O encontro faz parte do Projeto Multiplicando o Trabalho Decente – Vida Decente, parceria da UGT com as demais centrais sindicais e Organizações da Sociedade Civil de cinco países europeus (Áustria, Bulgária, Lituânia, Polônia e Romênia).

No ato de abertura estiveram presentes o presidente da UGT, Ricardo Patah, os secretários municipais do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique e de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy, entre outras autoridades.

Artur pontuou durante sua exposição que qualquer debate que venha discutir um modelo de desenvolvimento, seja para uma cidade ou um país, deve ter como foco a centralidade no trabalho decente. “Não podemos permitir que se faça no Brasil uma cruzada para atacar os direitos dos trabalhadores. Há uma corrente em nosso país que não perde a oportunidade de falar em flexibilização dos direitos trabalhistas e até em redução do salário mínimo para melhorar a economia e a produtividade. Não podemos concordar com isso”.

O secretário ainda destacou que iniciativas como as do prefeito Fernando Haddad que hoje anunciou a portaria que determina que todas as operadoras do transporte público municipal reservem, pelo menos, 30% de suas vagas no quadro de trabalho para mulheres, mostram que a gestão está alinhada com a valorização dos trabalhadores. “É uma iniciativa importante e precisamos batalhar para que mais empresas façam ações semelhantes, sem esquecer que não basta só contratar mulheres, mas pagar salários iguais quando exercem o mesmo cargo e dar oportunidades para cargos de comando”, complementa.

 

 

 

Siga a SDTE nas redes