Curso do São Paulo Confia contribui para queda de 70% da mortalidade de novos empreendimentos


Por: Regina Ramalho (Semdet)

A Academia de Microfinanças do banco de microcrédito São Paulo Confia está com 900 vagas abertas para o "Curso básico de empreendedorismo", com turmas iniciando dias 18, 25 e 28 deste mês. Fornecido gratuitamente desde dezembro de 2011, o curso já atendeu mais de 3 mil empreendedores e está contribuindo para evitar a falência de cerca de 70% dos novos negócios, clientes do banco. Para as próximas turmas, já estão abertas as inscrições. O curso tem carga horária de 12h, dividida em quatro encontros de três horas cada. No período matutino, as aulas vão das 9h ao meio-dia, vespertino das 14h às 17h e noturno das 19h às 22h. Todos os participantes recebem certificado.

Segundo o coordenador pedagógico da Academia de Microfinanças do São Paulo Confia, Wanderley Rodrigues Jr, o curso vem sendo a tábua de salvação dos microempreendedores. "O curso é uma das principais ferramentas para o baixo índice de mortalidade de novos empreendimentos, pois as pessoas embarcam em um sonho, mas não sabem administrar seu próprio negócio, nem suas finanças e, com isso, vêm a falir, voltando a situação de desempregado", explica Rodrigues Jr.

As aulas são ministradas por ex-agentes de crédito do São Paulo Confia, capacitados para atuarem como orientadores de crédito. A cada encontro, os empreendedores trabalham um tema diferente que vai contribuir para a manutenção, ampliação e sucesso de seu negócio.

No primeiro encontro, o foco é "Como controlar o seu dinheiro". Durante essa aula, os empreendedores aprendem a não misturar as finanças, o que é dinheiro do negócio e o que é o dinheiro da família. Na segunda aula, o tema é "Técnicas de vendas e formação de preço". Neste dia, aprende-se a apresentação dos produtos e serviços, noções básicas de marketing, trato com os clientes e a formação de preço justo, pois, segundo informações da Academia de Microfinanças, os participantes muitas vezes cobram preços inferiores ao que valem seus produtos e serviços.

No terceiro dia de curso fala-se sobre "Técnicas de Compras": saber comprar, adquirir as mercadorias em conjunto para diminuir o preço, avaliar a real necessidade e o melhor momento das compras. No último encontro são esclarecidas as dúvidas com relação à legislação do MEI, redução de taxas, emissão de notas fiscais, contratação de funcionários, atividades abrigadas pela legislação e assessoria gratuita para a formalização do MEI.

O interessado em participar do curso, basta ligar para o São Paulo Confia no telefone 2797-7300 e fazer a inscrição numa unidade do banco mais próxima de sua residência.