Prefeitura promove 1ª Feira do Trabalho, com mais de 20 serviços

A Prefeitura de São Paulo promove até domingo (1º de maio), no Vale do Anhangabaú, a 1ª Feira do Trabalho. O evento visa a integrar serviços públicos e privados voltados à intermediação de mão-de-obra e capacitação profissional. Ao lançar o espaço na manhã desta segunda-feira (25/4), o prefeito de São Paulo destacou que a feira oferece mais de 20 programas à população.

“Essa feira homenageia o trabalhador. Ela reflete o quanto é importante para a Cidade esse processo desenvolvido pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (SEMDET), do Microempreendedor Individual (SEMEI), de Assistência Social (SMADS) e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SEMPED). Temos aqui uma série de serviços que estão sendo disponibilizados à população. É mais uma oportunidade de orientar aqueles que buscam emprego”, afirmou o prefeito.

Instalada em frente da sede dos Correios, no Vale do Anhangabaú, a Feira terá o CAT Itinerante - Tenda do Trabalhador, seis CAT Móveis, quatro tendas auxiliares e uma unidade do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). “Esse espaço é mais uma manifestação da Prefeitura no sentido de oferecer uma gama de serviços ao trabalhador paulistano: intermediação de mão de obra, capacitação, preparação para o mercado de trabalho, negociação de débitos, entre outros”, enumerou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

O prefeito lançou também a Semana de Formalização do Microempreendedor Individual (MEI) e o portal do MEI da Secretaria Especial do Microempreendedor Individual (SEMEI). “Através do site do MEI, as pessoas podem ter a orientação adequada para se encaminhar e se legalizar. Dessa forma, elas terão sua própria dignidade intensificada”, disse o prefeito.

O secretário especial do Microempreendedor Individual, Natanael Miranda, mencionou a praticidade da página eletrônica. “Esse é um novo canal de informação da Prefeitura. O microempreendedor individual é uma pessoa simples que às vezes não tem acesso à informação. Por isso, buscamos facilitar a vida dele para fazer a formalização”, contou. O portal do MEI é http://www.prefeitura.sp.gov.br/mei.

A previsão é que passem pelos estandes cerca de 500 pessoas por dia. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h, e no domingo, dia 1º de maio, Dia do Trabalho, das 8h às 13h.

Serviços

As pessoas desempregadas poderão fazer cadastro e verificar oportunidades de emprego no CAT, tirar a primeira ou segunda via da Carteira Profissional e esclarecer dúvidas sobre currículos e processos seletivos com técnicos especialistas do Programa Orientação para o Trabalho. Poderão dar entrada ainda no Seguro-Desemprego e até agendar uma reunião de Conciliação Extraprocessual de dívidas.

Para as pessoas com deficiência e empregadores em busca de profissionais com esse perfil, estarão disponíveis técnicos do Programa Inclusão Eficiente, da SEMDET. A SEMPED irá tirar as dúvidas das pessoas e das empresas sobre a Lei de Cotas.

Uma unidade móvel do Sebrae dará orientações às pequenas, médias e grandes empresas, enquanto que no espaço do Senac o trabalhador poderá fazer inscrições para cursos gratuitos. Na área de empreendedorismo, Agentes de Formalização da SEMEI farão o cadastramento gratuito e esclarecerão as dúvidas sobre a adesão à Lei. O São Paulo Confia fornecerá orientação sobre microcrédito solidário

Já a SMADS realizará triagem de pessoas interessadas em participar do Bolsa Família, Renda Mínima, Renda Cidadã e Ação Jovem. Quem tem dúvida sobre benefícios da Previdência Social terá oportunidade de ser esclarecido por técnicos do INSS- Instituto Nacional de Seguro Social.


 fonte: Secom