Sempla realiza o III Encontro Anual de Melhores Práticas do Programa Gestão de Equipes (GEq)

A Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla) realizou, dia 4 de agosto, na Escola de Formação do Servidor Público Municipal, o III Encontro Anual do Programa Gestão de Equipes (GEq). O auditório da Escola foi tomado por um clima de festiva confraternização entre instrutores e gestores, com exposição de depoimentos e testemunhos de resultados práticos obtidos pelos ex-alunos em suas carreiras no serviço público.

O Programa, iniciado em agosto de 2011, completou, em maio último, um total de 40 turmas, com a capacitação de 1.824 servidores das mais diversas unidades da administração pública municipal, em secretarias, subprefeituras e, eventualmente, de órgãos da Administração Indireta. A condição principal para que os funcionários sejam selecionados é que sejam ocupantes de cargo de chefia ou exerçam função gerencial, aí incluindo os efetivos, os admitidos ou os comissionados.

O GEq é um programa de capacitação gerencial permanente, composto por oito módulos, com total de 80 horas de carga horária. O objetivo é divulgar conhecimentos, desenvolver habilidades e incorporar atitudes e valores nas práticas gerenciais relacionadas à gestão de equipes. Para tanto, busca-se desenvolver habilidades junto aos participantes, estimulando a reflexão sobre o papel do gerente e o trabalho em equipe, de forma a buscar resultados de excelência nos projetos realizados pela Prefeitura. Outra preocupação é fornecer subsídios para o gerenciamento do desempenho profissional dos participantes.

Um indicador utilizado pela Cogep para avaliar o nível de aproveitamento do Programa GEq é a média de conclusão dos oito módulos do programa, de 93%. Além disso, a avaliação feita pelos alunos indicou o nível “excelente” em 70,7% e o nível “bom” em 26,8%, o que totaliza uma aprovação de 97,5%.

Até o dia 08 de agosto estão sendo feitas as indicações, por meio das Unidades de Recursos Humanos das unidades administrativas, para a turma 41 Módulo 1 do Programa GEq. A programação deste ano prevê que, até dezembro, esteja em formação a turma 60. A divisão por módulos do Programa obedece aos seguintes critérios: Módulo 1 – Gestão por Competências; Módulo 2 – Competências Gerenciais; Módulo 3 – Formação de Multiplicadores; Módulo 4 – Aplicação de Dinâmicas de Grupo; Módulo 5 – Negociação de Conflitos; Módulo 6 – Sustentabilidade; Módulo 7 - Inteligência Emocional Corporativa; e Módulo 8 – Tomada de Decisão Gerencial.

Mais informações em www.prefeitura.sp.gov.br/geq.

 

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão - Sempla