Há 50 anos, o Golpe

Secretaria Municipal de Cultura lembra os 50 anos do golpe civil-militar, apresentando uma programação especial que inclui shows musicais, peças de teatro, mostras de cinema e debates.


"Terra em Transe", de Glauber Rocha, integra programação
da mostra "A Luta é Contínua: 50 anos do golpe"

Por Gabriel Fabri


31 de março de 1964. Essa é a data em que a democracia brasileira foi violada pelas Forças Armadas que, com apoio de setores da sociedade civil e do Congresso Nacional, instaurou a ditadura militar no Brasil. Cinco décadas depois, é hora de relembrar as lutas e as mazelas que marcaram os 21 anos em que o país viveu sob o comando de um governo ditatorial, assim como as conjunturas que proporcionaram o golpe de Estado.

Para dar conta da complexidade do período histórico, cujas heranças são sentidas até hoje, equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura lembram os 50 anos do golpe, apresentando uma programação especial que inclui shows musicais, peças de teatro, mostras de cinema e debates.

Apresentações musicais
No Centro Cultural São Paulo (CCSP), uma série de apresentações musicais é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Entre os shows programados estão “Do silêncio ao grito!”, que resgata músicas que fizeram parte da resistência ao regime militar (veja destaque); Tom Zé, interpretando, entre outras canções, algumas do polêmico disco de 1973, “Todos os olhos” (veja destaque); e “Eu quero é botar meu bloco na rua” (veja destaque), homenagem ao controvertido compositor capixaba Sérgio Sampaio, na voz dos jovens músicos Gustavo Galo, Juliano Gauche e Tatá Aeroplano. Também no CCSP, o Coral Paulistano revisita a vanguarda dos anos 1940 a 1960 e a Discoteca Oneyda Alvarenga separou uma seleção de 50 canções que dialogam com o tempo da ditadura militar para serem ouvidas nas Paradas Sonoras (equipamentos de som distribuídos pelo edifício) ou pelo site www.centrocultural.sp.gov.br. Na zona leste, a Biblioteca Pública Cassiano Ricardo –temática em música– é palco para a palestra-show “Apesar de você amanhã há de ser outro dia”, com a cantora Anita Deixler e o tecladista Beto Nascimento, e para a apresentação da Banda da Guarda Civil Metropolitana.

Teatro de dança
Entre os espetáculos teatrais, “Os filhos da dita”, do grupo Arlequins, é encenado nas Bibliotecas Públicas Cora Carolina (zona leste) e Afonso Schmidt (zona norte). No Centro Cultural São Paulo (CCSP), cinco peças são apresentadas, entre elas, “Revolução”, do Club Noir, que retrata o ambiente político em que se inseriu o golpe; e “Três movimentos”, da Cia. Ocamorana, que foca três períodos da história recente: os anos 1970, os 1990 e a atualidade, proporcionando o debate sobre as continuidades do regime militar e o cenário político atual. Também no CCSP, será encenado o espetáculo de dança “Sobre expectativas e promessas”, de Alejandro Ahmed, coreógrafo e diretor do Grupo Cena 11, de Florianópolis (SC).

Debates e encontros
Não faltam oportunidades para discutir o contexto da ditadura e suas consequências. A Biblioteca Mário de Andrade promove uma palestra com o escritor Bernardo Kucinski sobre o tema “50 anos do Golpe, repressão dos trabalhadores e seus sindicatos”. O Centro Cultural São Paulo organiza a mesa-redonda “O imaginário dos 50 anos do Golpe”, que reúne o dramaturgo Aimar Labaki, o compositor Jorge Mautner e os fundadores do Ballet Stagium, Marika Gidali e Décio Otero (veja destaque). Na Biblioteca Pública Prefeito Prestes Maia (zona sul), a arquiteta e urbanista Mariana Fix ministra a palestra “Cidade e ditadura”; na Monteiro Lobato (centro), o professor Marcos Tarcísio Florindo discorre sobre a repressão política e social no Brasil; e nas Bibliotecas Anne Frank (zona oeste) e Carlos Marighella, no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (zona leste), ocorrem os encontros “Narrativas da ditadura”, que reúnem relatos de quem militou ou simplesmente acompanhou a fase da ditadura no país.

Exposição e cinema
O Piso Flavio de Carvalho, do Centro Cultural São Paulo (CCSP), recebe a exposição “Fora do sistema” (veja destaque), que exibe obras e documentos representativos da criativa produção artística em São Paulo, entre os anos 1970 e 1980. A Biblioteca Pública Nuto Sant’Anna (zona norte) separou livros de seu acervo e os reuniu na mostra bibliográfica “50 anos da ditadura militar no Brasil”.

Para os cinéfilos, cinco mostras são exibidas. No Cine Olido: “Marcas da memória” e “Golpe de 1964 - 50 anos”. A primeira reúne documentários brasileiros sobre a luta pela reparação das violações cometidas durante o regime militar (veja destaque); a segunda é focada em pessoas que, quando jovens, vivenciaram a ditadura. No CCSP, clássicos como “Terra em transe”, de Glauber Rocha, e “Eles não usam black-tie”, de Leon Hirszman, compõem a programação de “O Imaginário dos 50 anos do Golpe”.

Nas bibliotecas públicas, o especial “A luta é contínua” expande os exemplos de totalitarismo, reunindo obras de ficção, como, por exemplo, “1984”, de Michael Radford, além de filmes que relatam ditaduras que aconteceram em outros países, com destaque para a trilogia “A batalha do Chile”, de Patricio Guzman. Longas-metragens que, de alguma forma, sofreram a intervenção de censores estão na mostra “Censurados, mutilados e proibidos”.


PROGRAMAÇÃO 50 ANOS DO GOLPE
| Esta programação está agrupada por equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura.
BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE
CENTRO | GRÁTIS

Encontros

DEMOCRACIA NA HISTÓRIA, 50 ANOS DO GOLPE
Debate entre Paulo Arantes, Milton Pinheiro e José Quartim de Moraes.
O encontro está inserido na programação da Primavera dos Livros, que ocorre entre dias 10 e 13 na BMA.
| Auditório. Dia 10, 19h

50 ANOS DO GOLPE, REPRESSÃO DOS TRABALHADORES E SEUS SINDICATOS
Palestra com o escritor Bernardo Kucinski.
O encontro está inserido na programação da Primavera dos Livros, que ocorre entre dias 10 e 13 na BMA.
| Praça Dom José Gaspar (atrás da Biblioteca Mário de Andrade). Centro. Dia 13, 18h

BIBLIOTECAS PÚBLICAS
| GRÁTIS

A programação preparada pelas bibliotecas públicas (BP) tem como mote: “A luta não acabou. A luta continua. A luta é contínua”.

Cinema

CENSURADOS, MUTILADOS E PROIBIDOS
| DE 4 A 28

Seleção de filmes que sofreram a interferência de censores durante o regime militar.
| Os filmes são exibidos em DVD.

CABRA MARCADO PARA MORRER
(Brasil, 1985, 120 min). Dir.: Eduardo Coutinho. +12 anos.
Neste documentário, Elizabeth Teixeira conta como foram as filmagens e como aconteceu a morte de seu marido, João Pedro, um dos líderes da liga camponesa em defesa dos moradores de Sapé, na Paraíba, e da Galileia, em Pernambuco.
| BP Roberto Santos. Dia 4, 16h

ELES NÃO USAM BLACK-TIE
(Brasil, 1981, 120 min). Dir.: Leon Hirszman. Com Gianfrancesco Guarnieri, Fernanda Montenegro, Carlos Alberto Riccelli e outros. +14 anos.
Preocupado com seu casamento e temendo perder o emprego, rapaz decide furar o movimento grevista metalúrgico, entrando em conflito com o pai.
| BP Adelpha Figueiredo. Zona Leste. Dia 4, 16h
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 19, 17h
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 25, 16h

A FALECIDA
(Brasil, 1965, 96 min). Dir.: Leon Hirszman. Com Fernanda Montenegro, Ivan Candido, Nelson Xavier e outros. +14 anos.
Mulher obcecada pela ideia da morte sonha em ter um enterro de luxo para compensar a vida simples no subúrbio do Rio de Janeiro e provocar inveja na prima. Antes de morrer, ela deixa para seu marido a tarefa de pedir dinheiro a um misterioso homem rico e, assim, concretizar seu desejo.
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 4, 19h
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 26, 15h

BANG BANG
(Brasil, 1970, 85 min). Dir.: Andrea Tonacci. Com Paulo César Pereio, Jura Otero, Abrão Farc e outros.
Ator não consegue distinguir a realidade pessoal e a ficção de seu personagem. Enquanto busca sair dessa situação, inicia romance com uma bailarina espanhola, enfrenta bandidos e discute com um motorista de táxi.
BLA BLA BLA
(Brasil, 1968, 26 min). Dir.: Andrea Tonacci. Com Paulo Gracindo, Nelson Xavier, Irma Alvarez e outros.
Ditador faz uma patética confissão antes de ser tirado do ar.
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 6, 16h
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 25, 17h
| Exibições seguidas. +12 anos. 111 min

MACUNAÍMA
(Brasil, 1969, 105 min). Dir.: Joaquim Pedro de Andrade. Com Grande Otelo, Paulo José, Dina Sfat e outros. +14 anos.
História do personagem criado por Mário de Andrade, Macunaíma, herói sem caráter que se envolve em diversas situações em busca de um talismã mágico.
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 6, 18h 
| BP Paulo Setúbal. Zona Leste. Dia 7, 16h
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 25, 15h 

METEORANGO KID - O HERÓI INTERGALÁTICO
(Brasil, 1969, 80 min). Dir.: André Luiz Oliveira. Com Antônio Luis Martins, Milton Gaúcho, Nilda Spencer e outros. +12 anos.
O filme narra as aventuras de um universitário no dia do seu aniversário, deixando um rastro de inconformismo e um convite à rebelião contra a ditadura militar e a moral retrógrada de uma sociedade passiva e hipócrita.
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 11, 16h

OS MONSTROS DE BABALOO
(Brasil, 1971, 95 min). Dir.: Elyseu Visconti. Com Helena Ignez, Wilza Carla, Zezé Macedo e outros. +12 anos.
O filme constrói uma metáfora selvagem da classe média brasileira durante o regime militar, debochando do moralismo da época.
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 11, 19h 

O HOMEM NU
(Brasil, 1968, 112 min). Dir.: Roberto Santos. Com Paulo José, Leila Diniz, Esmeralda Barros e outros.
Um folclorista, depois de uma farra com amigos, fica trancado nu do lado de fora de um apartamento e tem de enfrentar o falso moralismo da população carioca.
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 13, 16h 
| BP Paulo Setúbal. Zona Leste. Dia 28, 16h 

IRACEMA, UMA TRANSA AMAZÔNICA
(Brasil, 1975, 95 min). Dir.: Jorge Bodanzky e Orlando Senna. Com Paulo Cesar Pereio, Edna de Cássia, Conceição Senna e outros. +16 anos.
Alternando documentário e ficção, o filme narra a história da jovem Iracema e do motorista Tião Brasil Grande em plena construção da rodovia Transamazônica, com seus desmatamentos, trabalho escravo e prostituição infantil.
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 13, 18h 
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 26, 17h

ESTA NOITE ENCARNAREI NO TEU CADÁVER
(Brasil, 1967, 107 min). Dir.: José Mojica Marins. Com José Mojica Marins, Tina Wohlers, Antônio Fracari e outros. +16 anos.
O personagem Zé do Caixão retorna nesta saga depois de sobreviver ao ataque sofrido em “À meia-noite levarei sua alma”. Neste filme, a antiga busca pela mãe ideal para gerar seu filho continua. Ao raptar seis moças com a intenção de descobrir qual é a mais corajosa por meio de torturas, mata uma grávida, o que lhe causa enorme remorso.
| BP Paulo Setúbal. Zona Leste. Dia 14, 16h 
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 27, 16h 
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 27, 17h

A MARGEM
(Brasil, 1967, 96 min). Dir.: Ozualdo Candeias. Com Mário Benvenutti, Valéria Vidal, Bentinho e outros. +14 anos.
Inspirado em acontecimentos reais publicados em jornais populares, o filme aborda o dia a dia da população pobre que vive às margens do Rio Tietê, sob o ponto de vista de quatro personagens que observam uma mítica mulher numa canoa.
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 19, 15h
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 27, 18h

O BANDIDO DA LUZ VERMELHA
(Brasil, 1968, 92 min). Dir.: Rogério Sganzerla. Com Paulo Villaça, Helena Ignez, Sérgio Hingst e outros. +16 anos.
Conhecido como Bandido da Luz Vermelha por usar uma lanterna, assaltante de mansões em São Paulo planeja roubos com fugas mirabolantes, relaciona-se com suas vítimas, engana a polícia e conhece uma provocante prostituta da Boca do Lixo.
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 25, 19h

A LUTA É CONTÍNUA
| DE 11 A 29

Após as sessões, convidados participam de bate-papo.
| Os filmes são exibidos em DVD.

METEORANGO KID - O HERÓI INTERGALÁTICO E CONVERSA COM ANÍZIO BATISTA
(Brasil, 1969, 80 min). Dir.: André Luiz Oliveira. Com Antonio Luiz Martins, Sonia Dias, José Wagner e outros. Livre.
Retrato de uma geração oprimida pela ditadura militar por meio da comemoração de um estudante universitário no dia de seu aniversário. Após a sessão, ocorre uma conversa com Anízio Batista, torneiro vertical e filósofo, um dos que encabeçaram a chapa 1978 da Oposição Metalúrgica e membro da Pastoral Operária. Foi deputado estadual entre 1983 e 1986.
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 11, 16h

CEDO DEMAIS/TARDE DEMAIS E CONVERSA COM PAULO MARTINS
(Trop tôt, trop tard, França/Egito, 1982, 100 min). Dir.: Jean-Marie Straub e Danièle Huillet. Livre.
História das lutas camponesas na França e no Egito. Após a sessão, ocorre uma conversa com Paulo Martins.
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 12, 15h

VLADO - 30 ANOS DEPOIS E CONVERSA COM SEBASTIÃO NETO
(Brasil, 2005, 84 min). Dir. João Batista de Andrade. +14 anos.
Morto em 1975 pela ditadura militar, o jornalista Vladimir Herzog é homenageado neste documentário que mostra desde a infância na Iugoslávia até sua posse como diretor de jornalismo da TV Cultura de São Paulo. Sua morte tornou-se um marco na luta pela redemocratização do país. Após a sessão, ocorre uma conversa com Sebastião Neto, mecânico de precisão, ex-prisioneiro político e membro da Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo e da Executiva Nacional da CUT. Projeto Memória da Oposição Sindical Metalúrgica - SP.
| BIJ Monteiro Lobato. Centro. Dia 29, 15h

A LUTA É CONTÍNUA: 50 ANOS DO GOLPE -
DITAR DURAMENTE O SANGUE DOS OUTROS

| DE 1º A 30

| Os filmes são exibidos em DVD.

MACHUCA
(França/Reino Unido/Espanha/Chile, 2003, 121 min). Dir.: Andrés Wood. Com Manuela Martelli, Aline Küppenheim, Francisco Reyes e outros. +14 anos.
Chile, 1973. Gonzalo Infante e Pedro Machuca são dois garotos de 11 anos que vivem em Santiago na violenta transição de Allende para Pinochet. O primeiro, num bairro chique; o segundo, num humilde povoado ilegal próximo.
| BIJ Monteiro Lobato. Centro. Dia 1º, 15h 
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 19, 16h 

1984
(Nineteen Eighty-Four, Reino Unido, 1984, 113 min). Dir.: Michael Radford. Com John Hurt, Richard Burton, Cyril Cusack e outros. +10 anos.
Em 1984, o Reino Unido está sob regime socialista, controlado com mãos de ferro pelo partido. Telas de TV que servem como olhos do governo são espalhadas por todos os cantos para vigiar o que os cidadãos fazem.
| BP Álvares de Azevedo. Zona Norte. Dia 2, 14h30 
| BP Cora Coralina. Zona Leste. Dia 3, 14h
| BP Pedro Nava. Zona Norte. Dia 3, 14h

O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS
(Brasil, 2006, 103 min). Dir.: Cao Hamburger. Com Michel Joelsas, Caio Blat, Simone Spoladore e outros. +10 anos.
Casal de militantes deixa o filho com o avô para fugir da repressão, prometendo voltar até o fim da Copa do Mundo de 1970. Como o avô morre, o garoto é obrigado a conviver com um judeu no bairro do Bom Retiro e tem contato com alguns militantes.
| BP Cora Coralina. Zona Leste. Dia 3, 10h
| BP Roberto Santos. Zona Sul. Dia 5, 16h
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 6, 15h 
| BIJ Monteiro Lobato. Centro. Dia 15, 15h 
| BP Álvares de Azevedo. Zona Norte. Dia 23, 14h30 

A BATALHA DO CHILE I - A INSURREIÇÃO DA BURGUESIA
(La batalla de Chile I - La insurrección de la burguesía, Chile/França/Venezuela, 1975, 100 min). Dir.: Patricio Guzmán. +12 anos.
No início dos anos 70, a população do Chile testemunha um período de profundas transformações sociais e políticas quando o último presidente democraticamente eleito antes da ditadura militar, Salvador Allende, não consegue abrandar a crise que resulta de seus esforços em implantar um regime socialista.
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 4, 15h 

A BATALHA DO CHILE II - O GOLPE DE ESTADO
(La batalla de Chile II - El golpe de Estado, Chile/Cuba/Finlândia, 1978, 90 min). Dir.: Patricio Guzmán. +12 anos.
Entre março e setembro de 1973, esquerda e direita se enfrentam nas ruas enquanto Salvador Allende tenta um acordo com as forças da Democracia Cristã, mas fracassa.
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 4, 17h 

A BATALHA DO CHILE III - O PODER POPULAR
(La batalla de Chile III - El poder popular, Chile/Cuba/Venezuela, 1980, 82 min). Dir.: Patricio Guzmán. +12 anos.
À margem do caos civil e conchavos governamentais que precederam o golpe militar que derrubou o governo democrático de Salvador Allende, as camadas populares que apoiam o político socialista se organizam e põem em marcha uma série de exemplos de poder popular.
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 5, 15h 

LINHA DE MONTAGEM
(Brasil, 1982, 90 min). Dir.: Renato Tapajós. +14 anos.
No final dos anos 70, surgem várias greves de metalúrgicos na cidade de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo. Neste movimento social, ascende Luiz Inácio da Silva, líder sindical que recebe o apelido de Lula na fábrica em que trabalha e no sindicato que presidiu.
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 5, 17h 

TABU
(França/Portugal/Brasil, 2012, 110 min). Dir.: Miguel Gomes. Com Teresa Madruga, Laura Soveral e Ana Moreira. +12 anos.
Aurora é uma idosa temperamental que divide o andar de um prédio em Lisboa (Portugal) com sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais. Quando Aurora morre, as outras duas passam a conhecer um oculto episódio de seu passado.
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 6, 17h 

O LABIRINTO DO FAUNO
(El Laberinto del Fauno, Espanha/EUA/México, 2006, 112 min). Dir.: Guillermo del Toro. Com Sergi López, Federico Luppi, Ariadna Gil e outros. +16 anos.
A história se passa na Espanha, em 1944, no final da guerra civil. Durante um passeio pelo jardim da mansão na qual vai morar, garota descobre um misterioso labirinto que conduz a um mundo de fantasias e mistério, trazendo mudanças para todos à sua volta.
| BIJ Monteiro Lobato. Centro. Dia 8, 15h

TERRA EM TRANSE
(Brasil, 1967, 107 min). Dir.: Glauber Rocha. Com Jardel Filho, Paulo Autran, Paulo César Pereio e outros. +14 anos.
Num país imaginário, jornalista presencia a disputa pelo poder entre um líder de direita paternalista, um político populista e o dono do império de comunicações.
| BP Álvares de Azevedo. Zona Norte. Dia 9, 14h30 
| BP Cora Coralina. Zona Leste. Dia 10, 14h

VLADO - 30 ANOS DEPOIS
(Brasil, 2005, 84 min). Dir.: João Batista de Andrade. +14 anos.
Morto na prisão em 1975 pela ditadura militar, o jornalista Vladimir Herzog é homenageado neste documentário que mostra desde a infância na Iugoslávia até sua posse como diretor de jornalismo da TV Cultura de São Paulo. Sua morte tornou-se um marco na luta pela redemocratização do país.
| BP Cora Coralina. Zona Leste. Dia 10, 10h
| BP Pedro Nava. Zona Norte. Dia 10, 14h
| BP Adelpha Figueiredo. Zona Leste. Dia 25, 16h
| BIJ Monteiro Lobato. Centro. Dia 29, 15h

TUDO VAI BEM
(Tout va bien, Itália/França, 1972, 95 min). Dir.: Jean-Luc Godard e Jean-Pierre Gorin. Com Jane Fonda, Yves Montand, Vittorio Caprioli e outros. +12 anos.
Durante entrevista em uma fábrica francesa, funcionários declaram greve e prendem a equipe de jornalistas americanos junto com o gerente da instituição.
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 11, 15h 

Anos de Chumbo vol. 1 (sessão de curtas-metragens)
REINO AZUL
(1989, 15 min, animação). Dir.: Eloar Guazelli, José Maia, Lancast Mota e Otto Guerra. 
As atribuições de um tirano que, para fugir do tédio, decide pintar todo seu reino de azul.
UM FILME DE MARCOS MEDEIROS
(Brasil, 1999, 19 min, documentário). Dir.: Ricardo Elias.
A história recente do Brasil por meio da trajetória do líder estudantil e cineasta Marcos Medeiros.
UM TIRO NA ASA
(Brasil, 2005, 16 min). Dir.: Maria Emília de Azevedo.
Sobre o homem pós-ditadura, consumidor lúdico das barbáries impostas pela rede de comunicação.
CLANDESTINOS
(Brasil, 2001, 16 min). Dir.: Patricia Moran.
Sobre o processo de esconde-esconde vivido por estudantes que, no final dos anos 1960, lutaram politicamente pela igualdade social, sendo perseguidos e assassinados.
VALA COMUM
(Brasil, 1994, 30 min). Dir.: João Godoy.
A partir de uma vala comum clandestina encontrada no Cemitério de Perus (São Paulo), um passado mantido oculto emerge.
O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA
(Brasil, 1986, 14 min). Dir.: Jorge Furtado e José Pedro Goulart.
Numa prisão militar, no verão, o negro Dorival quer tomar um banho. Para consegui-lo, tem de enfrentar os guardas.
| Exibições seguidas. Livre. 107 min
| BP Adelpha Figueiredo. Zona Leste. Dia 11, 16h
| BP Álvares de Azevedo. Zona Norte. Dia 16, 14h30 
| BP Cora Coralina. Zona Leste. Dia 17, 14h
| BP Pedro Nava. Zona Norte. Dia 17, 14h

VIDEOGRAMAS DE UMA REVOLUÇÃO
(Videogramme einer revolution, Alemanha, 1992, 106 min). Dir.: Andrei Ujica, Harun Farocki e outros. +12 anos.
A partir de imagens transmitidas pela televisão e do material produzido por cinegrafistas amadores nas ruas da capital romena, o filme reconstitui os eventos que culminaram com a queda e a execução do ditador Nicolau Ceausescu, no outono de 1989, pondo fim ao regime comunista que durou por mais de quatro décadas.
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 11, 17h 

CEDO DEMAIS/TARDE DEMAIS
(Trop Tôt, Trop Tard, França/Egito, 1982, 100 min). Dir.: Jean-Marie Straub e Danièle Huillet. Livre.
História das lutas camponesas na França e no Egito. 
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 12, 15h 

CIDADÃO BOILSEN
(Brasil, 2009, 92 min). Dir.: Chaim Litewski. +12 anos.
O documentário traz à tona as ligações do industrial dinamarquês Henning Albert Boilesen, presidente do grupo Ultragaz, com a ditadura militar.
| BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 13, 17h

QUASE DOIS IRMÃOS
(Brasil/Chile/França, 2004, 102 min). Dir.: Lúcia Murat. Com Flavio Bauraqui, Caco Ciocler, Maria Flor e outros. +16 anos.
O filme mostra a relação entre a classe média e a favela carioca por meio do relacionamento entre dois amigos de infância: um jovem intelectual que foi preso político e hoje é deputado federal e o filho de um sambista que se transformou num dos líderes do Comando Vermelho.
| BP Cora Coralina. Zona Leste. Dia 17, 10h 

O ESPÍRITO DA COLMEIA
(El espíritu de la colmena, Espanha, 1973, 97 min). Dir.: Victor Erice. Com Ana Torrent, Isabel Telleria, Fernando Fernán Gómez e outros. Livre.
A ação se passa em terras rurais da Espanha na década de 40. Após assistirem ao filme “Frankenstein”, duas irmãs passam a acreditar que o estranho personagem pode passar pelo local onde vivem.
| BIJ Monteiro Lobato. Centro. Dia 22, 15h 

A OPINIÃO PÚBLICA
(Brasil, 1967, 115 min). Dir.: Arnaldo Jabor. +14 anos.
Depoimentos da classe média brasileira, logo após o golpe militar de 1964, sobre os que apoiaram esse retrocesso histórico no país.
| BP Cora Coralina. Zona Leste. Dia 24, 10h 

Anos de Chumbo vol. 2 (sessão de curtas-metragens)
FÊNIX
(Brasil, 1980, 12 min). Dir.: Silvio Da-Rin.
Homenagem aos velhos e novos guerreiros que povoaram a cena política brasileira entre o movimento militar de 1964 e a declaração do Ato Institucional nº 5, no final de 1968.
CARTAS DA MÃE
(Brasil, 2000, 30 min). Dir.: Fernando Kinas.
Crônica sobre o Brasil dos últimos 30 anos, contada a partir das cartas que o cartunista Henfil escreveu para sua mãe, além de depoimentos.
VÁRIAS VIDAS DE JOANA
(Brasil, 2009, 9 min). Dir.: Abelardo de Carvalho e Cavi Borges.
Documentário sobre a participação das mulheres na ditadura militar.
MEMÓRIAS FINAIS DA REPÚBLICA DAS FARDAS
(Brasil, 2008, 38 min). Dir.: Gabriel F. Marinho. 
Brasília, 1984. Enquanto o país vivia a euforia das manifestações públicas pelas Diretas Já, a cidade sentia a estranha situação de ser palco de luta e de resistência pela democracia.
| Exibições seguidas. Livre. 87 min
| BP Cora Coralina. Zona Leste. Dia 24, 14h 
| BP Pedro Nava. Zona Norte. Dia 24, 14h 
| BP Álvares de Azevedo. Zona Norte. Dia 30, 14h30 

Encontros

CIDADE E DITADURA
Palestra com a arquiteta e urbanista Mariana Fix.
| BP Prefeito Prestes Maia. Zona Sul. Dia 5, 14h. Grátis

NARRATIVAS DA DITADURA
O encontro tem como objetivo reunir relatos de quem militou, participou ou simplesmente acompanhou a fase da ditadura no país.
| BP Anne Frank. Zona Oeste. Dia 2, 14h 
| Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes - BP Carlos Marighella - Temática em Direitos Humanos. Zona Leste. Dia 5, 14h

REPRESSÃO POLÍTICA E SOCIAL NO BRASIL
Bate-papo com Marcos Tarcísio Florindo (professor de sociologia da Fesp).
| BIJ Monteiro Lobato. Centro. Dia 3, 14h30

Teatro

OS FILHOS DA DITA
Grupo Arlequins. Texto: grupo. Dramaturgia: Éjo de Rocha Miranda e Ana Maria Quintal. Dir.: Sérgio Santiago.
De forma bem-humorada e lírica, o espetáculo propõe uma reflexão sobre os anos de repressão vividos no Brasil após o golpe civil militar de 64 e suas consequências nos dias atuais, na tentativa de iluminar os acontecimentos decorrentes dessa história recente. Ao término do espetáculo, o grupo conversa sobre o tema.
| BP Cora Coralina. Zona Leste. Dia 27, 11h
| BP Afonso Schmidt. Zona Norte. Dia 30, 10h

Música

BANDA DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA E PALESTRA-SHOW
Espetáculo: “Música e ditadura”. Participação: Beto Nascimento (tecladista e compositor) e Anita Deixler (cantora).
“Apesar de você amanhã há de ser outro dia” é o tema da palestra-show que recebe Beto Nascimento e Anita Deixler.
| BP Cassiano Ricardo. Zona Leste. Dia 11, 16h. Grátis

Exposição

50 ANOS DA DITADURA MILITAR NO BRASIL
Exposição de livros sobre as atrocidades da ditadura militar que pertencem ao acervo da biblioteca.
| BP Nuto Sant’Anna. Zona Norte. De 1º a 30. 2ª a 6ª, das 9h às 18h. Sáb., das 9h às 16h. Grátis

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
CENTRO 

Com o título “O imaginário dos 50 anos do Golpe”, o CCSP preparou esta programação especial.

ABERTURA: PODE OUVIR! 50 CANÇÕES CONTRAGOLPE
A Discoteca Oneyda Alvarenga preparou uma seleção de 50 canções produzidas nesse contexto e disponíveis em seu acervo. A programação é transmitida pelas Paradas Sonoras (equipamentos de som distribuídos em diversos espaços do CCSP) e também pode ser acessada pelo site www.centrocultural.sp.gov.br .
| Dia 1º, das 10h às 20h. Grátis

Cinema

O IMAGINÁRIO DOS 50 ANOS DO GOLPE
| SALA DE CINEMA | DE 1º A 13 | R$ 1

PRA FRENTE, BRASIL
(Brasil, 1981, 105 min). Dir.: Roberto Farias. Com Reginaldo Faria, Antônio Fagundes, Natália do Valle e outros.
Em meio à euforia da vitória da seleção na Copa de 70, um pacato cidadão de classe média é confundido com um ativista político, preso e torturado por agentes federais.
| Dia 1º, 17h. Dia 10, 19h30

SERRAS DA DESORDEM
(Brasil, 2006, 135 min). Dir.: Andrea Tonacci.
Após ver seu grupo familiar ser massacrado, índio nômade consegue escapar e viver, durante dez anos, perambulando pelas serras do Brasil central.
| Dia 1º, 19h30. Dia 6, 17h

O PRISIONEIRO DA GRADE DE FERRO
(Brasil, 2003, 123 min). Dir.: Paulo Sacramento.
Um ano antes da desativação da Casa de Detenção do Carandiru, em setembro de 2002, detentos aprendem a utilizar câmeras de vídeo e documentam seu cotidiano.
| Dia 2, 17h. Dia 12, 19h30

O BANDIDO DA LUZ VERMELHA
(Brasil, 1968, 92 min). Dir.: Rogério Sganzerla. Com Paulo Villaça, Helena Ignez, Sérgio Hingst e outros.
Conhecido como Bandido da Luz Vermelha por usar uma lanterna, assaltante de mansões em São Paulo planeja roubos com fugas mirabolantes, relaciona-se com suas vítimas, engana a polícia e conhece uma provocante prostituta da Boca do Lixo.
| Dia 2, 19h30. Dia 11, 17h

O BRAVO GUERREIRO
(Brasil, 1969, 77 min). Dir.: Gustavo Dahl. Com Paulo César Pereio, Mário Lago, Ítalo Rossi e outros.
Para poder fazer algo pela causa pública, jovem deputado da oposição muda de partido e passa a integrar a base do governo, mas enfrenta problemas com um sindicato devido a um projeto de lei de sua autoria.
| Dia 3, 17h. Dia 9, 19h30

SÃO BERNARDO
(Brasil, 1972, 113 min). Dir.: Leon Hirszman. Com Othon Bastos, Isabel Ribeiro, Vanda Lacerda e outros.
Determinado a ascender socialmente, sertanejo humilde faz fortuna como caixeiro-viajante e agiota.
| Dia 3, 19h30. Dia 12, 15h

TERRA EM TRANSE
(Brasil, 1967, 111 min). Dir.: Glauber Rocha. Com Jardel Filho, Paulo Autran, Paulo César Pereio e outros.
Num país imaginário, jornalista presencia a disputa pelo poder entre um líder de direita paternalista, um político populista e o dono do império de comunicações.
| Dia 4, 17h. Dia 6, 15h. Dia 13, 19h30

A CIDADE É UMA SÓ?
(Brasil, 2012, 73 min). Dir.: Adirley Queiróz.
Reflexão sobre os 50 anos de Brasília, tendo como foco a discussão sobre o processo permanente de exclusão territorial e social de uma parcela considerável de sua população e de como essas pessoas restabelecem a ordem social. O ponto de partida é a Campanha de Erradicação de Invasões, que, em 1971, removeu barracos dos arredores da capital.
| Dia 4, 19h30. Dia 12, 17h

IRACEMA, UMA TRANSA AMAZÔNICA
(Brasil, 1975, 90 min). Dir.: Jorge Bodanzky e Orlando Senna. Com Paulo César Pereio, Edna de Cássia, Conceição Senna e outros.
Alternando documentário e ficção, o filme narra a história da jovem Iracema e do motorista Tião Brasil Grande em plena construção da rodovia Transamazônica, com seus desmatamentos, trabalho escravo e prostituição infantil.
| Dia 5, 15h. Dia 9, 17h

ELES NÃO USAM BLACK-TIE
(Brasil, 1981, 120 min). Dir.: Leon Hirszman. Com Gianfrancesco Guarnieri, Fernanda Montenegro, Carlos Alberto Riccelli e outros.
Preocupado com seu casamento e temendo perder o emprego, rapaz decide furar o movimento grevista metalúrgico, entrando em conflito com o pai.
| Dia 5, 17h. Dia 8, 19h30

TERRA ESTRANGEIRA
(Brasil, 1995, 110 min) Dir.: Walter Salles. Com Fernanda Torres, Fernando Alves Pinto, Luis Melo e outros.
Após ser anunciado o Plano Collor, em 1990, rapaz desiludido pela morte da mãe e com a situação do país muda-se para Portugal, aceitando levar na bagagem uma encomenda suspeita. Em Lisboa, conhece uma garçonete brasileira e ambos se vêem envolvidos em uma complicada rede de contrabando.
| Dias 5 e 11, 19h30

À MARGEM DO CONCRETO
(Brasil, 2005, 84 min). Dir.: Evaldo Mocarzel.
O documentário mostra a rotina de pessoas que moram em ocupações urbanas, com suas questões de insegurança e a angústia de quem tem a consciência de estar na ilegalidade e sem moradia.
| Dia 6, 19h30. Dia 10, 17h

ESTA NOITE ENCARNAREI NO TEU CADÁVER
(Brasil, 1967, 109 min). Dir.: José Mojica Marins. Com José Mojica Marins, Roque Rodrigues, Nádia Tell e outros.
O personagem Zé do Caixão retorna nesta saga depois de sobreviver ao ataque sofrido em “À meia-noite levarei sua alma”. Neste filme, a antiga busca pela mãe ideal para gerar seu filho continua. Ao raptar seis moças com a intenção de descobrir qual é a mais corajosa por meio de torturas, mata uma grávida, o que lhe causa enorme remorso.
| Dias 8 e 13, 17h

Teatro

CORINTHIANS, MEU AMOR, SEGUNDO BRAVA COMPANHIA - UMA HOMENAGEM AO TEATRO POPULAR UNIÃO E OLHO VIVO
Brava Companhia.
Originalmente escrita por Idibal Piveta (César Vieira) em 1966, a peça gira em torno do Sport Club Corinthians Paulista e dos trabalhadores torcedores do então “time do povo”. A proposta da Brava é fazer uma festa de denúncia, anunciação, diversão e crítica, homenageando o Teatro Popular União e Olho Vivo.
| Sala Adoniran Barbosa. De 3 a 5, 21h. Dia 6, 20h. Grátis (retirar ingresso, até dois por pessoa, a partir de duas horas antes)

LIBERDADE É POUCO
Grupo Redimunho e convidados. Programação conjunta com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Espetáculo livremente inspirado no texto “Liberdade, liberdade”, de Flávio Rangel e Millôr Fernandes, que foi apresentado na década de 60 pelos grupos Opinião (RJ) e Teatro de Arena (SP). Na atual encenação, um anjo, um mestre de coro e uma mãe, acompanhados de um coro, transitam por espaços e tempos a partir de cenas, narrativas e depoimentos que compõem um pequeno inventário sobre a censura, a tortura e a trajetória dos mortos e desaparecidos durante a ditadura militar.
| Espaços externos do CCSP (itinerante). Dia 1º, 16h. Grátis (não é necessário retirar ingresso)

REVOLUÇÃO
Club Noir.
Análise poética das forças que geraram o Golpe de 1964: seus múltiplos vetores contraditórios e o campo de alta complexidade política que desencadeou a repressão, procurando fazer uma analogia entre aquele período e a conturbada contemporaneidade.
| Sala Jardel Filho. Dias 11 e 13, 21h. Dia 12, 22h. Grátis (retirar ingresso, até dois por pessoa, duas horas antes)

TRÊS MOVIMENTOS
Cia. Ocamorana.
A história recente do Brasil retratada a partir de três recortes: na década de 70, os defensores das utopias políticas em confronto com a ditadura; na década de 90, os que lutaram contra a ditadura na maturidade política e o neoliberalismo como cultura hegemônica no planeta; e, atualmente, como o mundo discute um novo momento.
| Espaço Cênico Ademar Guerra. Dias 11 e 12, 21h. Dia 13, 20h. Grátis (retirar ingresso, até dois por pessoa, a partir de duas horas antes)

UNI-V OCO S
Companhia Les Commediens Tropicales. Parceria: Quarteto à Deriva.
Intervenção que tem como foco os pesadelos provocados por gerações mortas nos vivos e como estes constroem ou destroem suas tradições atuais e futuras.
| Espaços externos do CCSP (itinerante). De 8 a 10, 12h. Grátis (não é necessário retirar ingresso)
 
Música
 
CORAL PAULISTANO
Espetáculo: “Concerto 50 anos do golpe - imagens sonoras”.
O coral revisita a vanguarda dos anos 60 e homenageia os mortos da ditadura.
| Sala Jardel Filho. Dia 1º, 20h30. Grátis (retirar ingresso, até dois por pessoa, a partir das 18h30)

CORAL PAULISTANO
Espetáculo: “Nacionalismos e vanguardas: variações em torno de 1964”.
A trajetória das vanguardas, de 1946 a 1964, e a estreia mundial do oratório digital “A geladeira”, de Paulo Chagas.
| Sala Jardel Filho. Dia 8, 20h30. Grátis (retirar ingresso, até dois por pessoa, a partir das 18h30)
 
EU QUERO É BOTAR MEU BLOCO NA RUA...
Programação conjunta com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Os jovens compositores Gustavo Galo, Juliano Gauche e Tatá Aeroplano homenageiam o capixaba Sérgio Sampaio, considerado uma das figuras mais “malditas” da música popular brasileira, tocando todas as faixas do disco que o consagrou, “Eu quero é botar meu bloco na rua...”, de 1973. 
| Sala Adoniran Barbosa. Dia 10, 20h30. Grátis (retirar ingresso, até dois por pessoa, a partir do dia 9, entre 14h e 20h)

MÚSICA POPULAR BRASILEIRA X DITADURA MILITAR
Show: “Do silêncio ao grito!”. Dir. artística: Rômulo Fróes. Dir. musical: Kiko Dinucci e Rodrigo Campos. Participações especiais: Juçara Marçal, Odair José e Ogi. Performance: coletivo TANQ_ rosa CHOQ, de Paulinho Fluxus. Acompanhamento musical: Curumin (bateria), Thiago França (saxofone) e Fábio Sá (contrabaixo). Programação conjunta com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
| Sala Adoniran Barbosa. Dia 13, 18h. Grátis (retirar ingresso, até dois por pessoa, a partir do dia 9, entre 14h e 20h)

TOM ZÉ
Programação conjunta com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
| Sala Adoniran Barbosa. Dia 12, 19h. Grátis (retirar ingresso, até dois por pessoa, a partir do dia 9, entre 14h e 20h)
 
Dança

ALEJANDRO AHMED
Espetáculo: “Sobre expectativas e promessas”.
Investigação em dança na qual a deliberação e o inevitável propõem a gestão do movimento na tentativa de um encontro com o passado, não o histórico, mas aquele que instaura novas possibilidades de futuro a cada instante.
| Sala Jardel Filho. Dias 4 e 5, 21h. Dia 6, 20h. Grátis (retirar ingresso, até dois por pessoa, a partir de duas horas antes)

Exposição
 
FORA DO SISTEMA
Obras e documentos representativos da produção artística em São Paulo a partir do período de distensão, em meados da década de 70, até o processo de redemocratização nos anos 1980, quando a cena cultural se abre para uma diversidade de tendências e procedimentos criativos.
| Piso Flávio de Carvalho. De 8/4 a 4/5. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis

Encontros
 
O IMAGINÁRIO DOS 50 ANOS DO GOLPE
Com Aimar Labaki (dramaturgo), Jorge Mautner (compositor), Marika Gidali e Décio Otero (coreógrafos do Ballet Stagium). Mediação: Francisco Alambert.
| Sala Adoniran Barbosa. Dia 8, das 18h30 às 20h30. Grátis (não é necessário retirar ingresso)

GALERIA OLIDO
CINE OLIDO | CENTRO | R$ 1

GOLPE DE 1964 - 50 ANOS
| DE 1º A 13

Mostra de cinema que reúne produções do fim dos anos 1960 e outras mais recentes que têm em comum personagens jovens, artistas e intelectuais que vivenciaram a experiência da ditadura.
| Os filmes são exibidos em DVD.

EU ME LEMBRO
(Brasil, 2005, 111 min). Dir.: Edgar Navarro. Com Lucas Valadares, Fernando Neves, Arly Arnaud e outros. +16 anos.
Trajetória de um rapaz, da infância à juventude, entre as décadas de 50 e 70, em Salvador (BA), enfocando as descobertas sexuais, os questionamentos religiosos, as brigas familiares, a experiência com as drogas e a ditadura militar.
| Dia 1º, 19h. Dia 3, 17h

ALMA CORSÁRIA
(Brasil, 1993, 111 min). Dir.: Carlos Reichenbach. Com Bertrand Duarte, Jandir Ferrari, Andrea Richa e outros. +16 anos.
Dois poetas, amigos de infância, lançam um livro em uma pastelaria do centro de São Paulo e convidam cafetões, prostitutas e desocupados para o evento, incluindo um suicida em potencial.
| Dias 2 e 6, 17h

METEORANGO KID - HERÓI INTERGALÁTICO
(Brasil, 1969, 80 min). Dir.: André Luiz Oliveira. Com Antonio Luiz Martins, Sonia Dias, José Wagner e outros. +16 anos.
Retrato de uma geração oprimida pela ditadura militar por meio da comemoração de um estudante universitário no dia de seu aniversário.
| Dia 3, 19h. Dia 5, 15h

OS DOCES BÁRBAROS
(Brasil, 1978, 104 min). Dir.: Jom Tob Azulay. Livre.
Documentário sobre a turnê que Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia e Caetano Veloso fizeram em 1976, comemorando dez anos de carreira.
| Dias 4 e 12, 17h
 
TODAS AS MULHERES DO MUNDO
(Brasil, 1967, 92 min). Dir.: Domingos de Oliveira. Com Leila Diniz, Paulo José, Joana Fomm. +10 anos.
Playboy paquera belas mulheres nas praias cariocas. Certo dia, ele encontra uma jovem professora e se apaixona.
| Dias 5 e 13, 17h

COPACABANA ME ENGANA
(Brasil, 1968, 95 min). Dir.: Antonio Carlos da Fontoura. Com Odete Lara, Carlo Mossy, Paulo Gracindo. +14 anos.
Playboy vive em Copacabana com os pais de classe média e o irmão mais velho. Não trabalha, não estuda e prefere jogar futebol na praia e sair com os amigos à noite. Sua rotina se altera quando conhece uma bela vizinha.
| Dia 5, 19h. Dia 10, 17h

BAR ESPERANÇA, O ÚLTIMO QUE FECHA
(Brasil, 1983, 119 min). Dir.: Hugo Carvana. Com Marília Pêra, Hugo Carvana, Paulo César Pereio e outros. +16 anos.
Frustrações, amarguras e alegrias de artistas, intelectuais, bêbados e anônimos que circulam pelas mesas de um bar da zona sul do Rio de Janeiro.
| Dias 6 e 11, 15h

MARCAS DA MEMÓRIA
| DE 15 A 27 | +14 ANOS

Os documentários foram realizados com suporte do projeto Marcas da Memória. Iniciativa da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, com apoio da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania.
| Os filmes são exibidos em DVD.

REPARE BEM
(Brasil, 2012, 105 min). Dir.: Maria de Medeiros.
A partir dos testemunhos de uma mãe e sua filha, que vivenciaram a perseguição política da ditadura, o documentário trata de exílio e memória, levando o espectador a um mergulho profundo na história do Brasil a partir dos anos 1970.
| Dia 15, 19h. Dia 19, 17h

EU ME LEMBRO
(Brasil, 2012, 96 min). Dir.: Luiz Fernando Lobo.
Documentário sobre os cinco anos das Caravanas da Anistia. O filme reconstrói a luta dos perseguidos por reparação, memória, verdade e justiça, com imagens de arquivo e entrevistas.
| Dia 16, 15h

MILITARES DA DEMOCRACIA
(Brasil, 2012, 100 min). Dir.: Silvio Tendler.
Por meio de depoimentos e registros de arquivos, o filme resgata as memórias sufocadas e despercebidas de oficiais militares cassados, torturados e mortos por defenderem a ordem constitucional e uma sociedade democrática.
| Dias 17 e 26, 17h

ANISTIA 30 ANOS
(Brasil, 2009, 17 min). Dir.: Luiz Fernando Lobo.
História da ditadura militar e da luta do povo brasileiro pela Lei e pela Comissão da Anistia.
AINDA EXISTEM PERSEGUIDOS POLÍTICOS
(Brasil, 2012, 54 min). Dir.: Coletivo Catarse.
Discussão sobre a ideia de ausência de uma efetiva transição democrática no Brasil pós-ditadura. O filme identifica semelhanças no agir do Estado no passado e atualmente, demonstrando que a cultura do autoritarismo permanece arraigada em algumas instituições.
| Exibições seguidas. Dia 18, 15h

DUAS HISTÓRIAS
(Brasil, 2012, 52 min). Dir.: Ângela Zoé.
A partir da trajetória de dois militantes socialistas, o filme capta as diferentes visões que orientavam a resistência na luta contra a ditadura.
| Dia 20, 17h

ADVOGADOS CONTRA A DITADURA
(Brasil, 2012, 130 min). Dir.: Silvio Tendler.
O papel político desempenhado por advogados na defesa dos direitos e garantias dos cidadãos durante a ditadura. O filme recupera sua contribuição no confronto com a repressão militar.
| Dia 22, 19h

DAMAS DA LIBERDADE
(Brasil, 2012, 28 min). Dir.: Célia Gurgel e Joe Pimentel.
Por meio de depoimentos de integrantes do Movimento Feminino pela Anistia e do Comitê Brasileiro pela Anistia, o filme narra a história da luta pela anistia no Brasil nos anos 1970.
VOU CONTAR PARA OS MEUS FILHOS
(Brasil, 2012, 24 min). Dir.: Tuca Siqueira.
Entre 1969 e 1979, um grupo de jovens mulheres foi preso numa colônia penal em Recife (PE) porque lutava contra a ditadura. Passados 40 anos, elas se reencontram, construindo a memória daqueles tempos de presídio.
| Exibições seguidas. Dia 23, 17h

EM NOME DA SEGURANÇA NACIONAL
(Brasil, 2012, 45 min). Dir.: Renato Tapajós.
A partir do Tribunal Tiradentes, evento organizado pela Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo em 1983, o filme trata da Doutrina de Segurança Nacional, eixo ideológico do regime militar.
| Dia 24, 17h. Dia 26, 15h

O FIM DO ESQUECIMENTO
(Brasil, 2012, 54 min). Dir.: Renato Tapajós.
A partir da história de pessoas que participaram do Tribunal Tiradentes em 1983 e que se destacaram na luta pelos Direitos Humanos, o filme retoma a questão da Doutrina de Segurança Nacional, investigando seus resquícios nos dias de hoje.
| Dia 24, 19h. Dia 27, 15h

A MESA VERMELHA
(Brasil, 2012, 78 min). Dir.: Tuca Siqueira.
A convivência de jovens presos políticos nos presídios masculinos de Pernambuco durante o regime militar, da entrada no cárcere, passando pela greve de fome, até chegar ao papel dos coletivos dentro da cadeia.
| Dia 25, 17h