Músicos relembram obras censuradas pela ditadura

Espetáculo “Do silêncio ao grito” acontece dia 13, no Centro Cultural São Paulo


Odair José é um dos músicos convidados do espetáculo musical

Por Lidyanne Aquino

“Vou tirar você desse lugar”, composição de Odair José, não parecia ameaçadora. Lançada em 1972, conta a história de um homem que se apaixona por uma prostituta e quer tirá-la dessa vida. O que veio a ser um marco da música brega também chamou a atenção para o autor, que desde então não deixou de ser alvo da censura, afinal, suas letras contrariavam a moral e os bons costumes que marcavam a sociedade puritana na época.

Para relembrar as distintas formas de censura do período da ditadura militar, Juçara Marçal, Ogi e o próprio Odair, sob direção artística de Rômulo Fróes, acompanhados por uma banda especial formada por artistas importantes da produção musical atual, como Kiko Dinucci e Rodrigo Campos, apresentam o show “Do silêncio ao grito", no dia 13, às 18h, na Sala Adoniran Barbosa do Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Fróes recebeu a proposta do coordenador de música do CCSP, que queria um repertório além das canções que se tornaram hinos da resistência contra a ditadura. A ideia era reunir composições que dialogavam com aquele período, mas que não foram censuradas. “Deste modo, eu, Rodrigo e Kiko escolhemos as canções menos por seu período histórico, mais por sua narrativa, tentando entender, por meio das canções escolhidas para o show, os motivos que nos conduziram ao regime totalitário e identificar os resquícios desse regime que ainda hoje persistem, mesmo em um estado democrático”, esclarece o diretor artístico.

Músicos como Fábio Sá, no contrabaixo, Curumin, na bateria, e Thiago França, no saxofone, completam a banda que, além de “Vou tirar você desse lugar”, toca músicas como “Todos os olhos”, de Tom Zé, e “Acorda amor”, de Julinho da Adelaide (codinome usado por Chico Buarque para não ser censurado). Durante a apresentação, ocorre uma performance especial do coletivo TANQ_ rosa CHOQ, de Paulinho Fluxus. O show é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Cidadania e de Cultura.


Serviço: Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397-0002. Dia 13, 18h. Grátis (retirar ingresso, até dois por pessoa, a partir do dia 9, entre 14h e 20h)