Exposição destaca renovação artística no final da ditadura militar

“Fora do Sistema” fica em cartaz no CCSP até o dia 4 de maio


Publicidade com graffitti nas paredes externas do Lira Paulistano

Por Gabriel Fabri


Dentro do projeto “O Imaginário dos 50 Anos do Golpe”, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) apresenta um panorama do momento político e cultural do final da ditadura na exposição “Fora do Sistema”, em cartaz entre os dias 8 de abril e 4 de maio, que traz fotos, cartazes e impressos de artistas e grupos experimentais da época.


Segundo a coordenadora geral do projeto, Ana Maria Rebouças, escolheu-se abordar o período que vai da distensão à redemocratização política do Brasil pelas produções culturais se tratarem de experimentações bastante originais, pouco estudadas do ponto de vista ideológico. “A abertura política foi uma abertura para novas formas de expressão, para a inclusão de minorias na vida cultural”, afirma. “Acho que a palavra que mais caracteriza a década de 1980 é diversidade”, completa a curadora. O recorte também relembra a criação do CCSP, em 1982, que abrigou produções artísticas alternativas da época.


Se nos anos 1960 a produção cultural foi marcada pela denúncia e, nos anos 1970, pela agressividade, prevalece a irreverência nas artes dos anos 1980. “Um misto de impaciência, insubordinação e esperança”, define Ana, que destaca a importância do teatro, ao encenar, naquela época, episódios da história recente. “Surpreendentemente, espetáculos ainda foram censurados e sofreram cortes até os últimos anos da década de 1980, como poderá ser visto na exposição”, relembra a coordenadora.  


Outros dois módulos estão previstos ainda para 2014, fazendo um movimento contrário na cronologia. Em julho, serão expostos documentos sobre a década de 1970 e, em outubro, a produção que se inicia a partir do golpe militar de 1964.


Serviço: Centro Cultural São Paulo - R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397-0002 | Piso Flávio de Carvalho. De 8/4 a 4/5. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis