Destaques da Semana - 3 a 8 de fevereiro

Destaques da Semana de 3 a 8 de fevereiro, da programação cultural presencial Biblioteca Viva nas Bibliotecas com Bate-papo, Circo, Música, Contação de Histórias, Teatro, Intervenção Artística, Carnaval e Cultura Negra.

BATE-PAPO

Literatura viva: conversa com Natália Sierpinski

Literatura viva: conversa com Natália Sierpinski
A autora Natália Sierpinski compartilha sobre seu processo criativo para a produção de Afeto, sua primeira história em quadrinhos, publicada no final de 2022, em que atuou como roteirista. A HQ acompanha a adaptação da jovem Maria em uma escola nova, e os desafios que a protagonista enfrenta - apenas por ser uma garota. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 3 de fevereiro às 14h - Biblioteca Brito Broca

CIRCO

Acrobatas Saltitantes

Acrobatas Saltitantes
Com Karen Nashiro
Katita e sua amiga, a pulga Juarez, fogem de um trabalho onde eram exploradas. Juntas percebem o potencial que ambas têm e decidem criar um espetáculo de circo para sobreviver.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 6 de fevereiro às 9h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 7 de fevereiro às 15h - Biblioteca Ricardo Ramos

CARNAVAL

TEATRO

Ô Abre Alas

Ô Abre Alas
Cia Palavras Andantes
O carnaval é considerado umas das principais e mais antigas festas populares do mundo sendo celebrado desde tempos antigos até os dias de hoje, num ritual em que crianças e adultos participam comemorando nos salões de clubes, nas ruas, atrás do trio elétrico, no sambódromo etc. O espetáculo “Ô Abre Alas” resgata a pureza, magia e poesia dos carnavais nas décadas de 30 a 70 por meio das tradicionais marchinhas e poemas que instauram esse clima. As marchinhas, com letras simples, alegres e cheias de malícia retratavam situações atemporais, contavam casos de amor, criavam paródias com a situação econômica do país e faziam declarações às mulatas brasileiras. As poesias descrevem a força dos sentimentos presentes no homem através das relações e experiências vivenciadas durante esta festa. E com a união dessas linguagens fazemos um convite a uma celebração cheia de alegria e emoção. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 6 de fevereiro às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 7 de fevereiro às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 8 de fevereiro às 14h - Biblioteca Marcos Rey

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Cortejo Carnaval, Circo e Poesia

Cortejo Carnaval, Circo e Poesia
Sendero Cultural
Nessa intervenção itinerante e musical, da Sendero Cultural, o circense Kerson Formis, maestro na perna de pau – vem acompanhado por alguns músicos da Jogral Jazz Band e, juntos, fazem um cortejo carnavalesco, com muita música, poesia e brincadeiras, trazem as sonoridades de instrumentos como trompete, saxofone, trombone e percussão. No repertório, marchinhas conhecidas como “Abre Alas” de Chiquinha Gonzaga, “Jardineira” de Humberto Porto e Benedito Lacerda, e alguns Sambas clássicos como “Saudosa maloca” de Adoniran Barbosa, “Pierrot Apaixonado” de Noel Rosa e “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso. Uma divertida performance musical, com nu meros de malabares, música, poesia e claro, o que não poderia faltar... Muitas palhaçadas e brincadeiras. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 7 de fevereiro às 14h - Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 8 de fevereiro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg

CULTURAS NEGRAS

O projeto Culturas Negras consiste na retomada de saberes ancestrais trazidos da África, propondo o reconhecimento social e histórico da Cultura Africana com uma nova visão sobre a Cultura Afro-Brasileira.

TEATRO

Jogandança

Jogandança
Via Vento Cia.
Curica e Rabiola, dois viajantes em busca de um “ser secreto” chegam a um grupo de crianças e as convida para juntos viverem uma divertida aventura. O enredo brincado em JOGANDANÇA apresenta roteiro costurado por um mito do oeste africano, além de jogos teatrais, musicais e dançantes inspirados nas brincadeiras próprias da infância, onde os participantes estarão envolvidos como personagens que através de jogos de improvisação ajudam a construir a história. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 7 de fevereiro às 9h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 7 de fevereiro às 14h - Biblioteca Jayme Cortez

VEJA TAMBÉM AS PROGRAMAÇÕES LOCAIS DE FEVEREIRO DAS BIBLIOTECAS COM ACESSO A PARTIR DA HOMEPAGE SMB.

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Logo Facebooh e Instagram