Dicas de Leitura - Oswald de Andrade

Em 11 de janeiro de 1890 nasceu, em São Paulo, José Oswald de Sousa de Andrade, filho único de José Oswald Nogueira de Andrade e Inês Henriqueta Inglês de Sousa de Andrade.

"Como poucos, eu conheci as lutas e as tempestades. Como poucos, eu amei a palavra liberdade e por ela briguei."

Dicas de Leitura - Oswald de Andrade

José Oswald de Sousa de Andrade, apelidado de Oswald de Andrade, nasceu em São Paulo, no dia 11 de janeiro de 1890 (São Paulo, 22 de outubro de 1954), foi um poeta, escritor, advogado, ensaísta e dramaturgo brasileiro. Formou-se em Direito no Largo São Francisco em 1919. Foi um dos promotores da Semana de Arte Moderna que ocorreu em 1922 na cidade de São Paulo, tornando-se um dos grandes nomes do modernismo literário brasileiro. Colaborou na revista Contemporânea (1915-1926). De 1926 a 1929 foi casado com Tarsila do Amaral e de 1930 a 1935 foi marido de Pagu.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Oswald_de_Andrade

Estrondam em Ti as Iaras
Desde Bilac
Somos internacionalistas e portugueses júniors
Gostamos de Camembert, do Nilo, de Frinéia e de Marx
Carvões do mar
Náufragos entre sustos e paisagens
— «I don't know my elders!»
Desde Gonzaga
Somos pastores e desembargadores
Desde a Prosopopéia
Somos brasileiros

Oswald de Andrade, in 'Obras Completas de Oswald de Andrade, São Paulo, 1991'

Poemas:
- Pau-Brasil (1925)

A obra ícone do modernismo brasileiro foi publicada inicial e parcialmente nas páginas do jornal Correio da Manhã, em março de 1924, sob o título de Manifesto da Poesia Pau-Brasil. Um resumo do manifesto virou o capítulo "Falação" do livro Pau Brasil, o pioneiro na poesia de exportação, quando foi lançado, em 1925, em Paris (França), pela editora Au Sans Pareil.
Andrade, Oswald de, 1890-1954 - Crítica e interpretação - Poesia brasileira - Século 20

- Primeiro Caderno do Aluno de Poesia Oswald de Andrade (1942)
Em abril de 1927, terminava-se de imprimir a tiragem de trezentos exemplares do Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade. Tanto pela dimensão visual – com projeto gráfico de Tarsila do Amaral e "auto ilustrações do autor" – quanto pelo conteúdo revolucionário, a obra se consagraria como pioneira entre os livros de artista no universo da poesia brasileira.
Segunda coletânea de poemas de Oswald de Andrade, precedido por Pau Brasil, este volume reitera a máxima proclamada pelo autor no "Manifesto da Poesia Pau Brasil": aqui está o poeta, com toda ousadia e radicalidade, vendo "com olhos livres".
Poesia brasileira - Século 20 - Andrade, Oswald de, 1890-1954 - Crítica e interpretação

Teatro:
O rei da vela (1933)
"Escrita em 1933, publicada em 1937 e encenada pela primeira vez trinta anos mais tarde pelo Teatro Oficina, esta é a peça fundamental de Oswald de Andrade. Ao retratar um país mergulhado na crise financeira de 1929, às vésperas do Estado Novo, O rei da vela aponta a utopia de um projeto político que não viria a se concretizar. Oswald apresenta uma peça de teatro profundamente anarquista, que explora a força soberana do imperialismo americano em toda sua dimensão caricata e grotesca. No centro do palco está o escritório de agiotagem Abelardo & Abelardo, em um enredo que tem como pano de fundo a ambição tacanha e desenfreada de um país subdesenvolvido, as falcatruas, a decadência, o desprezo pela moralidade e o sexo estapafúrdio. O volume inclui textos inéditos de Décio de Almeida Prado e de Renato Borghi, além de um manifesto de 1967 de José Celso Martinez Corrêa, que assina também um pós-escrito para esta edição.". Livraria Cultura
Teatro brasileiro - Século 20

Crônicas:
Manifesto antropófago e outros textos (2017)
"Este volume da Coleção Grandes Ideias reúne quatro textos lapidares de Oswald de Andrade: "Manifesto da Poesia Pau Brasil", "Manifesto Antropófago", "Falação" e "Antologia". Nessa seleta, é possível ter acesso ao projeto estético cultural e à crítica contundente sobre a ideia de nação, com a marca da inteligência, do humor e do poder de síntese do mais transgressor dos modernistas. Publicado originalmente no Correio da Manhã em 1924, "Manifesto da Poesia Pau Brasil" sugere novos princípios para a poesia. Já o "Manifesto Antropófago", incluído pela primeira vez na Revista de Antropofagia, foi concebido em 1928. Ao questionar a noção de identidade brasileira, a obra viria a se tornar uma das mais cultuadas de Oswald. "Falação", publicado como abertura do volume de poemas Pau Brasil, de 1925, é uma síntese das ideias enaltecidas no "Manifesto da Poesia Pau Brasil", e "Antologia", escrito em 1928, levou o trocadilho ao extremo, com seu conteúdo cômico e extremamente combativo. ". Website Companhia das Letras
Poligrafia brasileira - Século 20; Modernismo (Literatura brasileira); Crônicas brasileiras - Século 20

Romance:
- Memórias Sentimentais de João Miramar (1924)

Desde sua publicação, em 1924, Memórias sentimentais de João Miramar vem sendo saudado como um dos textos mais instigantes da prosa brasileira. Construído a partir de 163 fragmentos de gêneros diversos, o romance de Oswald de Andrade é um dos abre-alas do modernismo e um precursor das poéticas contemporâneas. O romance retraça a vida de João Miramar, uma espécie de caricatura do homem das classes mais favorecidas - herdeiro da cultura do café, fascinado pelas coisas estrangeiras, distante do cotidiano brasileiro. É uma sátira, selvagem e por vezes melancólica, do veio memorialista da literatura brasileira, em que os filhos das famílias mais abastadas reescrevem sua própria trajetória.. Website da editora
Romance brasileiro - Século 20 - Andrade, Oswald de, 1890-1954 - Crítica e interpretação

- Serafim Ponte Grande (1933)
Serafim Ponte Grande (1933) é uma personagem protagonista do livro de mesmo nome do escritor Oswald de Andrade, e era o único cidadão livre de uma São Paulo da segunda metade dos anos 20 - recém-saída da guerra civil - porque tinha um canhão no quintal.
Romance brasileiro - Século 20 - Andrade, Oswald de, 1890-1954 - Crítica e interpretação
Disponível também em pdf: Serafim Ponte Grande, de Oswald de Andrade (pdf) - e-revista.unioeste

- Marco Zero I - A Revolução Melancólica (1943)
Marco zero I — A revolução melancólica tem apresentação de Di Cavalcanti e prefácio de Maria de Lurdes Eleutério. O primeiro volume da projetada pentalogia brasílico-paulistana, datado de 1943, a partir do fracasso da revolução de 1932 referida no título, traz um panorama de São Paulo: “O escritor mapeia o espaço paulista percorrendo a capital, o interior, o litoral. Viajamos pela geografia do Estado de São Paulo [...]. Também no tempo histórico empreendemos viagem, visto que Oswald está constantemente a inquirir a história. [O livro] revela o périplo oswaldiano por São Paulo, observando falas, contextos, inquietações de um numeroso e significativo contingente populacional de variada origem e condição social. Oitenta cadernos de anotações foram elaborados para compor os tipos e as situações que integram o romance [...]
Romance brasileiro - Século 20

Um homem sem profissão : memórias e confissões : 1890-1919 : sob as ordens de mamãe (1954)
Neste primeiro tomo de suas memórias — e o único que chegou a ser concluído —, Oswald de Andrade rememora sua infância, adolescência e juventude, entrelaçando as lembranças familiares às transformações da cidade de São Paulo, que fervilhava com a belle époque do final do século XIX e das primeiras décadas dos anos 1900. Esse registro também passa por sua formação intelectual e pelos primeiros encontros com figuras que eram — ou viriam a ser, como ele — definidoras na história cultural do país.
Andrade, Oswald de, 1890-1954; Escritores brasileiros - Autobiografia

Estes e outros títulos podem ser emprestados gratuitamente mediante inscrição na biblioteca. Para saber mais como se inscrever e retirar livros consulte o Regulamento de empréstimo do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB).

Aproveitem para conferir nossas Dicas de Leitura onde apresentamos outros destaques do acervo do Sistema Municipal de Bibliotecas.

_______________________________________________________________________________________________________________

 ATENÇÃO: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelo autore, título ou assunto *(marcados em itálico no final das sinopses das obras) para localizar outras obras, edições e a disponibilidade. Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.