Destaques da Semana - 10 a 16 de novembro

Destaques da Semana de 10 a 16 de novembro, da programação cultural presencial Biblioteca Viva nas Bibliotecas, Pontos de Leitura e Bosques de Leitura com Contação de Histórias, Performance, Sarau, Literatura, Música, Cultura Popular, Povos Originários, Vozes Periféricas, Culturas Negras, Literatura Viva: Encontro com Escritores,O(A) Escritor(a) na Biblioteca, Culturas Negras e Primeira Infância.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Contação de história: uma arte de ver e sentir o mundo

Contação de história: uma arte de ver e sentir o mundo
Isabela Vespoli
Conceituando o Braille para que conheçam sua importância, para as pessoas que leem com as pontas dos dedos e desenvolvam em si a empatia e atitudes inclusivas. Esta atividade tem por objetivo contar um pouco sobre o Braille e sua importância para as crianças e todas as pessoas com deficiência visual, mostrando assim que a contação de história é um importante instrumento que contribui, e muito, na construção de uma sociedade mais inclusiva. A atividade pretende demonstrar na prática para o público presente como é o Braille e como as pessoas que leem com as pontas dos dedos fazem para ler e aproximar esses mundos para além do visual.
Ela se dividirá em três etapas:
A primeira etapa é uma breve explicação sobre o Braille com o apoio de um jogo feito com garrafas pet que representam o Braille. Através dessa dinâmica vou contar um pouco sobre o alfabeto Braille e sua criação. A segunda etapa é ler uma história em Braille para o público. Depois da história, a terceira etapa, será conversar com eles, tirar dúvidas, saber o que acharam da história e fazer uma rodada de perguntas e respostas: o que aprenderam, se gostaram e como se sentiram com a experiência.Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 60 minutos.
Acessibilidade: Braille
Dia 11 de novembro às 12h - Biblioteca Narbal Fontes

O Fantasma de Canterville

O Fantasma de Canterville
Cia. Tagarela
Nessa adaptação do clássico da literatura infantil “O Fantasma de Canterville”, o medo de fantasma é desarmado por uma abordagem bem humorada. Uma família de estrangeiros se muda para uma casal mal assombrada, mas ao invés de o fantasma atormenta as pessoas, são elas que surpreendem e atormentam o fantasma. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 45 minutos.
Dia 16 de novembro às 13h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

CULTURA POPULAR

O projeto Cultura Popular propõe um foco maior nas produções artísticas relacionadas à identidade regional, demonstrando a variedade do saber popular no âmbito artístico, social e cultural. O objetivo proposto é promover o reconhecimento e visibilidade das diversas linguagens presentes no território, com eventos que trazem a cultura o popular de todas regiões do país, com mestres da sabedoria popular e manifestações tradicionais como cordel, maracatu, umbigada, carimbó, cacuriá, coco, entre outros.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

A Flor do Mamulengo

A Flor do Mamulengo
Mamulengo Água de Cacimba
O Mamulengo é um Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do país. Esse brinquedo é passado oralmente de geração em geração, de mestre a aprendiz.
Em “A Flor do Mamulengo”, os bonecos apresentam cenas poéticas da vida e do trabalho no campo, propondo reflexões através do lúdico e criando um espaço de interação com o público. O enredo encena o cotidiano familiar do vaqueiro Benedito, da agricultora Joaninha e de Dona Prazeres, parteira que vem ajudar o filho do casal a nascer. A personagem é uma homenagem a Maria dos Prazeres de Souza, parteira e enfermeira obstétrica, patrimônio vivo do estado de Pernambuco. A brincadeira também traz o boi e a cobra, além dos personagens “Janeiro vai-Janeiro vem”, “Palhaço da Vitória” e “Quitérias”, bonecos e bonecas tradicionais do mamulengo pernambucano. A maior parte das músicas que animam a brincadeira são de autoria do grupo, que traz também algumas canções populares, todas tocadas ao vivo. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 50 minutos.
Dia 10 de novembro às 10h - Biblioteca Castro Alves
Dia 11 de novembro às 11h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 16 de novembro às 15h - Biblioteca Paulo Setúbal

POVOS ORIGINÁRIOS

O projeto Povos Originários traz povos indígenas de diversas regiões do país para mostrarem sua cultura e tradições nas bibliotecas, sendo protagonistas da própria história.

PERFORMANCE

Toré - Cantos e Danças com Sabuká Kariri - Xocó

Toré - Cantos e Danças com Sabuká Kariri - Xocó
Sabuká Kariri Xocó
O Toré é um conjunto de cantos e danças indígenas que expressam os acontecimentos históricos, culturais, apresentando em forma de arte os fenômenos naturais do universo tribal.
O grupo Sabuká convida a todos para que possam estar juntos honrando a memória e o contexto dos povos originários brasileiros. Transformando realidades através dos cantos sagrados, aproximando e curando a humanidade, com a identificação, união e a interação dos Torés. Trazendo compreensão sobre o propósito e a essência do povo Kariri- Xocó. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 60 minutos.
Dia 10 de novembro às 14h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 11 de novembro às 11h - Bosque de Leitura Parque Raposo Tavares
Dia 14 de novembro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral

VOZES PERIFÉRICAS

O projeto Vozes Periféricas é um circuito de debates literários que demonstram a variedade da produção literária nas periferias e de grupos marginalizados. Nestes encontros são realizadas conversas com escritores da acadêmica, poetas, romancistas e cronistas que trazem em seus textos as perspectivas e abordagens de narrativas potentes e decoloniais. A produção a qual esses autores estão relacionados é o que os une e que possibilita a diversidade de saberes a que se dedica essa intervenção.

SARAU

Sarau DI Rainha

Sarau DI Rainha
Manifesto Crespo
Mulheres negras nas artes é um Sarau-festa que promove o protagonismo feminino nas artes, integrando linguagens em um clima diverso e aconchegante. Com pinceladas poéticas, propõe que o público traga sua arte para engrossar o caldo do encontro. Misturando performance, artes visuais, literatura e microfone aberto, tem como atração musical uma apresentação- pocket de Denna Souza & As Mandingas de Ajé. Para a temporada nas Bibliotecas Municipais o formato contará com adequações sem perder a qualidade e muita inventividade. Classificação indicativa: Jovem (15 a 17 anos). Duração: 90 minutos.
Dia 16 de novembro às 14h - Biblioteca Marcos Rey

CULTURAS NEGRAS

O projeto Culturas Negras consiste na retomada de saberes ancestrais trazidos da África, propondo o reconhecimento social e histórico da Cultura Africana com uma nova visão sobre a Cultura Afro-Brasileira.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Chiquinha Gonzaga, a Maestrina!

Chiquinha Gonzaga, a Maestrina!
Núcleo Histórias de COmadres
Narração baseada na história da grande musicista e revolucionária negra brasileira, Chiquinha Gonzaga. Primeira maestrina brasileira, primeira compositora para peças de teatro e também defensora fervorosa do fim da escravidão, Chiquinha enfrentou o julgamento de muita gente para poder viver sua própria vida como bem entendia, dedicando-se à música que foi o seu grande amor. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 45 minutos.
Dia 16 de novembro às 14h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia

O baú de memórias de Aimée

O baú de memórias de Aimée
Movimento Vem Brincar
Representatividade, pertencimento, ancestralidade e muito mais. A contação de história gira em torno de Aimée, uma menina que queria ser princesa e nunca se via representada em suas buscas. A contação de história se baseia no livro “Aimée e a coroa que não conseguia ver", que apresenta um impasse comum entre meninas e crianças negras a identificar sua beleza.
Trata-se de uma história afrocentrada emocionante sobre beleza, identidade, autoestima e escuta aos mais velhos. Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 60 minutos.
Dia 14 de novembro às 14h - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 16 de novembro às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 17 de novembro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

LITERATURA

Roda de Leitura - Voa Besouro

Roda de Leitura - Voa Besouro
Israel Neto
A roda de leitura “Voa Besouro” promove por meio da leitura dos livros da coleção Literária Besouro, prática de jogos africanos e atividades lúdicas um encontro de crianças e adolescentes com as culturas africanas, afrobrasileiras e dos povos originários. A mediação do encontro é feita pelo autor Israel Neto. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 60 minutos.
Dia 10 de novembro às 10h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 16 de novembro às 15h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

MÚSICA

Shosholoza – Uma Viagem Sonora

Shosholoza – Uma Viagem Sonora [Em referência à Semana da Música e Dia do Músico - entre 16 e 22 de novembro]
Cia. Deodara
Deodara em "Shosholoza - Uma Viagem Sonora" tenta, pretensiosamente, ressignificar os valores étnicos hoje presentes em nossa sociedade. Em sua criação busca ressignificar conteúdos e manifestações artísticas referentes às nossas raízes africanas que contribuíram integralmente para o processo de construção do Brasil.Para tanto, parte de estudos de contos da mitologia negra, fábulas de civilizações periféricas e africanas.canções de resistência negra, de boas vindas à Mãe África e das diferentes regiões do Brasil.
No espetáculo há um repertório de canções de diversos países africanos e da nossa cultura negra brasileira, conceituando uma releitura utilizamos canções de África do Sul, Congo, Moçambique e das manifestações artísticas regionais a cultura popular negra brasileira, como ciranda, jongo, cacuriá, maracatu, ijexá entre outros. Contudo o projeto visa celebrar a essência africana e afrodescendente, ou seja, as brasilidades na África e as africanidades no Brasil. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 60 minutos.
Dia 16 de novembro às 11h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 16 de novembro às 15h - Biblioteca Anne Frank

BEBÊLÊTECA

O projeto BebêLêteca é uma vertente do projeto Primeira Infância, que é composto por eventos voltados ao público com faixa etária de 0 a 6 anos. BebêLêteca será desenvolvido nas salas de primeira infância instalados em algumas Bibliotecas Municipais de São Paulo (CSMB), um espaço afetuoso com livros e histórias para os bebês e seus cuidadores. O foco deste projeto é na primeiríssima infância, trazendo a contação de histórias e a mediação de leitura com muito cuidado e ludicidade para os pequeninos terem o quanto antes o contato com os livros e a literatura, estimulando a imaginação, enriquecendo o vocabulário e o processo cognitivo dos bebês auxiliando no desenvolvimento do raciocínio.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

BebêLêteca Do Conto ao Livro com Sendero Cultural

BebêLêteca Do Conto ao Livro com Sendero Cultural
Do Conto ao Livro é um projeto pensado para Primeira Infância, que trabalha com elementos sonoros e visuais para apresentar contações de histórias e mediação de leitura, ricas em cores e formas inspiradas nos mais conhecidos clássicos do “Era Uma vez” e nas cantigas infantis que atravessam gerações. Pelos olhares e mãos de uma criança, tudo se torna um brinquedo; com ritmos, sons e formas; um pedaço de madeira vira a torre de um castelo ou um avião, um tecido vira um dragão ou uma fada, das nuvens que viram seres, sendo esse olhar lúdico e criativo extremamente enriquecedor para os pequenos. Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 90 minutos.
Dia 11 de novembro às 11h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 11 de novembro às 11h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

BebêLêteca com Cia. Circo de Trapo

BebêLêteca com Cia. Circo de Trapo
O trabalho traz histórias infantis como A CRIANÇA E AS CORES, ELEFANTES NA TEIA DA ARANHA e DONA BARATINHA. Histórias narradas com músicas e brincadeiras seguidas de leituras partilhadas através do acervo de livros para a primeira infância.Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 90 minutos.
Dia 10 de novembro às 15h30 - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 11 de novembro às 11h - Biblioteca Amadeu Amaral

BebêLêteca Cia Passarinho Contou

BebêLêteca Cia Passarinho Contou
No começo de tudo...
Éramos bebês!
E o começo de tudo...
Fazemos com histórias.
E para embalar os bebês no mundo da leitura, vamos de contação de histórias, parlendas e cantigas, com livros gostosinhos pra por na boca e experimentar. Com a Cia passarinho
Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 90 minutos.
Dia 11 de novembro às 11h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 11 de novembro às 11h - Biblioteca Sylvia Orthof

BebêLêteca com O casulo viajante

BebêLêteca com O casulo viajante
BebêLêteca - um espaço de afeto entre livros e histórias para os bebês e seus cuidadores. As histórias e mediação de leitura serão acompanhadas de músicas e acalantos que permeiam a cultura da infância, materiais de uso cotidiano e objetos que possibilitam a experimentação sensorial dos pequenos. Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 90 minutos.
Dia 11 de outubro às 11h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

O(A) ESCRITOR(A) NA BIBLIOTECA

O projeto O(a) Escritor(a) na Biblioteca consiste em encontros com escritores nacionais nas Bibliotecas Municipais da cidade de São Paulo. No encontro, o escritor apresenta sua obra e relata suas experiências, promovendo a aproximação com os leitores. Além de estimular a criação literária e o gosto pela leitura, o projeto contribui com a divulgação das obras dos autores nacionais. Esta edição é uma parceria da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas com a Editora Panda Books, que sempre nos atendem nessa tarefa de incentivar e democratizar o acesso à literatura na cidade.

Encontro com MADALENA MONTEIRO

Encontro com MADALENA MONTEIRO
Madalena Monteiro é uma dessas Educadoras-artistas como tantas que encontramos por esse Brasil.
Formou-se em Pedagogia pela PUC/SP e no início de sua experiência como professora descobriu-se “Contadora de histórias” e foi se aperfeiçoar nessa Arte. Depois de experimentar durante dezessete anos a docência como “professora alfabetizadora”, de contar muitas histórias por esse Brasil afora e de trabalhar na formação de muita gente que queria contar histórias, decidiu se especializar em Didática da Alfabetização. A partir daí concentrou suas atividades na formação de professores em Língua (Leitura, Escrita e Comunicação Oral), na formação de aventureiros na Arte de Contar História e na produção e realização de espetáculos de narração de contos. Atualmente é formadora da Comunidade Educativa CEDAC, do CENPEC, da Movimenta Educação. Também é colaboradora na produção de material de apoio ao educador e demais interessados no incentivo à leitura na Plataforma do Letramento, iniciativa do CENPEC e da Fundação Volkswagen. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 10 de novembro às 10h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 10 de novembro às 13h - Biblioteca Hans Christian Andersen

VEJA TAMBÉM AS PROGRAMAÇÕES LOCAIS DAS BIBLIOTECAS DE NOVEMBRO COM ACESSO A PARTIR DA HOMEPAGE SMB.

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Logo Facebooh e Instagram