Destaques da Semana - 1 a 7 de setembro

Destaques da Semana de 1 a 7 de setembro, da programação cultural presencial Biblioteca Viva nas Bibliotecas, Pontos de Leitura e Bosques de Leitura com Contação de Histórias, Circo, Cultura Popular, Povos Originários, Literatura Viva: Encontro com Escritores, Culturas Negras, Vozes Periféricas, Primeira Infância, BebêLêteca e Imigrantes.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Festa na Terra da Mandioca

Festa na Terra da Mandioca
Trupe BorboLetras
Festa na Terra da Mandioca é um encontro brincante entre o folclore brasileiro e a plateia. Todos são convidados a ouvir as lendas da nossa terra, dentre elas a do Saci-Pererê e a do Lobisomem. Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 1 hora.
Acessibilidade: Libras
Dia 2 de setembro às 11h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 5 de setembro às 14h - Biblioteca Aureliano Leite

CIRCO

O Show da Olga

O Show da Olga
Palhaça Olga (Sílvia Brunello)
A palhaça Olga está de férias e descobre que tem um show (do qual havia se esquecido) marcado para daqui a 1 hora. Desesperada e atrasada, ela cria e ensaia o show junto com a plateia e, no fim das contas, este ensaio geral se torna o próprio espetáculo diante do público! Muita música, histórias e palhaçadas compõem este espetáculo leve, alegre e divertido. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 45 minutos.
Dia 6 de setembro às 9h - Biblioteca Afonso Schmidt

CULTURA POPULAR

O projeto Cultura Popular propõe um foco maior nas produções artísticas relacionadas à identidade regional, demonstrando a variedade do saber popular no âmbito artístico, social e cultural. O objetivo proposto é promover o reconhecimento e visibilidade das diversas linguagens presentes no território, com eventos que trazem a cultura o popular de todas regiões do país, com mestres da sabedoria popular e manifestações tradicionais como cordel, maracatu, umbigada, carimbó, cacuriá, coco, entre outros.

MÚSICA

A Casa de Farinha com Mestre Fofão

A Casa de Farinha com Mestre Fofão [Em referência ao Dia Nacional da Frevo - 14 de setembro]
Cia. Casa de Farinha
Reunindo um amplo repertório de brincadeiras e danças populares, além da apresentação de bonecos de mamulengo, o educador social, dançarino, percussionista, ator, brincante, pesquisador e Doutor Honóris Causa pernambucano Mestre Fofão, radicado na capital paulista há mais de 25 anos, junta-se aos artistas-educadores Rodrigo Cristalino (sanfona) e Robson Petezera (percussão geral) para apresentar “A Casa de Farinha”. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 1 hora.
Dia 1o de setembro às 14h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 2 de setembro às 11h - Ponto de Leitura Parque Piqueri
Dia 3 de setembro às 11h - Bosque de Leitura Lions Club Tucuruvi
Dia 5 de setembro às 10h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 5 de setembro às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo

POVOS ORIGINÁRIOS

O projeto Povos Originários traz povos indígenas de diversas regiões do país para mostrarem sua cultura e tradições nas bibliotecas, sendo protagonistas da própria história.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Minha Infância pelas Águas do Rio Negro

Minha Infância pelas Águas do Rio Negro
Maã Dahse (Caiçaró)
Caiçaró vivia ao redor dos seus pais, da aldeia, avós, da floresta, dos rios, animais, e desde pequena ouvia histórias contadas pela sua família com a presença do fogo, sempre entendia que nesses momentos a forma correta de aprender os relatos vivenciados pelos mais velhos era somente escutar, além das histórias aprendia os costumes, os rituais, as medicinas, os caminhos e o espírito comunitário. Uma de suas tradições que gerava autonomia e força física era aprender a nadar, remar, pescar, caçar, fazer os deveres de casa, ajudar na roça, ao lado dos seus amigos sempre sai às margens de sua aldeia ilha para brincar no rio, buscar seu alimento como peixes, frutas, pois, sempre que ia a remar em outras ilhas sabia que ao sair tinha que ter cuidado com esses lugares sagrados, a relação para ela era de total respeito com seres ali presentes, porque sabia que tudo ali tinha dono. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 1 hora.
Dia 1o de setembro às 14h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 2 de setembro às 11h - Bosque de Leitura Parque do Carmo
Dia 6 de setembro às 15h - Biblioteca Ricardo Ramos

Histórias da tradição oral indígena com Auritha Tabajara

Histórias da tradição oral indígena com Auritha Tabajara
Auritha Tabajara
Por meio da oralidade, Auritha Tabajara conta histórias ancestrais do seu povo que lhe são passadas por sua avó Francisca Gomes. Neste projeto de contação de histórias indígenas a autora vem mostrar a importância de se perceber a oralidade como um gênero literário importante para seu povo (bem como para os povos não indígenas). Essa intervenção interativa conta com dinâmicas orais que envolvem a fala e a escuta; brincadeiras corporais (que são adaptadas ao momento) para envolver os ouvintes no mundo das histórias orais dos povos indígenas que sempre habitaram o Brasil e têm muito a nos dizer. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 45 minutos.
Dia 1o de setembro às 15h - Biblioteca José Paulo Paes

LITERATURA VIVA: ENCONTRO COM ESCRITORES

O projeto Literatura Viva tem por objetivo colocar escritores e escritoras diante de seu público nas Bibliotecas Municipais para um bate papo, visando a aproximação do público à produção literária, incentivando a leitura, o público a frequentar bibliotecas e também o ato de escrever. A médio e longo, o projeto contribui para a formação de público frequentador de bibliotecas e amplia o público leitor, democratizando a literatura e o acesso aos livros.

Literatura Viva: Sarau com Sérgio Vaz

Literatura Viva: Sarau com Sérgio Vaz
O poeta fala sobre seus livros, faz leituras de poemas e relata a vivência e a linguagem da periferia através da literatura.
Sérgio Vaz, autor de 9 livros. Completa em dezembro de 2023, 35 anos de poesia. No ano de 2021, o livro “Literatura, Pão e Poesia” (Global Editora) do autor foi escolhido pelo PNLD e agora estará em todas escolas de ensino médio do Brasil. O poeta palestrou em vários países como: México, Inglaterra e Alemanha. Em 2007, em parceria com vários coletivos da região elaborou a Semana de Arte Moderna da Periferia, que ajudou a deflagrar a literatura periférica. Criador do Cinema na Laje, Prêmio Cooperifa, Poesia no ar, Natal com livros, Várzea Poética, projeto Poesia nos Muros, Mostra Cultural da Cooperifa que no ano de 2022 completou sua 13ª edição.
Sérgio Vaz também é autor do projeto "Poesia Contra Violência" que percorre as escolas públicas da região promovendo recitais e bate-papo sobre poesia e incentivo à leitura. Classificação indicativa: Jovem (15 a 17 anos). Duração: 1 hora.
Dia 1o de setembro às 15h - Biblioteca Anne Frank

Literatura Viva: conversa com Sacolinha

Literatura Viva: conversa com Sacolinha
Desde 2007 o renomado escritor Sacolinha vem visitando escolas, bibliotecas e espaços culturais em geral para falar sobre a importância da leitura. O resultado é imediato. Ao final da palestra os participantes já saem à procura de livros, visto que a retórica do autor é convidativa e espetacular. Cerca de 900 lugares em todo o Brasil já receberam esta palestra e em todas eles o autor obteve êxito, sendo que até hoje, são colhidos bons frutos destas intervenções. Classificação indicativa: Jovem (15 a 17 anos). Duração: 1 hora e 30 minutos.
Dia 1o de setembro às 10h - Biblioteca Nuto Sant'Anna

Literatura Viva: conversa com Ilan Brenman

Literatura Viva: conversa com Ilan Brenman
Bate-papo com o premiado escritor de livros infantis: Ilan Brenman.
Ilan Brenman é considerado um dos mais importantes escritores de literatura infantil do brasil e ganhou diversos prêmios e menções no país e no exterior, como o de melhor livro infantil de 2011(FNLIJ) pelo livro “O Alvo”, editora Moderna. Seus livros romperam as barreiras do Brasil e podem ser lidos também na Alemanha, França, Espanha, Polônia, Dinamarca, Suécia, Portugal, Itália, Vietnã, Coreia do Sul, China, Taiwan, Chile entre outros. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 1 hora.
Dia 2 de setembro às 10h - Biblioteca Hans Christian Andersen

CULTURAS NEGRAS

O projeto Culturas Negras consiste na retomada de saberes ancestrais trazidos da África, propondo o reconhecimento social e histórico da Cultura Africana com uma nova visão sobre a Cultura Afro-Brasileira.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

A Árvore da Campanária

A Árvore da Campanária
Cristiane Del Nero Velasco Arte, Cultura e Educação
Em um reino distante, havia uma árvore mágica. Era um oráculo que tudo adivinhava. Certo dia, a filha do rei é levada para longe por um imenso pássaro, mas seu destino permanece misteriosamente entrelaçado à árvore da Campanária.
Nessa narração artística, que reúne cantos tradicionais do Brasil e toques de capoeira angola, o berimbau transforma-se em personagem, tornando-se a própria árvore falante. Adaptação do conto homônimo, recolhido na Bahia por Doralice Fernandes Xavier Alcoforado, da boca da contadora popular Esmeralda Araújo Zuanny, em 1984. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 1 hora.
Dia 2 de setembro às 11h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 5 de setembro às 14h - Biblioteca Adelpha Figueiredo

VOZES PERIFÉRICAS

O projeto Vozes Periféricas é um circuito de debates literários que demonstram a variedade da produção literária nas periferias e de grupos marginalizados. Nestes encontros são realizadas conversas com escritores da acadêmica, poetas, romancistas e cronistas que trazem em seus textos as perspectivas e abordagens de narrativas potentes e decoloniais. A produção a qual esses autores estão relacionados é o que os une e que possibilita a diversidade de saberes a que se dedica essa intervenção.

SARAU

Sarau Lima e os novos Barretos nas Bibliotecas

Sarau cenopoético Lima e os novos Barretos nas Bibliotecas
"Lima e os novos Barretos" é um sarau Cenopoético em homenagem à vida e obra do escritor Lima Barreto, trazendo à tona de maneira poética suas narrativas. Somos, também, Lima em nossas poesias, na periferia, na luta preta. Poesias das ruas (Spoken word) até as canções, você vai se encantar.
Com microfone aberto ao público é possível criar um espaço para contar as nossas próprias histórias através de manifestações artísticas, algo que foi privado de Lima Barreto. Classificação indicativa: Jovem (15 a 17 anos). Duração: 1 hora.
Dia 5 de setembro às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo

PRIMEIRA INFÂNCIA

O projeto Primeira Infância é composto por eventos voltados ao público com faixa etária de 0 a 6 anos, com mediação de leitura, música e contação de histórias para inserir desde pequeninas, as crianças no universo da leitura e literatura. Além das programações contratadas, cada biblioteca tem sua programação interna, realizada por voluntários e funcionários, que vão desde clubes de leitura, a oficinas, palestras de diversos temas; As bibliotecas também recebem pelo menos 1 oficina contratada por ano, por meio de edital, de diversas linguagens, como artes visuais, artes manuais, artes marciais, música, literatura, permacultura, etc.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Histórias de Abraçamento

Histórias de Abraçamento [Em referência ao Dia Nacional dos surdos - 26 de setembro]
Cia Arte Raiz
BASEADO NOS LIVROS “MEU AMIGO DOWN”, DE CLAUDIA WERNECK, e "UM MISTÉRIO A RESOLVER: AS BOCAS MEXEDEIRAS", DE MARIA AMIN, MARIA LÚCIA E OZANA VERA.
Essas duas histórias narram a importância da inclusão da pessoa com deficiência no mundo. Meu amigo down, conta a história de um garoto que pode e deve frequentar os mesmos lugares que todas as outras crianças. O mistério das Bocas Mexedeiras, narra a história de uma menina que fica encafifada porque todas as bocas mexem e todos se entendem e porque ela não consegue se fazer entender quando mexe suas mãos. Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 1 hora.
Acessibilidade: Libras
Dia 2 de setembro às 11h - Bosque de Leitura Parque Raposo Tavares

BEBÊLÊTECA

O projeto BebêLêteca é uma vertente do projeto Primeira Infância, que é composto por eventos voltados ao público com faixa etária de 0 a 6 anos. BebêLêteca será desenvolvido nas salas de primeira infância instalados em algumas Bibliotecas Municipais de São Paulo (CSMB), um espaço afetuoso com livros e histórias para os bebês e seus cuidadores. O foco deste projeto é na primeiríssima infância, trazendo a contação de histórias e a mediação de leitura com muito cuidado e ludicidade para os pequeninos terem o quanto antes o contato com os livros e a literatura, estimulando a imaginação, enriquecendo o vocabulário e o processo cognitivo dos bebês auxiliando no desenvolvimento do raciocínio.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

BebêLêteca com Cia. Circo de Trapo

BebêLêteca com Cia. Circo de Trapo
O trabalho traz histórias infantis como A CRIANÇA E AS CORES, ELEFANTES NA TEIA DA ARANHA e DONA BARATINHA. Histórias narradas com músicas e brincadeiras seguidas de leituras partilhadas através do acervo de livros para a primeira infância. Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 1 hora e 30 minutos.
Dia 1o de setembro às 15h30 - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo

BebêLêteca Do Conto ao Livro com Sendero Cultural
Do Conto ao Livro é um projeto pensado para Primeira Infância, que trabalha com elementos sonoros e visuais para apresentar contações de histórias e mediação de leitura, ricas em cores e formas inspiradas nos mais conhecidos clássicos do “Era Uma vez” e nas cantigas infantis que atravessam gerações. Pelos olhares e mãos de uma criança, tudo se torna um brinquedo; com ritmos, sons e formas; um pedaço de madeira vira a torre de um castelo ou um avião, um tecido vira um dragão ou uma fada, das nuvens que viram seres, sendo esse olhar lúdico e criativo extremamente enriquecedor para os pequenos. Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 1 hora e 30 minutos.
Dia 2 de setembro às 11h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

BebêLêteca Do Conto ao Livro

BebêLêteca Cia Passarinho Contou
No começo de tudo...
Éramos bebês!
E o começo de tudo...
Fazemos com histórias.
E para embalar os bebês no mundo da leitura, vamos de contação de histórias, parlendas e cantigas, com livros gostosinhos pra por na boca e experimentar. Com a Cia Passarinho. Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 1 hora e 30 minutos.
Dia 2 de setembro às 11h - Biblioteca Érico Veríssimo

BebêLêteca com O casulo viajante

BebêLêteca com O casulo viajante
BebêLêteca - um espaço de afeto entre livros e histórias para os bebês e seus cuidadores. As histórias e mediação de leitura serão acompanhadas de músicas e acalantos que permeiam a cultura da infância, materiais de uso cotidiano e objetos que possibilitam a experimentação sensorial dos pequenos. Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 1 hora e 30 minutos.
Dia 2 de setembro às 11h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

IMIGRANTES

Com o objetivo de proporcionar uma maior multiculturalidade, o projeto Imigrantes convida artistas e a arte imigrante a partilharem com os nossos equipamentos a herança cultural, a dança, a língua e seus dialetos, a música, a literatura e outras linguagens de artistas/grupos pertencentes em diversas nacionalidades.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

TAÍ - Território Artístico Imigrante Itinerante: Contando América Latina

TAÍ - Território Artístico Imigrante Itinerante: Contando América Latina
Coletivo Identidade Livre
Três aventureiros saem à procura de uma história que faça as crianças se sentirem felizes pois estão muito doentes já que os adultos não sabem contar histórias que explicam o mundo e sua origem. Após conhecer muitos países da América Latina, encontram uma lenda do coração da floresta amazônica sobre o surgimento do rio Amazonas, contada através de canções e de uma narrativa lúdica, que promovem a construção de um imaginário latino-americano e o respeito à herança cultural dos povos nativos e à natureza. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 1 hora.
Dia 5 de setembro às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 6 de setembro às 10h - Biblioteca Brito Broca

FERIADO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - as Bibliotecas Públicas Municipais e Pontos de Leitura não abrirão nos dias 7, 8 e 10 conforme Decreto Nº 62.140, de 14 de janeiro de 2023, no dia 9 estarão abertas. Os Bosques de Leitura não abrirão nos dias 7, 8 e 9, e funcionarão normalmente no dia 10.

VEJA TAMBÉM AS PROGRAMAÇÕES LOCAIS DAS BIBLIOTECAS DE SETEMBRO COM ACESSO A PARTIR DA HOMEPAGE SMB.

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Logo Facebooh e Instagram