Destaques da Semana - 25 a 31 de agosto

Destaques da semana de 25 a 31 de agosto, da programação cultural presencial Biblioteca Viva nas Bibliotecas, Pontos de Leitura e Bosques de Leitura com Teatro, Contação de Histórias, Intervenção Artística, Vivências, Circo, Agosto Indígena, Povos Originários, LGBTQIAPN+, Culturas Negras e Primeira Infância.

TEATRO

Pique Piquenique

Pique Piquenique
Teatro Pequeno Ato
Uma festa de aniversário infantil reúne as crianças para brincarem ao ar livre com uma arte-educadora, mas as brincadeiras acabam bem mais profundas e intensas que o planejado.Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 60 minutos.
Dia 25 de Agosto às 10h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 26 de Agosto às 11h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Festa na Terra da Mandioca

Festa na Terra da Mandioca [Dia do Folclore - 22 de agosto ]
Trupe BorboLetras
Festa na Terra da Mandioca é um encontro brincante entre o folclore brasileiro e a plateia. Todos são convidados a ouvir as lendas da nossa terra, dentre elas a do Saci-Pererê e a do Lobisomem. Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 60 minutos.
Acessibilidade: Libras
Dia 25 de Agosto às 14h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 26 de Agosto às 11h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 29 de Agosto às 10h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 30 de Agosto às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa

JORNADA DO PATRIMÔNIO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Voando nas Memórias

Voando nas Memórias
Tricotando Palavras
"Voando nas Memórias" é uma fascinante jornada que nos leva a conhecer a cidade de São Paulo através dos pássaros e bichos que ainda habitam a cidade. A natureza que ainda resiste, com seus inúmeros sabiás, peixes, e árvores. Explorar cantos da cidade que um dia foram cobertos por florestas exuberantes descobrindo memórias perdidas e esquecidas. É um convite para olharmos para além dos prédios e descobrir as riquezas escondidas nesta imensa cidade.Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 60 minutos.
Acessibilidade: Libras
Dia 29 de agosto às 14h - Biblioteca Menotti Del Picchia *(Ateração de data, horário e local)
Dia 31 de Agosto às 14h - Biblioteca Mário Schenberg

AGOSTO INDÍGENA

POVOS ORIGINÁRIOS
O projeto Povos Originários traz povos indígenas de diversas regiões do país para mostrarem sua cultura e tradições nas bibliotecas, sendo protagonistas da própria história.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Minha Infância pelas Águas do Rio Negro

Minha Infância pelas Águas do Rio Negro [Em referência ao Dia Internacional dos Povos Indígenas - 9 de agosto]
Maã Dahse (Caiçaró)
Caiçaró vivia ao redor dos seus pais, da aldeia, avós, da floresta, dos rios, animais, e desde pequena ouvia histórias contadas pela sua família com a presença do fogo, sempre entendia que nesses momentos a forma correta de aprender os relatos vivenciados pelos mais velhos era somente escutar, além das histórias aprendia os costumes, os rituais, as medicinas, os caminhos e o espírito comunitário. Uma de suas tradições que gerava autonomia e força física era aprender a nadar, remar, pescar, caçar, fazer os deveres de casa, ajudar na roça, ao lado dos seus amigos sempre sai às margens de sua aldeia ilha para brincar no rio, buscar seu alimento como peixes, frutas, pois, sempre que ia a remar em outras ilhas sabia que ao sair tinha que ter cuidado com esses lugares sagrados, a relação para ela era de total respeito com seres ali presentes, porque sabia que tudo ali tinha dono.Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 60 minutos.
Dia 30 de Agosto às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Histórias da tradição oral indígena com Auritha Tabajara

Histórias da tradição oral indígena com Auritha Tabajara [Em referência ao Dia Internacional dos Povos Indígenas - 9 de agosto]
Auritha Tabajara
Por meio da oralidade, Auritha Tabajara conta histórias ancestrais do seu povo que lhe são passadas por sua avó Francisca Gomes. Neste projeto de contação de histórias indígenas a autora vem mostrar a importância de se perceber a oralidade como um gênero literário importante para seu povo (bem como para os povos não indígenas). Essa intervenção interativa conta com dinâmicas orais que envolvem a fala e a escuta; brincadeiras corporais (que são adaptadas ao momento) para envolver os ouvintes no mundo das histórias orais dos povos indígenas que sempre habitaram o Brasil e têm muito a nos dizer. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 45 minutos.
Dia 26 de Agosto às 11h - Bosque de Leitura Parque Anhanguera

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Curumierê Desperte a Criança em Você

Curumierê Desperte a Criança em Você [Em referência ao Dia Internacional dos Povos Indígenas - 9 de agosto]
Raízes Afroindígena
Raízes Afroindígena Coletiva convida ao festejo: "Curumierê" Desperte a criança em você! Celebrando através de nossa Ancestralidade Afroindígena brasileira as cosmologias da cultura tradicional popular pela cantiga de roda ao som dos tambores que cantam. Através da intervenção artística musicalizada combinada aos encantos da ciranda e cantigas de roda levando o povo ao brincar, celebrando e despertando nossas crianças externas e internas.
Vem brincar de roda com a gente? Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 2 horas.
Dia 25 de Agosto às 10h - Ponto de Leitura Praça Bambuzal
Dia 30 de Agosto às 14h - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 31 de Agosto às 13h - Ponto de Leitura Graciliano Ramos

Algum destes é seu parente?

Algum destes é seu parente? [Em referência ao Dia Internacional dos Povos Indígenas - 9 de agosto]
Coletivo Estopô Balaio
“Algum destes é seu parente?” é um cortejo musical do Coletivo Estopô Balaio que nos convoca a rememorar nossa ancestralidade. Músicas são entoadas para relembrar o Cerco de Piratininga, o maior levante indígena de São Paulo, que ocorreu em 1562 e foi confabulado em Ururay, território ancestral que hoje compreende os bairros de São Miguel Paulista, Jardim Romano, Itaim Paulista e outros. A memória e resistência indígenas da zona leste de São Paulo encontram ciro entre corpos de migrantes e parentes. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 60 minutos.
Dia 25 de Agosto às 10h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

LGBTQIAPN+
O projeto LGBTQIAPN+ busca viabilizar e fomentar produções de artistas/grupos lgbtqiapn+, valorizando sua potência nas linguagens artísticas e empoderando suas identidades. Entende-se a necessidade desse empoderamento como forma de não apenas afirmação da presença desses grupos, mas também como combate a preconceitos e violências acometidas. O projeto, em suma, traz eventos protagonizados por pessoas LGBT, com conteúdo que lutam por inclusão, visam a diversidade, e que trazem reflexões importantes sobre a comunidade.

VIVÊNCIAS

Letraria L(GBT)

Letraria L(GBT) - Breve Panorama sobre Expressões Artísticas e Produção Literária L(GBT) na Periferia
Alternativa L
Ministrar rodas de conversa sobre literatura e arte lésbica e GBT e exercícios com atividades em arteterapia. As rodas de conversa/ palestra abordam temas das vivências de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis nas periferias da cidade de São Paulo e faz um breve panorama da trajetória do movimento no Brasil. A tradução resumida das atividades é que ela ativa regiões do cérebro que nos ajudam a compreender nossos sentimentos e organizá-los, o ato de recortar e colar ressignificando as imagens ensina nosso cérebro a encontrar novas saídas para os nossos conceitos e preconceitos.Classificação indicativa: Jovem (15 a 17 anos). Duração: 2 horas e 30 minutos.
Dia 25 de agosto às 11h - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 30 de agosto às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 31 de agosto às 16h - Biblioteca Álvaro Guerra

CULTURAS NEGRAS
O projeto Culturas Negras consiste na retomada de saberes ancestrais trazidos da África, propondo o reconhecimento social e histórico da Cultura Africana com uma nova visão sobre a Cultura Afro-Brasileira.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Do Saara às Savanas: As Histórias que a África conta e o Brasil Reconta

Do Saara às Savanas: As Histórias que a África conta e o Brasil Reconta
Núcleo Esporos de Experiências Artísticas
A África é o berço da humanidade e tem muitas histórias para contar, nesse espetáculo de narração de história trabalhamos diversos mitos e lendas presentes na cultura africana e afro-brasileira. A África é o berço da humanidade e têm muitas histórias para contar, nesse espetáculo de narração de história trabalhamos diversos mitos e lendas presentes na cultura africana e afro- brasileira.
Na mitologia dos Orixás quem criou o mundo foi Olodumaré, mas ele não criou sozinho... Venha descobrir como foi essa criação e conheça também a história de um menino que se transformou em um grande curador. Essas e outras histórias dos Orixás estão nessa contação. Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 40 minutos.
Dia 26 de Agosto às 11h - Biblioteca Anne Frank

PRIMEIRA INFÂNCIA
O projeto Primeira Infância é composto por eventos voltados ao público com faixa etária de 0 a 6 anos, com mediação de Leitura, música e contação de histórias para inserir desde pequeninas, as crianças no universo da leitura e literatura. Além das programações contratadas, cada biblioteca tem sua programação interna, realizada por voluntários e funcionários, que vão desde clubes de Leitura, a oficinas, palestras de diversos temas

CIRCO

Palhaço não dá medo

Palhaço não dá medo
Cia Singular
Bonecos, animais imaginários, mágica e música, compõem essa história, onde o artista apresenta seus medos às crianças e como faz para lidar com elas.
Algumas pessoas podem ter medo de palhaço, então vamos aprender como convivermos, JUNTOS, afinal não precisamos nos curar de nossos medos, já que o medo nos protege de muita coisa.
Ter medo é algo comum entre crianças, adultos e todas as idades. O mais importante é sabermos com quem podemos contar, quem procurar, e quando estamos em apuros, podemos, JUNTOS, enfrentar qualquer bicho- papão. Classificação indicativa: Primeira infância (0 a 6 anos). Duração: 60 minutos.
Dia 30 de Agosto às 10h - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

Aproveitem para confirir as nossas Dicas de Leitura - Dia Internacional de Luta dos Povos Indígenas

Dicas de Leitura - Dia Internacional de Luta dos Povos Indígenas

VEJA TAMBÉM A PROGRAMAÇÃO LOCAL DAS BIBLIOTECAS DE AGOSTO COM ACESSO A PARTIR DA HOMEPAGE SMB.

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Logo Facebooh e Instagram