Jornada do Patrimônio 2023 nas Bibliotecas Públicas Municipais

SE A CIDADE, SE A CIDADE FOSSE MINHA…

Jornada do Patrimônio 2023 nas Bibliotecas Municipais

A Jornada do Patrimônio foi instituída pela Lei Municipal no 16.546/2016 e tem como objetivo a valorização do patrimônio cultural do Município de São Paulo. É realizada pela Secretaria Municipal de Cultura através do seu Departamento do Patrimônio Histórico e da Coordenadoria de Programação Cultural e é também uma atividade educativa que tem como objetivo aproximar a população com o seu patrimônio histórico.
Este ano, em sua nona edição, a Jornada do Patrimônio 2023 tem o tema “Se a cidade, se a cidade fosse minha” e estabelece conexões diretas com o tema da última edição “Tão Perto, tão longe”, formalizando a existência de um projeto contínuo para a criação de debates necessários apoiados em questões como inclusão e pertencimento, atrelados à concepção dos patrimônios materiais, imateriais e à recuperação dos apagamentos.

Programação nas Bibliotecas Públicas Municipais

SP indígena: histórias quinhentistas - crianças
Contação de História
Com @siriemaspuleta
Há muito tempo São Paulo era conhecida como Campos de Piratininga no território da Grande Muralha Verde que tinha como uma das lideranças o morubixaba Tupiniquim Tibiriçá. Existia nessa época uma pedra marcada pelo raio chamada Itaecerá, localizada no Monte Inhampuambuçu que ficava entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú. Os povos indígenas de diferentes nações visitavam a pedra de Itaecerá para realizar seus rituais ao Deus Tupã no Triângulo Sagrado. Essas e outras histórias vocês podem conferir em SP Indígena: Histórias Quinhentistas. Classificação: Livre. Duração: 1 hora.
Acessibilidade: Libras
Dia 15 de agosto às 14h - Biblioteca Anne Frank

Contos de Pá Pum
Com histórias divertidas e de finais misteriosos, o gRUPO êBA! traz mais uma apresentação bilíngue, com Libras e voz. São narradas três histórias de tradição oral de várias regiões do mundo: O Mosquito (Guatemala), O Homem Sem Sorte (Continente africano) e O Rei que Queria Alcançar a Lua (Caribe). As narrativas são recheadas de brincadeiras, que despertam o corpo e trazem a Libras como expressão acessível a surdos e ouvintes.Classificação: Livre. Duração: 1 hora.
Acessibilidade: Espetáculo bilingue (Libras e português)
Dia 15 de agosto às 14h - Biblioteca Amadeu Amaral

A Trombeta Apocalíptica - Dupla Buiú & Teta
Teatro
Os palhaços Buiú e Teta chegam na cidade com seu carrinho de quitutes de reviradinhos Vai Que Sobra. Ao iniciar mais um dia de trabalho, a dupla é interrompida por uma trombeta que berra absurdos, afligindo e impedindo que os dois continuem com seus negócios gastronômicos. Entre as notícias estão um vírus avassalador, a inflação montada a cavalo e a barriga que ronca sem parar. Será que essa dupla sobreviverá a esse apocalipse?
Classificação: Livre. Duração: 1 hora.
Acessibilidade: Libras
Dia 15 de agosto às 14 - Biblioteca Jayme Cortez - CCJ

B A T U
Performance Cênica
Com Artefactos Bascos
B A T U é um grande jogo de linhas, caminhos, intersecções, espaços, mapas, construções, combinações e descobertas, onde a criatividade e o brincar se encontram para “pintar, dobrar, colar, juntar, compor, construir” e ocupar o espaço partindo de um retângulo, que convida crianças e adultos acompanhantes, a criarem uma experiência artística única. Classificação indicativa: 3 a 5 anos. Duração: 1 hora.
Acessibilidade: Libras
Dia 15 de agosto às 14h - Biblioteca Afonso Taunay

As Histórias que elas contam Meninas do Conto
Contação de história
Neste espetáculo reunimos histórias tradicionais onde as mulheres são as protagonistas que percorrem caminhos misteriosos, enfrentam o desconhecido e lutam como verdadeiras guerreiras e heroínas. Honrando cada fase da vida da mulher, passaremos pelos desafios da infância, seguindo pela juventude, vida adulta e velhice. Simone Grande e Lilian de Lima acompanhadas pela música de Lívia Golden vão cantar e contar, trazendo toda sabedoria, diversão e ancestralidade que as histórias carregam. Classificação indicativa: livre. Duração: 1 hora.
Acessibilidade: Libras
Dia 15 de agosto às 14h - Biblioteca Clarice Lispector

O Jacaré Fujão no Triângulo
Contação de História e Oficina como fazer
Com @evelynheine Heine, do site divertudo.com.br, que trabalhou como roteirista e editora na redação de quadrinhos da Editora Abril.
O objetivo da atividade é demonstrar, de forma lúdica e divertida, a importância do patrimônio e porque é preciso preservá-lo. Após ouvirem a história do livro, de autoria de Sabrina Fontenele e Mariana Zanetti, os participantes farão casinhas de papel e um jacaré com pregadores ou rolinhos de papel.
Classificação: a partir de 7 anos. Duração: 2 horas
Participação gratuita e material incluído. Os participantes terão direito a um exemplar do livro
Vagas: 15
Dia 19 de agosto às 11h - Biblioteca Anne Frank

Memórias e registros da Imprensa Negra Paulista sobre África
Conversa
Responsável: Dayane Teixeira
Embora as ações de movimentos e organizações da comunidade negra paulista não tenham ficado restritas à produção de jornais e revistas, foi por meio desses periódicos que militantes começaram a se organizar e a expressar suas ideias. Esses intelectuais e ativistas encontraram na imprensa – assim como na literatura –, uma ferramenta poderosa para combater a situação de marginalização do negro no país, como aconteceu com a Frente Negra Brasileira, entidade comprometida com um projeto de valorização e instrução no povo negro.
De certa forma, podemos pensar numa similaridade com o movimento político e literário da Négritude, que se solidificou a partir da criação dos jornais Légitime Défense (1932) L´étudiant noir (1935).
Engajados com esse projeto “civilizatório” das comunidades negras em São Paulo, tais movimentos levantaram a bandeira do nacionalismo a partir da criação de uma imagem positiva do negro. A partir disso, surgem algumas referenci-ações sobre África que, apesar de paradoxais e pouco aprofundadas, mostram um movimento de voltar o olhar para esta terra-mãe, força matriz do povo negro brasileiro. Nesse encontro vamos discutir sobre as reverberações que a África e seus expoentes tiveram nos jornais e revistas produzidos pela Imprensa Negra Brasileira. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 2 horas
Inscrição: https://forms.gle/QPVH9CrQ8xDisWkq8. Vagas: 15
Dia 19 de agosto às 10h - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

O Turismo como Ferramenta para Valorização do Patrimônio Cultural: A Cidade como Método de Aprendizagem*
Curso
Responsável: Isadora de Oliveira Pinto Barciela
O objetivo do curso é apresentar as potencialidade do turismo como uma ferramenta de ensino a partir do lúdico, exemplificando como os roteiros guiados podem servir como uma forma de ensinar os sujeitos e aproximá-los da cidade, sejam essas pessoas moradoras ou turistas, valorizando consequentemente o patrimônio material e imaterial, além de se sentirem pertencentes.
Serão apresentados exemplos que funcionam e são conhecidos ao redor do mundo, como a Virada Cultural em Buenos Aires e a própria Jornada do Patrimônio, onde as pessoas se apropriam dos espaços da cidade. Também será falado sobre o segmento do turismo cultural e do turismo pedagógico como um instrumento de educação não formal, que gera reflexão, lazer e valorização da cidade, bem como de suas memórias e histórias. Serão abordados programas e projetos que se baseiam nessa premissa, como o: “Lugares de se Aprender: A Escola sai da Escola” que faz parte de um Programa da Secretaria Estadual da Educação conhecido como Cultura é Currículo. Portanto o curso versará como a atividade turística e os circuitos de lazer podem ser um método de integração não apenas com o público externo, mas também da comunidade local. Classificação indicativa: livre. Duração: 1 hora.
Inscrição via e-mail: isadorabarciela@gmail.com. Vagas: 35
Dia 19 de agosto às 10h - Biblioteca Raul Bopp

SÃO PAULO DE TANTAS HISTÓRIAS
Conversa
Responsável: Othoniel Cursino Siqueira
Uma viagem pelas tantas histórias da cidade de São Paulo através dos nomes de seus bairros e rios.
Histórias que resgatam a magia e sensibilidade da cultura indígena, contos de tradição oral da cultura paulistana com suas lendas urbanas, produções literárias que falam sobre a cidade e seus rios. Serão apresentadas histórias dos rios Anhangabaú e Tamanduateí . A cidade de São Paulo foi crescendo sobre os rios. Bom, eles são tão importantes na nossa vida que dedicamos uma história só pra eles – O MENINO QUE RIO, de Gustavo Prudente. Classificação indicativa: livre. Duração: 1 hora
Inscrição: Não há necessidade de inscrição. Vagas: 60
Dia 19 de agosto às 11h - Biblioteca Raul Bopp (área externa)

Ladrilhos literários de São Miguel Paulista 60+
Conversa
Responsável: Jeane Aparecida da Silva
Ladrilhos literários de São Miguel Paulista 60+ apresenta narrativas sobre poetas idosas e sua relação com a Biblioteca Raimundo de Menezes em São Miguel Paulista. Apresentando fotos e vídeos de poetas que frequentaram oficinas literárias realizadas na Biblioteca Raimundo de Menezes e seguiram a ladrilhar no caminho da literatura, com a criação de poesias autorais, apresentações em saraus e a participação em Antologias Poéticas. Classificação indicativa: livre. Duração: 1 hora
Inscrição:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdnkmfZuAifR7tmyS9ZGvmdnGxIGyOkI8qWcQfgEfI8t9_fWg/viewform?usp=sf_link. Vagas: 20
Dia 19 de agosto às 13h - Biblioteca Raimundo de Menezes

Memórias fragmentadas: a locomoção de esculturas pela cidade de São Paulo
Conversa
Responsável: Amanda Batista Bento
Os momentos presentes nos espaços públicos têm o caráter de salvaguardar uma memória específica, conferindo sentido de permanência a um acontecimento e/ou personalidade e fertilizando, assim, tal recordação. Por meio da trajetória da fragmentação do Monumento a Olavo Bilac, serão debatidas quais memórias são retratadas através dos monumentos presentes na cidade, além de fomentar a reflexão: quais memórias estariam em evidência se a cidade fosse sua? Classificação indicativa: 6 anos. Duração: 2 horas e 30 minutos.
Inscrição via e-mail: amandabbha@gmail.com. Vagas: 30
Dia 19 de agosto às 10h - Biblioteca Pública Hans Christian Andersen

A Memória da Produção Arquitetônica Paulista Art Nouveau
Conversa
Responsável: Daniela Costa Dornfeld Saldanha
A palestra aborda as produções arquitetônicas ditas Art Nouveau na virada do século XIX para o XX. Esses inúmeros exemplares, em sua maioria situados em bairros próximos ao centro, foram substituídos por grandes prédios de apartamentos. Classificação indicativa: livre. Duração: 2 horas.
Inscrição via e-mail: arqdanielacosta@gmail.com. Vagas: 30
Dia 19 de agosto às 10h - Biblioteca Mário Schenberg

A grife do GRIFE: cinema Super8 na década de 1970 na cidade de São Paulo
Conversa
Responsável: Flavio Rogerio Rocha
O GRIFE foi uma empresa, uma escola, um espaço cultural e o realizador dos Super Festivais Nacionais do Filme Super8mm (1973 a 1983). Evento que mobilizou São Paulo e arredores, trazendo vários realizadores de todo o país. A “grife do GRIFE" ficou conhecida mundo afora, mobilizando pessoas, gerando negócios, criando polêmicas e arregimentando boa parte da geração paulistana da década de 1970. Além de trazer parceiros de peso, como Embrafilme, Lojas Fotóptica, Kodak, MEC/Funarte, entre outros. Classificação indicativa: a partir de 16. Duração: 1 hora e 30 minutos.
Inscrição:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfQ2Zv2A1ILF-99xSGgeLcLkKKp7p6vDsuDNS7tlRXv2QNl8Q/viewform. Vagas: 60
Dia 19 de agosto às 11h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

BORDAR A CIDADE
Curso
Responsável: Isabella Rodrigues Gonçalves
“Bordar a Cidade” parte da técnica do bordado em papel para instigar os participantes a olhar para detalhes da cidade de São Paulo que poderiam passar despercebidos no dia a dia.
A proposta da oficina consiste em convidar os participantes a uma caminhada coletiva, a fim de coletar fotografias dos detalhes que lhes chamem atenção durante o percurso. Cada participante será então convidado a escolher uma das imagens registradas para transformá-la em bordado em papel.
A oficina é um convite a observar a cidade, atentar o olhar para os caminhos por onde se passa, refletir, criar e materializar a experiência em bordados em papel.
Os bordados feitos durante o encontro poderão ser levados pelos participantes. Classificação indicativa: livre. Duração: 3 horas.
Inscrição: oficinascom.i@gmail.com. Vagas: 20
Dia 19 de agosto às 10h30 - Biblioteca Clarice Lispector

Conhecendo a Biblioteca Pública Municipal Brito Broca: Patrimônio Cultural do Bairro de Pirituba
Responsável: Ricardo Silva
Nesta atividade que será realizada no estilo roda de conversa, serão abordados aspectos Históricos, Arquitetônicos e Sociais do espaço físico onde a Biblioteca Pública Municipal Brito Broca se encontra, além de dar uma volta em todo o perímetro no intuito de conhecer todas as suas salas, jardins, acervos e a Ocupação Cultural existente no local. Classificação indicativa: livre. Duração: 1 hora e 30 minutos.
Inscrições: via Whatsapp: 11 944797-8204. Vagas: 20
Dia 19 de agosto às 10h - Biblioteca Brito Broca

Patrimônio VIVO
Conversa
Responsável: Diego Apolinário
A palestra "Patrimônio VIVO" tem como objetivo mostrar como o audiovisual pode ser uma ferramenta poderosa na preservação e divulgação do patrimônio cultural.
Durante a palestra, serão apresentados exemplos de como o audiovisual tem sido utilizado em outras cidades para preservar e divulgar o patrimônio cultural, além de dicas e técnicas para criar vídeos e documentários de qualidade. A palestra é voltada para todos aqueles que se interessam pela história e cultura da nossa cidade e que desejam contribuir para a sua preservação e divulgação. Classificação indicativa: livre. Duração: 1 hora.
Inscrição: não há necessidade. Vagas: 50
Dia 19 de agosto às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta

Brincando na Cidade: Descobrindo a Magia dos Lugares
Curso
Responsável: Edison de Souza Santos
O curso visa promover a valorização e o conhecimento sobre a cidade, utilizando brincadeiras como ferramentas lúdicas de aprendizado. Ao explorar o tema "Se a Cidade Fosse Minha", o curso busca despertar a curiosidade, a criatividade e o senso de pertencimento dos participantes, levando-os a troca de experiências de compartilhamento entre gerações antigas para novas gerações, terá diferentes tipos de brincadeiras que serão aprendidas. Classificação indicativa: a partir de 6 anos. Duração: 1 hora e 30 minutos.
Inscrição: No local, no dia/hora do curso. Vagas: 20
Dia 19 de agosto às 11h - Biblioteca Érico Veríssimo

Colorização Manual de Fotografias - Colorizando Santana Antiga
Curso
Responsável: Maurício Serrani Sapata
A colorização manual é uma técnica que utiliza materiais artísticos para a aplicar cores sobre uma foto preto e branco, sendo bastante utilizada no período em que não existia filme colorido. Para este curso, eu vou disponibilizar fotografias com imagens antigas do bairro de Santana ou do local onde o curso será realizado (um imóvel tombado), ensinando os participantes a trabalharem na colorização das fotos manualmente, trazendo a idéia de resgate, valorização e preservação da memória do bairro. Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 1 hora e 30 minutos.
Inscrição via e-mail: mauriciosapata@gmail.com. Vagas: 12
Dia 19 de agosto às 11h - Biblioteca Nuto Sant'Anna

O Ipiranga e os Jafet - Construção do espaço fabril, de morada e de memória
Roteiro Cultural
Responsável: Renato Brancaglione Cristofi
A conversa “O Ipiranga e os Jafet - Construção do espaço fabril, de morada e de memória" apresentará um panorama acerca da atuação dos Jafet no Ipiranga, da construção da Fiação, Tecelagem e Estamparia Ypiranga – Jafet até a opção da morada no bairro. Um olhar e pensamento sobre a construção do conjunto distintivo de Palacetes suntuosos da família: seus significados às margens do lugar de memória do Ipiranga e nas aspirações emanadas das comemorações do 1º Centenário da Independência (1922).Classificação indicativa: livre. Duração: 1 hora.
Inscrição:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdi-gNWnJ6rBm4Gpu9G-nCFFYBy8c5jya3OR5YHCPoTrZZz7Q/viewform?usp=pp_url. Vagas: 25
Dia 19 de agosto às 10h - Biblioteca Roberto Santos

Por aqui corre um rio: roteiro cultural às margens do Rio Pirajussara
Roteiro Cultural
Responsável: Letícia Yumi Benetti da Silva
O rio Pirajussara nasce no município de Embu das Artes, mas a maior parte da sua extensão é na cidade de São Paulo. Do Campo Limpo até a divisa com Taboão da Serra o rio corre a céu aberto, é tamponado na Avenida Eliseu de Almeida e só volta à superfície dentro da Cidade Universitária da USP, desaguando depois no rio Pinheiros. Ao longo deste percurso, próximo de suas margens estão equipamentos públicos de cultura e prédios tombados. O roteiro será feito de BICICLETA! Então, não esqueça de conferir se está tudo certo com sua bike e levar água! O roteiro começa na Biblioteca Municipal Helena Silveira e segue à Casa de Cultura do Campo Limpo, Praça do Campo Limpo, Biblioteca Municipal Marcos Rey, Casa de Cultura do Butantã, Faculdade de História e Geografia da USP (vão da história e geografia), FAU-USP e Poli-USP. Vamos conhecer sobre a história desses equipamentos públicos, mas também pensar sobre o rio Pirajussara, as diferentes paisagens ao longo de seu percurso, a cidade e seus rios, as histórias que os margeiam e as que poderiam também nadar. Classificação indicativa: a partir de 10 anos. Duração: 3 horas.
Inscrição: No local, com meia hora de antecedência. Vagas: sem restrição de vagas.
O participante deve levar bicicleta e capacete.
Dia 20 de agosto às 9h - Biblioteca Helena Silveira

Romeiros: Retratos em Movimento
Curso
Responsável: Rafael Prado da Silva
Inspirada na obra 'Monumento aos Romeiros', do artista santamarense Júlio Guerra, a atividade propõe a elaboração coletiva de uma produção audiovisual de animação. Através das técnicas de 'pixelation', a obra original, feita com argamassa, pedras e pedriscos coloridos, será homenageada com fotografias em movimento: recortes diversos e colagens, em conjunto à edição videográfica, darão vida a uma releitura animada desse monumento representante do patrimônio histórico da região de Santo Amaro. Classificação indicativa: 15 anos. Duração: 2 horas e 30 minutos.
Inscrição: https://forms.gle/2f9JAfKJwXwHfnAc8. Vagas: 10
Dia 20 de agosto às 14h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia

Ativos Culturais Ambientais do Itaim Bibi: Perspectivas Históricas e Construções Futuras
Roteiro Cultural
Responsável: Juliana Gatti Pereira Rodrigues
Caminhada sai da Biblioteca Anne Frank por ruas, jardins e espaços marcantes do território
cultural ambiental do Itaim Bibi em diálogo com sua memória e história. Reconhecer espécies de árvores habitantes desta região da cidade, dialogar sobre o valor material e imaterial do patrimônio ambiental, visitar o espaço da Casa Bandeirista e ao final deste encontro participar de um mapeamento coletivo multimídia. Um convite para aprofundar e compartilhar saberes e referências sobre o território. Classificação: Crianças acompanhadas dos responsáveis, todas as idades, sem limite. Duração: 3 horas.
Inscrição: https://bit.ly/452N2q2
Dia 19 de agosto às 10h - Saída da Biblioteca Anne Frank

Visita ao Triângulo, Vila Operária dos Queixadas da Companhia Brasileira de Cimento Portland Perus
Roteiro Cultural
Responsável: Sheila de Souza Alves Moreira
O roteiro relembra algumas histórias da Companhia Brasileira de Cimento Portland Perus (patrimônio histórico municipal) e seus desdobramentos, o trabalho na fábrica, as greves, o lazer, a convivência e as Vilas operários que surgiram a partir da implantação da Indústria, para tanto, percorrerá lugares históricos do bairro até a vila operária, remanescente, a Vila Triângulo. Duração: 2 horas e 30 minutos
Dia 19 de agosto às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta

Brincando na Cidade: Descobrindo a Magia dos Lugares
Curso
Responsável: Edison de Souza Santos
O curso visa promover a valorização e o conhecimento sobre a cidade, utilizando brincadeiras como ferramentas lúdicas de aprendizado. Ao explorar o tema "Se a Cidade Fosse Minha", o curso busca despertar a curiosidade, a criatividade e o senso de pertencimento dos participantes, levando-os a troca de experiências de compartilhamento entre gerações antigas para novas gerações, terá diferentes tipos de brincadeiras que serão aprendidas. Duração: 1 hora e 30 minutos.
Dia 19 de agosto às 11h - Biblioteca Pública Érico Veríssimo

Eu me Encontro nesse Mapa! Mapeamento Afetivo Perus
Conversa
Responsável: Angélica Müller do Rêgo
A atividade tem como objetivo, conversar sobre a história de Perus de forma a resgatar pontos do bairro que dialoguem e ou criem memória afetiva com os participantes, compreender quais localidades do território se fazem essenciais para a história desse território. Duração: 2 horas.
Dia 19 de agosto às 11h - Biblioteca Padre José de Anchieta

Transforme seu bairro dormitório e redescubra seu território através da cultura
Curso
Responsável: Fabrizia Gallan Nascimento de Almeida
A narrativa da periferia como um mero dormitório tem se transformado ao longo dos anos, caminhando em direção à inclusão e ao pertencimento. Essa mudança está intimamente ligada à maneira como os patrimônios culturais são concebidos e valorizados nessas comunidades. Moro há mais de trinta anos no mesmo bairro periférico e só pude conhecer e apreciar sua verdadeira essência quando entrei no programa vocacional. Antes disso, minha interação com a região era limitada ao meu local de residência, como se fosse apenas um lugar para dormir. No entanto, através do programa vocacional, tive a oportunidade de explorar e descobrir os diversos patrimônios presentes no meu bairro. Esses patrimônios não se limitam apenas a construções históricas ou monumentos, mas também englobam a cultura, tradições, histórias e pessoas que fazem parte da riqueza do meu bairro periférico. Ao conhecer de perto esses elementos, pude me ver como parte integrante desse contexto e compreender o valor e o significado que eles têm para a comunidade. Essa experiência despertou em mim um sentimento de pertencimento, fazendo-me perceber que estava negligenciando uma parte importante da minha identidade ao ignorar os patrimônios presentes no meu próprio bairro. Agora, sou um defensor ativo da promoção e preservação desses patrimônios, buscando formas de compartilhar suas histórias e valorizar as expressões culturais que permeiam minha comunidade. Assim, a periferia deixa de ser apenas um dormitório para se tornar um espaço de inclusão e pertencimento, onde a concepção dos patrimônios culturais desempenha um papel fundamental na valorização da identidade e da história das comunidades periféricas. Duração: 2 horas.
Dia 19 de agosto às 12h - Biblioteca Brito Broca