Dicas de Leitura - Dia Internacional de Luta dos Povos Indígenas

Em 9 de agosto, é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1994. O dia é dedicado a homenagear e reconhecer as tradições dos povos indígenas e promover a conscientização sobre a inclusão dos povos originários na sociedade, alertando sobre direitos e reafirmando as garantias previstas na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

Na metade dos anos 90, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou, por meio da Resolução 49/214, o dia 9 de agosto como o Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo. A efeméride foi criada com o objetivo de chamar a atenção para a questão indígena em todo o planeta, alertando para a necessidade da garantia de condições dignas de existência e do reconhecimento da importância dessas populações tidas como vulneráveis.

No Brasil existem cerca de 305 povos indígenas. São reconhecidas 690 terras indígenas que ocupam 13% do território do país. Somam-se ainda os povos que vivem isolados com pouco ou nenhum contato com populações não indígenas. A proteção aos territórios, garantida pela Constituição Cidadã de 1988, traduz-se também na preservação do meio ambiente.
Para ajudar na jornada em busca de aprendizagem sobre a história e a visão de mundo desses povos, a lista a seguir reúne alguns livros que apresentam mitos, lendas, histórias, folclore e luta dos povos indígenas .

Dicas de Leitura - Dia Internacional de Luta dos Povos Indígenas

Sehaypóri : o livro sagrado do povo Saterê-mawé - Yaguarê Yamã ; grafismo Yaguarê Yamã
O livro sagrado do povo Saterê-Mawé é, como diz o autor, uma homenagem aos pajés de sua nação, que buscam no espírito natural a resposta para as dúvidas da alma. Como seus antepassados, Yaguarê narra as memórias de sua gente para preservar a tradição de uma geração para outra. As lendas e fábulas de animais aqui reunidas ensinam a origem das coisas, apresentando ao leitor a cultura e o imaginário deste grupo.
Índios Mawé - Lendas; Índios Mawé - Religião e mitologia; Indígenas da América do Sul - Brasil; Literatura folclórica - Escritores indígenas - Brasil

América indígena : 500 anos de resistência e conquista - Maurilio Pereira Barcellos ; ilustrações do autor
“Este livro traz a visão guerreira de nossas comunidades que enfrentaram um genocídio não só físico como também cultural, pois muitos grandes lutadores tiveram seus nomes escondidos pela história oficial”, escrevem no prefácio do livro os indígenas Alexsandro e Amaro Cosmo de Mesquita, do povo Potiguara.
Indígenas - História; Índios - Primeiros contatos com europeus; América - Descobertas e explorações

Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil - Graça Graúna
Deve parecer, ‘no mínimo’, curioso a muitos leitores um livro que trata da produção literária indígena no Brasil, já que, para muitos interessados na expressão literária nacional - mesmo aqueles especialistas em crítica e historiografia literárias -, a existência de uma literatura indígena brasileira deve soar como algo, ‘no máximo’, hipotético. Isso pode ser tanto mais estranho, ao pensarmos não apenas numa literatura brasileira indígena, mas ainda numa literatura ‘contemporânea’ e que pode ser discutida na perspectiva de seus ‘contrapontos’...É exatamente isso que faz a pesquisadora e professora universitária de origem indígena Graça Graúna, em seu livro.
Literatura indígena - Brasil - História e crítica; Literatura brasileira - Escritores indígenas - História e crítica

Tybyra : uma tragédia indígena brasileira = Tywyrá : ymã mba'e wai nhandewa regwa pindó reta-re - Juão Nyn ; tradução do tupy guarany moderno Luã Apyka ; ilustração Denilson Baniwa
Preso à boca de um Canhão, prestes a ser executado por sodomia por soldados franceses, Tybyra, Indígena Tupinambá, relembra a própria vida e propaga suas últimas palavras como se, depois de relâmpagos, o som dos trovões saísse de sua boca. Dramaturgia de estreia do artysta Potyguar(a) Juão Nyn, uma ficção sobre o primeiro caso de TBLGfobia com um nativo, documentado no país.
Teatro brasileiro - Século 21 - Escritores indígenas; Índios Tupinambá - Comportamento sexual - Ficção; Homossexuais masculinos - Ficção; Prisioneiros - São Luís (MA) - Século 17 - Ficção

O casamento entre o céu e a terra : contos dos povos indígenas do Brasil - Leonardo Boff ; ilustrações e fotos Pata Macedo e Adriana Miranda
Em O casamento entre o Céu e a Terra, o professor, teólogo, filósofo, escritor e grande defensor dos Direitos Humanos Leonardo Boff reúne histórias, relatos e mitos originários dos indígenas do Brasil. Recolhidas ao longo dos anos e vindas de diversas etnias, essas narrativas são prova da inestimável contribuição desses povos a nossa cultura, nossa língua, nossos costumes e nossa forma de compreender a natureza. Cada uma delas é capaz de nos conectar à sabedoria ancestral desses povos e somá-la, enfim, a nossa sabedoria contemporânea.
Cultura; Indígenas da América do Sul - Lendas - Brasil; Indígenas da América do Sul - Brasil; Índios na literatura; Histórias indígenas; Literatura folclórica - Escritores indígenas; Literatura folclórica - Brasil

Mitos indígenas - Betty Mindlin e narradores indígenas ; ilustrações Adriana Florence
A antropóloga Betty Mindlin apresenta 28 textos neste livro que revelam hábitos e crenças de dez povos indígenas e levam o leitor a um fascinante mergulho cultural
Brasil - Índios. Religião e mitologia; Indígenas da América do Sul - Lendas - Brasil

As serpentes que roubaram a noite e outros mitos - Daniel Munduruku ; ilustrações
Na obra, são apresentadas ao público geral as histórias transmitidas de geração em geração através da oralidade pelo povo Munduruku, que vive próximo ao rio Tapajós, nos estados do Pará e do Amazonas. A origem da noite e do veneno das serpentes são algumas das narrativas contadas, ilustradas no livro por desenhos de crianças da etnia.
Amazônia - Brasil - Índios. Religião e mitologia; Índios Munduruku - Literatura infantojuvenil; Histórias indígenas

Confiram também as Dicas de Leitura - Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas

Estes e outros títulos podem ser emprestados gratuitamente mediante inscrição na biblioteca. Para saber mais como se inscrever e retirar livros consulte o Regulamento de empréstimo do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB).

Aproveitem para conferir nossas Dicas de Leitura onde apresentamos outros destaques do acervo da Sistema Municipal de Bibliotecas.
____________________________________________________________________________________________________

ATENÇÃO: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelos autores(as), título ou assunto *(marcados em itálico no final das sinopses das obras) para localizar outras obras, edições e a disponibilidade. Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

 Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.