Destaque do fim de semana 24 e 25 de junho

MÚSICA: Andrei Furlan, Chopin ao Chorinho, Jazz na Kombi e Música erudita. CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: Histórias de simplicidade e Contos do povo de algum lugar. CIRCO A festa do Pedrinho. OFICINA Pequeno cidadão karaokê. DANÇA Yebo - Gumboot Dance Brasil. INTERVENÇÃO ARTÍSTICA Em festas e noites de São João. LEITURA DRAMÁTICA Os Lusíadas e Felpo Filva. TEATRO A Ilha do Tesouro e Tramarias. SARAUS Café com poesia e Veia e ventania. FESTA JUNINA Grande Arraiar Literário.

MÚSICA

Andrei Furlan


Andrei Furlan nas Bibliotecas

O cantor e compositor de Ribeirão Preto mostra sua busca sonora por São Paulo em um disco produzido por Gustavo Ruiz.
Andrei é doutor em biologia e sempre conciliou sua profissão com o talento de músico. Domingo, café na cama e suco de maracujá. A calmaria de um dia com tempo para gastar. É com essa cena que o ribeirão-pretano Andrei Furlan, 32, inicia o álbum dia de casa (YB, 2013). Há três anos em São Paulo, o compositor, cantor, saxofonista e biólogo lança seu primeiro álbum solo unindo a carreira ao estilo simples do interior com a modernidade da capital, uma mistura que deu fruto a dez faixas encantadoras.
Andrei produziu os álbuns de suas bandas anteriores, a Música Popular Planetária e a Palhas & Pulhas, fortes no cenário autoral em Ribeirão, mas dessa vez decidiu deixar a função nas mãos de alguém que agregasse valores diferentes ao processo. Quem assumiu o posto foi o músico e guitarrista Gustavo Ruiz, responsável pelos dois trabalhos de Tulipa Ruiz e pelo último álbum da Trupe Chá de Boldo.  Gustavo ainda toca guitarra em algumas faixas do disco.
Dia 24 de junho às 11h – Biblioteca Marcos Rey
Dia 24 de junho às 15h – Biblioteca Paulo Duarte

Chopin ao Chorinho
Com Daniel Grajew
O recital de piano traça um paralelo entre a música erudita para piano e sua influência na música popular brasileira e mundial. A apresentação comenta a influência de Chopin na música de compositores como Tom Jobim, Jacob do Bandolim e Villa Lobos, e outros paralelos entre a música clássica de concerto e o universo da música popular envolvendo Debussy, George Gershwin , o tango e música de Candomblé, entre outros.
Dia 24 de junho às 10h – Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 24 de junho às 14h – Biblioteca Narbal Fontes

Jazz na Kombi apresenta: O Menor Festival de Jazz no Mundo


Jazz na Kombi apresenta: O menor festival de Jazz no mundo
O Menor Festival de Jazz do Mundo é uma iniciativa do projeto Jazz na Kombi que busca levar o Jazz de volta às suas raízes, a rua. O projeto vêm quebrando paradigmas e preconceitos ao tocar as pessoas com o Jazz ao vivo. O gênero musical que com o tempo foi sendo elitizado hoje está de volta às ruas em um festival que apresentará 4 bandas da cena contemporânea de São Paulo.
Dia 24 de junho às 11h – Biblioteca Castro Alves

Música Erudita

Desde abril, as Bibliotecas Públicas Municipais estão recebendo apresentações de artistas do Theatro Municipal, dentro do projeto Biblioteca Viva.
A programação inclui apresentações de duo de violão e flauta, solo de violão e também duo de eufônios, instrumento da família dos metais.
Dia 24 de junho
10h  Biblioteca Mário Schenberg, Vicente de Carvalho e Padre José de Anchieta
11h Biblioteca Anne Frank
11h30 Biblioteca Érico Veríssimo, Vinícius de Moraes e Clarice Lispector
13h Biblioteca Brito Broca e Roberto Santos
13h30 Biblioteca Paulo Setúbal e Álvaro Guerra
15h Biblioteca Monteiro Lobato, Pedro Nava, Viriato Corrêa e Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 25
10h Biblioteca Affonso Taunay
12h Biblioteca Vicente Paulo Guimarães


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


Histórias de simplicidade
Com Amanda Jorri, Helena Gonçalves, Victor Cantagesso e Rafael Laureano
O grupo Contadores de Histórias no Sótão escolheu para essa apresentação histórias que falam de amor, de magia e de coisas da infância de maneira lúdica e poética: balões, reis de mentirinha, animais, gente rica, gente pobre e até um casal que se apaixona no meio de uma bonita “kremesse”.
24 de junho às 11h - Biblioteca Narbal Fontes

Contos do Povo de Algum Lugar
O que você faria se pudesse voltar no tempo e reencontrar a si próprio ainda criança? Essa é a proposta que Malvino recebe quando cruza com o próprio Diabo em uma encruzilhada e ganha a chance de viajar na sua história e desfazer seus erros.
25 de junho às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen


CIRCO

Mala de Tralha – A festa do Pedrinho
Com Thiago Dias
Cheio de trapalhadas e bastante interativa, Festa do Pedrinho é um show de palhaço com mágico para toda a família, não deixando morrer essa arte milenar que atravessa gerações trocando experiências com o público.
Dia 24 de junho às 10h – Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 24 de junho às 14h  - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 25 de junho às 11h – Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa


OFICINA

Pequeno Cidadão Karaokê

Pequeno Cidadão Karaokê
Com Taciana Barros e Natalia Barros
A proposta envolve leitura de trechos dos livros do Pequeno Cidadão, leitura de pequenas prosas poéticas e poemas infantis realizadas pelos presentes, inspirados nos 100 anos de amizade dos modernistas Oswald e Mario de Andrade. Então, a partir do material criado pelo grupo, uma nova canção surgirá. Pra encerrar, todos cantam a nova canção criada.
Dia 24 de junho às 11h – Biblioteca Raul Bopp
Dia 24 de junho às 15h – Biblioteca Prefeito Prestes Maia


DANÇA

Yebo - Gumboot Dance Brasil

Com Danilo Nonato, Lenna Bahule, Munique Mendes, Naruna Costa, Pablo Araripe, Rubens Oliveira, Samira Marana, Silvana de Jesus, Washington Gabriel
Yebo é o segundo espetáculo do Grupo Gumboot Dance Brasil. Aborda a exploração, tanto das minas como dos sete povos levados para extração do minério, a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha, a espera das mulheres por seus maridos mineiros durante a temporada de exploração das minas.
Dia 25 de junho às 11h – Biblioteca Afonso Schmidt


INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

Banda Literária

com a Cia. Farnel de Artes
São intervenções literárias e musicais na forma de curtas entradas intercalando pequenas sessões de música, poesias, histórias, jogos e brincadeiras musicais, trava-línguas, parlendas e adivinhas. Vagando entre o espaços. A Banda Literária apresenta algumas de suas obras espontaneamente enquanto outras são encontradas nos “alforjes de bagagem” e podem ser escolhidas pelo público.
Dia 24 de junho às 11h – Biblioteca Aureliano Leite
Dia 24 de junho às 14h – Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 25 de junho às 11h – Biblioteca José Paulo Paes

Prosas pr’além do quintal - Em festas e noites de São João

Com Ligia Borges da Cia Ginga e Prosa
Intervenção literária, que abordará as tradições populares, em especial relacionadas às festas juninas.
Dia 24 de junho às 11h – Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 24 de junho às 14h – Biblioteca Lenyra Fraccaroli
Dia 25 de junho às 11h – Biblioteca Cora Coralina


LEITURA DRAMÁTICA

Leitura dramática de “Os Lusíadas”

Com Marat Descartes
Propõe-se a dramatização de trechos da obra clássica de Luís Vaz de Camões nas Bibliotecas Municipais, convidando o público infantil e adulto a interagir com uma das produções mais importantes da literatura portuguesa: Os Lusíadas.
Dia 25 de junho às 11h – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Leitura dramática de “Felpo Filva”
Com Marat Descartes
A partir da dramatização do espetáculo teatral “Felpo Filva”, adaptação do livro homônimo da escritora Eva Furnari, busca-se aproximar o público infantil das bibliotecas com a Literatura, o Teatro e o Livro.
Dia 24 de junho às 11h – Biblioteca Rubens Borba de Moraes
Dia 24 de junho às 14h – Biblioteca Sergio Buarque de Holanda


TEATRO

A ilha do tesouro


A Ilha do Tesouro
Com a Cia O que de que
Formada por Fábio Supérbi e Rodrigo Andrade, espetáculo infantil de montagem contemporânea, que permita aos seus criadores explorar e apresentar essa história fascinante e suas personagens singulares. O espetáculo foi criado a partir de uma dramaturgia baseada na ação, característica do texto original e transportado para essa versão. Há piratas, navios, fantasmas, uma ilha e um tesouro e claro, existe o mar, seus perigos e seu encanto.
Dia 25 de junho às 11h30 – Biblioteca Chácara do Castelo

Tramarias
Com grupo As Trapeiras
O espetáculo Tramarias traz como mote a discussão sobre a violência doméstica contra a mulher, que, para além da violência física abrange também a violência moral, emocional, psicológica, patrimonial e sexual.  Tramarias aponta o ciclo de violência vivenciado pela protagonista Maria que, ao idealizar um marido perfeito, deixa de perceber a complicada trama de opressão a que está se submetendo, até se deparar com uma situação limite que a obriga a romper com a relação opressora por meio da intervenção cênica do público presente.
Dia 24 de junho às 11h – Biblioteca Belmonte


SARAU

Sarau Café com Poesia e Festa Junina da Hans: Grande Arraiar Literário!!!

Com Beth Daniel contando histórias e animando O Arraiar; casório invertido dos integrantes da Cia. do Núcleo Educatho; crianças e educadores do PIÁ animando a festa e muito mais!
24 de junho  às 11h - Biblioteca Hans Christian Andersen

Veia e Ventania: Literatura Periférica

O projeto Veia e Ventania tem como objetivo levar atividades artísticas que dialogam com o universo da Literatura e do Livro para as Bibliotecas da periferia de São Paulo: os Saraus. Os encontros são feitos por grupos ou coletivos de pessoas que, por meio da mediação e mobilização das comunidades de onde são realizados, proporcionam a aproximação do público com a leitura e a literatura brasileira, criando uma experiência cultural única em seus territórios. O Projeto é uma realização da Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas em parceria com realizadores de Saraus que inclui grande programação nas diversas Bibliotecas Públicas da cidade.
Sarau – Poetas Ambulantes
Dia 24 de junho às 14h – Biblioteca Raul Bopp
Sarau do Binho
Dia 25 de junho às 11h - Biblioteca José Mauro Vasconcelos
Sarau – Filhos de Ururaí
Dia 24 de junho 13h30 – Biblioteca Raimundo Menezes
Sarau – Resistência Preta (Força Ativa)
Dia 24 de junho às 14h – Biblioteca Maria Firmina dos Reis
Sarau – Bodega do Brasil
Dia 24 de junho às 14h – Biblioteca Malba Tahan
Sarau - Encontro de Utopias
Dia 24 de junho às 15h – Biblioteca Adelpha Figueiredo


FESTA JUNINA

Grande Arraiar Literário

Com atividades gratuitas, a festança terá contação de histórias com Beth Daniel, quadrilha com casório invertido dos integrantes da Cia. do Núcleo Educatho; brincadeiras, além de crianças e educadores do PIÁ (Programa de Iniciação Artística) animando os participantes. É sugerido que cada participante leve um prato típico (doce ou salgado) e um suco para deixar a festa ainda melhor. E não esqueça o traje típico!
Dia 24 de junho às 11h – Biblioteca Hans Christian Andersen