Cine-literatura

O Cine-Literatura exibe filmes nas bibliotecas públicas buscando expandir a experiência sensível do leitor frequentador. Os livros encontram os filmes perto da sua casa, confira a programação!


KUBRICK
Biblioteca Viriato Corrêa

Laranja mecânica
A clockwork orange, EUA, Reino Unido, 1971, 137 minutos, legendado, DVD
Direção: Stanley Kubrick. Elenco: Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates.
No futuro, o violento Alex, líder de uma gangue de delinquentes, cai nas mãos da polícia. Ele vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano. Para maiores de 18 anos.
Dia 9 de abril às 15h

Lolita

Idem, EUA, 1962, 153 minutos, legendado, DVD
Direção: Stanley Kubrick. Elenco: James Mason, Shelley Winters, Peter Sellers.
Um professor universitário britânico vai trabalhar nos Estados Unidos e lá fica tão obcecado por uma ninfeta de 14 anos que casa com sua mãe para estar próximo dela. Para maiores de 12 anos.
Dia 23 de abril às 15h


CINEMA NA ÁLVARES

Biblioteca Álvares de Azevedo

De volta para o futuro
Back to the future, EUA, 1985, 115 minutos, legendado, DVD
Direção: Robert Zemeckis. Elenco: Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson.
Marty McFly é um típico adolescente americano dos anos 80 que é mandado de volta para 1955 a bordo de um Delorean movido a plutônio, inventado por Dr. Brown. Livre.
Dia 3 de abril às 11h

Baraka
Idem, EUA, 97 minutos, legendado, DVD
Direção: Ron Fricke.
“Baraka” é uma antiga palavra que pode ser traduzida como o sopro da vida. Com imagens captadas nos seis continentes do globo busca traduzir visualmente a ligação do ser humano com a Terra. Livre
Dia 17 de abril às 11h


RECORTES DO CINEMA BRASILEIRO
Biblioteca Mário Schenberg

A mostra oferece recortes da trajetória do cinema brasileiro ao longo das décadas. As transformações estéticas vinculadas às mudanças da sociedade brasileira revelam a importância de um olhar sensível sobre os filmes de nossa própria história. O que mostrarão os filmes de amanhã?

O bravo guerreiro
Brasil, 1969, 80 minutos, DVD
Direção: Gustavo Dahl. Elenco: Paulo César Pereio, Mário Lago, Ítalo Rossi.
Miguel Horta, jovem deputado da oposição, decide mudar de partido para se infiltrar no governo, pois julga que só pode fazer algo pela causa pública se estiver no poder. Para maiores de 14 anos.
Dia 1º de abril às 16h

Estranho encontro
Brasil, 1958, 86 minutos, DVD
Direção: Walter Hugo Khouri. Elenco: Mário Sérgio, Andrea Bayard, Lola Brah.
Ao dirigir-se para a casa de campo de sua noiva, um rapaz vê uma moça cambaleando na estrada. Os dois acabam por se apaixonar. Para maiores de 12 anos.
Dia 8 de abril às 16h

Tocaia no asfalto

Brasil, 1962, 107 minutos, DVD
Direção: Roberto Pires. Elenco: Agildo Ribeiro, Geraldo Del'Rey, Ângela Bonati.
Um político jovem e idealista encontra em Salvador adversários que se esforçam por eliminá-lo. Ele pretende instaurar uma CPI para apurar denúncias de corrupção, mas, em paralelo, um pistoleiro é contratado para assassinar o líder do grupo rival. Para maiores de 14 anos.
Dia 15 de abril às 16h

Limite
Brasil, 1931, 120 min, DVD
Direção: Mário Peixoto. Elenco: Olga Breno, Taciana Rei, Carmen Santos.
Um tema, uma situação e três histórias. O tema, a ânsia do homem pelo infinito, seu clamor e sua derrota. A situação, um barco perdido no oceano com três náufragos - um homem e duas mulheres. As três histórias são aquelas que os personagens mutuamente se contam. Livre
Dia 29 de abril às 16h


SANGUE ÍNDIO
Biblioteca Alceu Amoroso Lima

SESSÃO DE CURTAS: Vídeo nas Aldeias
Filmes: Nguné elü: o dia em que a lua menstruou/De volta à terra boa/Prîara jõ: depois do ovo, a guerra/Huni meka: os cantos do cipó
Dia 6 de abril às 19h

Nguné elü: o dia em que a lua menstruou
Brasil, 2006, 27 min, DVD
Direção: Maricá Kuikuro e Takumã Kuikuro
Durante uma oficina de vídeo na aldeia Kuikuro, no Alto Xingu, ocorre um eclipse. De repente, tudo muda. Os animais se transformam. O sangue pinga do céu como chuva. O som das flautas sagradas atravessa a escuridão. Não há mais tempo a perder. É preciso cantar e dançar. É preciso acordar o mundo novamente. Os realizadores Kuikuro contam o que aconteceu neste dia, o dia em que a lua menstruou.
+
De volta à terra boa
Brasil, 2008, 21 min, DVD
Direção: Mari Corrêa e Vincent Carelli.
Homens e mulheres Panará narram a trajetória de desterro e reencontro de seu povo com seu território original, desde o primeiro contato com o homem branco, em 1973, passando pelo exílio no Parque do Xingu até a luta e reconquista da posse de suas terras.
+
Prîara jõ: depois do ovo, a guerra
Brasil, 2008, 15 min, DVD
Direção: Komoi Panará.
As crianças Panará apresentam seu universo em dia de brincadeira na aldeia. O tempo da guerra acabou, mas ainda continua vivo no imaginário das crianças.
+
Huni meka: os cantos do cipó
Brasil, 2006, 25 min, DVD
Direção: Josias Maná Kaxinawá e Tadeu Siã Kaxinawá.
Uma conversa sobre cipó (ayahuasca), “miração” e cantos. A partir de uma pesquisa do professor Isaias Sales Ibã sobre os cantos do povo Huni Kui, os índios resolvem reunir os mais velhos para gravar um CD e publicar um livro.

Crepúsculo de uma raça
Cheyenne Autumn, EUA, 1964, 157 min, legendado, DVD
Direção: John Ford. Elenco: James Stewart, Richard Widmark, Carroll Baker.
Em 1878, o governo deixa de entregar os suprimentos necessários à tribo indígena Cheyenne, como prevê um tratado assinado pelos governantes. Famintos e descontentes, mais de 300 índios decidem sair da reserva em Oklahoma numa jornada ao Wyoming, o local original onde sempre viveram. Thomas Archer, Capitão da Cavalaria Americana, é designado para a missão de conter os índios e evitar a viagem. Para maiores de 14 anos.
Dia 13 de abril às 19h

Serras da desordem
Brasil, 2006, 130 min, DVD
Direção: Andrea Tonacci.
Carapirú é um índio nômade que, após ter seu grupo familiar massacrado em um ataque de fazendeiros, consegue escapar e viver, durante 10 anos, perambulando pelas serras do Brasil central. Capturado em novembro de 1988 é levado pelo sertanista Sydney Possuelo para Brasília. Sua história ganha as páginas dos jornais, gerando polêmica entre historiadores e antropólogos em relação à sua origem e identidade. O elenco é formado pelas próprias pessoas que viveram os fatos. Para maiores de 16 anos.
Dia 20 de abril às 19h

Xingu
Brasil, 2012, 103 min, DVD
Direção: Cao Hamburguer. Elenco: João Miguel, Felipe Camargo, Caio Blat.
Os irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas Bôas resolvem trocar o conforto da vida na cidade grande pela aventura de viver nas matas. Com enorme poder de persuação e afinidade com os habitantes da floresta, os três se tornam referência nas relações com os povos indígenas, vivenciando incríveis experiências, entre elas a eterna conquista do Parque Nacional do Xingu. Para maiores de 12 anos.
Dia 27 de abril às 19h