Dicas de Leitura: Coração Partido

Gabriel García Marquez, Milan Kundera, Caio Fernando Abreu, Emily Brontë, Fiódor M. Dostoiévski, Fernanda Young e Clarice Lispector estão nas dicas de leitura de abril para tratar dos corações partidos!

O amor é um dos temas que mais movem as artes no geral. É o sentimento que mais desperta fascínio e curiosidade nos artistas, justamente por parecer tão incompreensível e quase impossível de se escapar. Todos esperam despertar na pessoa amada o sentimento que nutrem pelo outro, numa história bela e marcante. Porém, há os casos impossíveis, as separações e mesmo o amor não correspondido, que costumam gerar dor, sofrimento, tristeza e podem despertar sentimentos e impulsos obscuros. Segurem a emoção com as dicas de leitura de abril para tratar dos corações partidos!

O amor nos tempos do cólera - Gabriel García Marquez
Um homem se apaixona pela trança de uma menina de família. O idílio dura algumas cartas, mas ao conhecer seu admirador, a moça rejeita-o e casa com outro. O amor, porém, persiste e dura a vida inteira. Nesta fábula de realismo-fantástico, Gabriel García Márquez mostra que a paixão não tem idade.

A insustentável leveza do ser - Milan Kundera
A obra apresenta quatro protagonistas: Tereza, Tomas, Sabina e Franz. Por força de suas escolhas ou por interferência do acaso, cada um deles experimenta, à sua maneira, o peso insustentável que baliza a vida e o exercício de reconhecer a opressão e tentar amenizá-la.

Morangos Mofados - Caio Fernando Abreu
Morangos Mofados é dividido em três contos: O mofo, Os morangos e Morangos mofados. Suas personagens são seres anônimos do cotidiano urbano, e vivem na corda bamba entre o amor e a desilusão, entre a bossa e o rock and roll. Com sua narrativa crua, tanto para expor maldades, quanto para expor belezas, o autor vai fazendo colagens e montando o retrato de uma geração marcada pela fragmentação, pela frustração e pela dor.

O morro dos ventos uivantes - Emily Brontë
Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta, um amor proibido que deixa rastros de ira e vingança.

Noites brancas - Fiódor M. Dostoiévski
Narrativa do encontro de um homem, denominado Sonhador, com a jovem Nástienka, por quem se apaixona perdidamente. Nástienka, porém, encontra-se literalmente presa à barra da saia de sua avó cega e à sua criada surda, e espera a volta de um homem misterioso por quem se apaixonara um ano antes. Tem-se, aí, a construção da esperança e da desilusão, atrelado a um final surpreendente e marcante.

A sombra das vossas asas - Fernanda Young
Carina é uma rica herdeira que sofre perdidamente pela fria rejeição do fotógrafo Rigel Dantas, por quem sempre sonhou ser fotografada. Pensando nisso, Carina desenvolve um plano meticuloso para fazê-lo se apaixonar por ela para, em seguida, deixá-lo. Vivendo uma história tão viciante quanto destrutiva, o romance de Carina e Rigel mostra o quanto um relacionamento abusivo pode ser cruel para todos os envolvidos - e o quanto eles estão mais próximos de nossas realidades do que imaginamos.

Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres - Clarice Lispector
Iniciado por uma vírgula e terminado por dois pontos, o romance conta a história da paixão que a professora Lóri sente por Ulisses, e que é correspondida. Ulisses, no entanto, se recusa a viver uma relação com sua amada até que ela aprenda a se amar e a valorizar as pequenas coisas da vida. Ulisses serve como o farol que a guia para o autoconhecimento e para a aprendizagem.

Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. Para consultar mais títulos com o tema relacionado, experimente a busca pelas palavras-chave amor, histórias de amor, romance, romance brasileiro, etc.

Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.