Debate e palestras

Programação de maio de 2014: Debate O papel do feminismo hoje, ainda faz sentido? Palestra O contador e a cidade. Bate Papo com o autor Brunno Almeida Maia


DEBATE

O papel do feminismo hoje, ainda faz sentido?
Com a Mestre em Língua Portuguesa pela FFLCH-USP, Nathaly Galhardo; Graduada em História pela EFLCH/UNIFESP e integrante do Coletivo REVIDE/Papo Reto, Karina O. Morais dos Santos e o Doutor em Linguística pela Unicamp e Prof. da FE-USP, Valdir Heitor Barzott
Durante séculos a condição da mulher ficou relegada a espaços, atividades, sentidos e sentimentos determinados pelo homem, fazendo com que a relação entre elas e eles pesasse (de variada forma), sempre favorável a eles. Depois de mais de um século da chamada “Primeira Onda” Feminista, passados quase quatro anos da eleição da primeira mulher presidente do Brasil, algumas conquistas foram confirmadas. Todavia segue-se ainda a cultura machista que é revigorada em pesquisas sobre violência contra mulher, em piadas, comerciais na televisão, etc. Nossa proposta é analisar como o feminismo provocou mudanças no papel desempenhado pela mulher e como é encarado hoje o protagonismo feminino. Em que medida a luta das mulheres se aliou ao modelo de sociedade do trabalho ou engrossou as fileiras da resistência?
Dia 9 de maio às 14h30 – Biblioteca Hans Christian Andersen


PALESTRAS

O contador e a Cidade
Com Giuliano Tierno
O cotidiano das cidades é permeado por histórias orais. Passamos os dias a "ordenar" os acontecimentos do dia para transmiti-los aos nossos Outros. Mas por que transmitimos tal "ordenação"? Será que ordenamos antes de transmitir ou transmitimos para ordenar? O Contador de Histórias desde a tradição, vinculado ao mundo do trabalho do campo, é um ordenador social/cultural dos acontecimentos de uma determinada comunidade. Existe comunidade no meio urbano? Existem acontecimentos comuns, imagens comuns, palavras comuns nos grandes centros urbanos? Quais histórias temos contado nas nossas cidades e quais as formas que temos escolhido para transmiti-las/ordená-las? Quais são nossas praças, rodas, arenas de histórias nas grandes cidades? Estas e outras questões serão abordadas e conversadas no encontro proposto.
Dia 10 de maio às 11h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Bruno Almeida Maia

Bate Papo com o autor Brunno Almeida Maia
Dramaturgo da nova geração, Brunno Almeida Maia conversa com o público sobre dramaturgia e o processo de escrita no teatro. Autor da obra “O Teatro de Brunno Almeida Maia” (Editora Giostri, 2014), além de comentar sobre o processo de criação de suas duas últimas peças – Tristes Lembranças e IMUNO, que compõem o livro - o jovem realiza palestra introdutória sobre a origem do teatro no ocidente, as diferenças entre tragédia, comédia e drama, o que é dramaturgia e as suas convergências com outros gêneros literários e linguagens, a sinopse, a criação da personagem, a cena, a ação e o tempo na narrativa dramatúrgica. Para maiores de 16 anos
Dia 22 de maio às 10h – Biblioteca Afonso Schmidt


 

O ESCRITOR NA BIBLIOTECA
Em parceria com a Editora Jujuba, importantes escritores dedicados à literatura infantil integrarão o programa "O Escritor na Biblioteca" de maio a setembro. Veja a programação de maio de 2014.

           Aline Abreu
Autora e ilustradora de livros infantis. Formada em Artes Visuais, sentiu-se naturalmente atraída pela forma artística dos livros ilustrados e, desde então, não parou de ilustrar. Hoje tem mais de 10 livros ilustrados. Em 2013 obteve o título de mestre em Literatura e Crítica Literária, na PUC/SP, com a defesa de um trabalho sobre a interdependência entre palavra, imagem e design nos livros ilustrados contemporâneos.
Dia 14 de maio às 14h30 – Biblioteca Brito Broca

          Raquel Matsushita
Autora de livros infantis, além de design gráfico. Adora construir os livros, dando cores e formas a eles. Formada em Publicidade e Propaganda, especializou em design gráfico, cor e tipografia na School of Visual Arts, de Nova York, onde também foi colaboradora do escritório de design Linda Kosarin Studio. Hoje tem seu próprio escritório, o Entrelinha Design.
Dia 20 de maio às 10h – Biblioteca Anne Frank

           Daniela Padilha
Editora e “A história do arco-íris” foi o seu primeiro livro publicado. Apaixonada pelo universo da infância, trabalha com literatura infantil há mais de 10 anos, dando forma aos textos e ilustrações que recebe. Hoje dedica-se à Jujuba Editora, uma casa editorial dedicada aos livros infantis.
Dia 21 de maio às 10h – Biblioeca Affonso Taunay