Recicla Sampa

Conheça um pouco mais sobre o programa

A Política Nacional dos Resíduos Sólidos, regida pela Lei Federal Nº 12.305,de 2 de agosto de 2010. dispõe em seu Art 9° que “Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Em 07 de Fevereiro de 2019, foi lançado o Movimento Recicla Sampa, que é uma iniciativa das concessionárias de coleta de resíduos domiciliares e de saúde da capital paulista, Loga e EcoUrbis, com apoio institucional da Prefeitura de São Paulo, com o intuito de ajudar os munícipes a mudarem seus hábitos na separação dos resíduos em dois dentro de suas casas: lixo comum e lixo reciclável.

Por meio de uma plataforma de comunicação digital, buscam informar a população e ampliar o volume da coleta de lixo reciclável na cidade.

Veja mais em https://www.reciclasampa.com.br/


Este programa também fomenta a Política Nacional de Educação Ambiental, a PNEA, regida pela LEI FEDERAL No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999., que define em seu Art. 1o que “entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.
 

Atendimento:

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato através dos canais abaixo:

Atendimento telefônico 24h para solicitações, reclamações e dúvidas sobre diversos assuntos relacionados à cidade de São Paulo.
Se você está na cidade de São Paulo, ligue 156.
Se você está fora de São Paulo, ligue 0800-011-0156, somente para telefones fixos instalados na Grande São Paulo.

Canais de Atendimento: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/outros-canais-de-atendimento
Portal de Serviços 156: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos