Programa "Adote uma Praça" ganha novos cooperantes na região da Lapa

Distrito da zona oeste alcança marca de 60 áreas verdes adotadas

Da Subprefeitura Lapa:

A Subprefeitura Lapa assinou, nesta semana, três novos Termos de Cooperação em reunião realizada com a presença de representantes da sociedade civil e das duas empresas interessadas em cooperar com o projeto, TEGRA Incorporadora e Porto Seguro. Ao todo, são 60 áreas verdes adotadas na região. Vale ressaltar que as duas empresas já cooperavam antes com o projeto na Lapa, sendo três pontos de responsabilidade da TEGRA e uma da Porto Seguro.

A assinatura do termo estabelece a responsabilidade socioambiental conjunta entre poder público e empresas pela realização da zeladoria e aperfeiçoamento dos locais adotados, como praças, canteiros e áreas remanescentes. Em compensação, a empresa cooperante tem o direito, se desejar, de colocar uma placa no local com dimensões definidas e de acordo com a Lei Cidade Limpa.

Entre as áreas adotadas está a escadaria da Rua Cotoxó, o canteiro central da Avenida Fortunato Ferraz e a Praça David Raw.

“A consolidação dessas parcerias representa responsabilidade social e mostra que o ideal de gestão pública cuidar do espaço público não é uma obrigação só da prefeitura, e sim de todos. Agradecemos por mais estes cooperantes. Dessa forma, a adminsitração pública consegue investir recursos em outras regiões, criando novas áreas verdes e mantendo as já existentes”, explica Leonardo Casal Santos, subprefeito da Lapa.

Evaldo Buk Forli, representante da empresa Porto Seguro, cooperante da Praça David Raw, na Barra Funda, aprova a ação e aponta os benefícios na participação do projeto. “Muito bom estar aqui para assinar um termo de parceria com a Prefeitura de São Paulo. A valorização desta parceria, entre Prefeitura e comunidade, tem tudo para dar certo e agrega demais para cidade”.

Programa Adote uma Praça

As parcerias preveem a conservação e execução de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas para os locais, visando o aperfeiçoamento do espaço e o ganho ambiental ao município. A manutenção dos locais tem início imediato após a assinatura do Termo de Cooperação. A ação acrescenta ao Plano de Metas da Prefeitura Municipal, que busca ampliação dos cuidados com a cidade.

Os acordos podem ser firmados por empresa, instituições, pessoa física ou famílias, basta apresentar na Subprefeitura um requerimento pela adoção da área pretendida com nome, RG ou CNPJ e endereço da residência ou empresa, assim a solicitação será analisada em um prazo máximo de cinco dias úteis.

Para saber mais, confira a íntegra do Decreto nº57.583, de 23 de janeiro de 2017, que institui o Programa Adote uma Praça.