CRATOD

O CRATOD - Centro de Referência de Atendimento a Tabaco, Álcool e Outras Drogas, é um órgão do governo do Estado que tem por finalidade atender e dar tratamento continuado a pessoas que tenham dependência química.

Localizado na região da Luz, o CRATOD, está sob o comando da médica psiquiatra e sanitarista dra. Luizemir Wolney Carvalho Lago, e passou a ser uma referência na região devido à maneira diferenciada com que trata as pessoas que ali chegam à procura de ajuda.

Criado através do decreto 46.860, de 25/06/02, o prédio estava em ruínas e em 2004, o CRATOD passou por uma ampla reforma. Hoje, conta com 10 leitos de observação, sendo 6 masculinos e 4 femininos, fornece 30 refeições diárias para os tratamentos intensivos, ou seja, para os pacientes que permanecem o dia todo no local em atendimento e 400 lanches para aqueles pacientes que participam em meio período.

O CRATOD conta também com duas salas de dentistas equipadas com os mais modernos aparelhos, onde é realizada a reabilitação oral às pessoas que estão em tratamento de dependência química.

Há ainda um laboratório de próteses dentárias onde todas as próteses são feitas e oferecidas gratuitamente aos pacientes.

O CRATOD também realiza oficinas de atividades diversas como artes, educação física, artesanato, leitura, educação em saúde, teatro do oprimido e outros recursos terapêuticos, como as psicoterapias individuais e em grupo. Além disto dispõe de profissionais de psicologia, fisioterapia, atendimento médico, orientação com nutricionistas, tudo para compor o processo de recuperação do paciente.

 

CRATOD e Centro Legal

O paciente que participa do Programa Centro Legal chega ao CRATOD através das equipes de abordagem de rua.

Primeiramente a pessoa encaminhada para o CRATOD é atendida por uma equipe de enfermagem que faz uma avaliação geral e dependendo do caso, faz o encaminhamento necessário para o indivíduo naquele momento e, na sala de observação dependendo do caso, procede-se desde a higiene pessoal até a internação. O paciente é encaminhado ao médico, que avalia sua condição de saúde. Começa o processo de desintoxicação. Nesse momento, o paciente fica no CRATOD em observação. Na maior parte das vezes os pacientes fazem tratamento intensivo no CRATOD, isto é, passam o dia inteiro em tratamento e pernoitam em albergues ou abrigos parceiros do CRATOD. Quando há risco de vida imediato o paciente é encaminhado para internação, mas estes casos são raros.

A Dra. Luizemir está otimista e aliviada. "Com o Programa Centro Legal vejo que o trabalho intenso que desenvolvemos aqui no CRATOD terá continuidade. É muito difícil vermos pessoas que querem se recuperar da dependência química, mas não tem nenhum apoio para continuarem o tratamento simplesmente porque não têm para onde ir, acabam voltando para as ruas, para as drogas. Agora isso mudou. Pela primeira vez, vejo que toda a rede social, tanto municipal quanto estadual, está articulada. Essa é a melhor notícia que podíamos ter."

Conheça o site do CRATOD