Competências e atribuições definidas por lei

 

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) foi criada em 2003, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, como resultado da plena responsabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), assumida pelo Município de São Paulo. As ações de vigilância em saúde, coordenadas pela COVISA, são norteadas pelas Políticas Públicas instituídas pelo Ministério da Saúde e estão em consonância com as diretrizes da Secretaria Municipal da Saúde.

A COVISA compreende as seguintes Divisões: Divisão de Vigilância de Produtos e Serviços de Interesse da Saúde; Divisâo de Vigilância Epidemiológica; Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental; Divisão de Vigilância de Zoonoses; Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador;

Além da estrutura interna da COVISA, há unidades descentralizadas que desenvolvem ações de Vigilância no Território, em cada coordenadoria de saúde do Município de São Paulo: Unidades de Vigilância em Saúde – UVIS e Centros de Referência em Saúde do Trabalhador.

As divisões da COVISA coordenam e planejam projetos, programas e ações de orientação, educação pertinentes às suas respectivas áreas de atuação. Outra importante função é de elaborar normas técnicas e padrões destinados à garantia da qualidade da saúde da população.