Arboviroses: Dengue, Zika e Chikungunya

Informações para o cidadão!

Arboviroses

As Arboviroses são doenças transmitidas por insetos e aracnídeos (principalmente mosquitos e, em alguns casos, carrapatos)

Dentre elas estão as doenças transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti, como a Dengue, Febre pela Chikungunya e Doença Aguda pelo Vírus Zika.

Para combatê-las é necessário envolvimento de todos os segmentos da sociedade e trabalho conjunto com a área da saúde. A principal prevenção está na eliminação de criadouros do mosquito, ou seja, não deixar acumular água limpa e parada.

Os principais sintomas são febre alta com início súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo, perda do apetite, manchas vermelhas na pele, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, dores nas articulações. Ao sentir algum dos sintomas procure uma unidade de saúde mais próxima!

Transmissão
A fêmea do mosquito pica o doente e se infecta com o vírus. Depois, pica uma pessoa saudável e inocula o vírus junto com a saliva. Uma vez infectado, o mosquito transmitirá o vírus até o final de sua vida (6 a 8 semanas).

ATENÇÃO: Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia, nem de fontes de água ou alimento

Período de Transmissibilidade - Viremia - período que a pessoa tem o vírus circulando e pode infectar o mosquito – 1 dia antes do início dos sintomas até 5 - 6 dias após

Sintomas
Febre alta com início súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo, perda do apetite, manchas vermelhas na pele, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, dores nas articulações.

Período de incubação
• Período entre o mosquito picar uma pessoa com o vírus e ser capaz de transmitir para outra pessoa: de 8 a 12 dias
• Período entre o mosquito com o vírus picar uma pessoa e esta pessoa apresentar os sintomas: de 3 a 15 dias, sendo em média de 5 a 6 dias

Apesar das arboviroses terem sintomas parecidos, há alguns aspectos importantes de cada uma delas. Veja abaixo!

Saiba mais sobre a dengue:

Existem 4 tipos de vírus da dengue, por isso a pessoa pode pegar dengue até quatro vezes!

O paciente precisa ser monitorado, pois pode apresentar agravamento do quadro clínico
Se o paciente apresentar um dos sintomas abaixo, deve procurar atendimento médico imediato.
SINAIS de ALARME – Risco de agravamento!
• Dor abdominal intensa e contínua
• Vômitos persistentes
• tontura, principalmente quando fica de pé
• Sangramentos de mucosa
• sonolência ou muita irritabilidade

Saiba mais sobre a Chikungunya

O termo Chikungunya, significa “aqueles que se dobram” e faz referência à aparência encurvada dos pacientes em decorrência das fortes dores musculares e articulares.
Os pacientes podem ficar incapacitados devido à dor, ao edema a e à rigidez das articulações, sendo incapazes de executar tarefas normais ou ir ao trabalho.
A pessoa pode pegar a doença apenas uma vez, ficando imune.
Além dos sintomas comuns a todas as arboviroses, no caso do chikungunya chama atenção as dores articulares que podem ser intensas e limitar os movimentos. Frequentemente são na região do tornozelo, punho e articulações da mão, mas podem afetar outras articulações

Saiba mais sobre a Doença aguda pelo Zika Vírus

A maioria dos pacientes não apresenta nenhum sintoma
A maioria dos casos tem evolução benigna, ou seja, a pessoa fica curada.
Há maior risco em gestantes, especialmente, quando a doença ocorre no 1º e 2º trimestre de gestação, podendo levar a malformações do recém-nascido

Saiba mais sobre Febre Amarela

É uma arbovirose que pode ser evitada com vacinação! No Município de São Paulo, a vacina contra febre amarela está recomendada para todas as regiões.
É uma doença com letalidade alta (morte). Pode chegar a 50% nos casos graves que evoluem com icterícia (pele e olhos amarelados)e sangramentos.

É um doença que possui dois tipos de ciclos: silvestre e urbano.
1 - CICLO SILVESTRE: é transmitida pela picada do mosquito Haemagogus e Sabethes em região de mata
2 - CICLO URBANO: é transmitida pela picada mosquito Aedes aegypti

Importante! Quem transmite a febre amarela é o mosquito e não o macaco!

Elimine locais que possam acumular água parada e a vacine-se contra a febre amarela!