Arboviroses: Dengue, Zika e Chikungunya

Dados Epidemiológicos

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (COVISA/SMS-SP) disponibiliza semanalmente o boletim epidemiológico de Arboviroses: Dengue, Zika e Chikungunya. 

A COVISA esclarece que realiza um trabalho continuo de qualificação das informações contidas nos sistemas de informação, sendo assim, os dados do boletim são passíveis de alterações. A pasta recomenda a utilização sempre do último boletim publicado. Os boletins anteriores devem ser entendidos como uma fotografia do momento em que foram publicados, não é indicada a comparação entre boletins epidemiológicos de anos diferentes com o atual. Assim, recomendamos que sejam avaliados os dados mais recentes no último boletim vigente.

 

Número de casos confirmados de Dengue, em residentes no município de São Paulo, segundo semana epidemiológica (SE) e ano de início de sintomas. MSP 2015 a 2024 

 

 

  Boletins epidemiológicos - 2024  

 

 

- Acesse os boletins de anos anteriores -

 

202320222021 - 2020 - 2019 - 2018 - 2017

 

INVESTIGAÇÃO DE ÓBITOS SUSPEITOS PARA DENGUE

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) esclarece que para todo óbito suspeito de dengue na capital, conforme diretrizes do Ministério da Saúde, é realizada a investigação detalhada de cada caso. A investigação epidemiológica avalia vários aspectos e situações envolvendo o caso clínico, como: exames laboratoriais coletados e seus resultados, avaliações e relatórios clínicos, aspectos epidemiológicos e informações do atestado de óbito.

Como parte do processo de investigação podem haver entrevistas com familiares e demais envolvidos, através de visita domiciliar, realizada pela Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) da área de abrangência da residência.

Após a avalição de todas essas informações, o caso é discutido com equipe técnica de epidemiologistas da SMS, e se necessário, com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) com o objetivo de esclarecer se a causa principal do óbito foi de fato pela dengue ou se óbito foi provocado por outras patologias ou condições clinicas do paciente.

Veja abaixo o número de óbitos investigados por suspeita de dengue no ano de 2024:

 

 

 

 

Clique na figura para acessar a Série histórica de casos de dengue, doença aguda pelo virus Zika e Febre da Chikungunya dos residentes no Município de São Paulo, de 2007 a 2024.

 


Acesse para saber mais informações sobre as ações Estratégicas de Mobilização contra Dengue: