Ações e Programas

Esta seção traz informações sobre os instrumentos de planejamento e acompanhamento da execução das políticas públicas.

A Execução Orçamentária consiste no cumprimento das regras para a realização da despesa tributária, conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Dessa forma, a execução orçamentária pode ser entendida como a trajetória da despesa pública, com identificação das condições de seu início e término.


A programação da execução orçamentária deverá seguir o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), respeitando as metas e objetivos da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Além disso, a execução orçamentária deverá atender às receitas vinculadas as finalidades específicas, independentemente do exercício de ingresso.


A LDO, prevista no art. 165 II da Constituição Federal, é o instrumento, de iniciativa do Poder Executivo, para o estabelecimento de metas e prioridades do exercício financeiro da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) pelo período de um ano.


Nesse sentido, possibilita a realização das despesas de capital para o exercício seguinte, concretizando o Plano Plurianual (PPA), ou seja ,a LDO confere a possibilidade de realização mais imediata do PPA.

Acesse o Conteúdo da LDO.
 

O Plano Plurianual (PPA), previsto no art. 165, I da Constituição Federal, é o principal instrumento de planejamento público para orientação estratégica, estabelecimento de prioridades e metas. Materializado por meio de Programas e Ações da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), o PPA apresenta as despesas de capital e custeio decorrente de todas as áreas do governo, dando transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos.

 

O Projeto de Lei contendo o Plano Plurianual (PPA) deve ser enviado ao Poder Legislativo até 30 de setembro do primeiro ano de mandato, e deve ser votado pela Câmara Municipal até o fim desse mesmo ano. Dessa maneira, o Plano Plurianual (PPA) tem validade para os três últimos anos da gestão e o primeiro ano da gestão seguinte.

 

Acesse o Conteúdo do PPA 2022-2025

*Para pesquisa, altere o exercício para 2022-2025

 

Além disso, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) tem como função a orientação da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que dispõe sobre as alterações na legislação tributária, o estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento, a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas.

 

A LOA também institui critérios e forma de limitação de empenho, a determinação das normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos, estabelecendo condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.

 

Acesse o Conteúdo da LOA

O Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, elaborado com apoio da Secretaria Municipal da Fazenda, deve ser enviado para o Poder Legislativo até 15 de abril de cada ano, para votação até 30 de junho desse mesmo ano.
Ele deve ser submetido a duas audiências públicas até a data da votação.

Outras informações a respeito dos instrumentos de orçamento podem ser encontradas na página da Secretaria Municipal da Fazenda.

 

 O Plano Plurianual (PPA), previsto no art. 165, I da Constituição Federal, é o principal instrumento de planejamento público para orientação estratégica, estabelecimento de prioridades e metas. Materializado por meio de Programas e Ações da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), o PPA apresenta as despesas de capital e custeio decorrente de todas as áreas do governo, dando transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos.

Projeto de Lei contendo o Plano Plurianual (PPA) deve ser enviado ao Poder Legislativo até 30 de setembro do primeiro ano de mandato, e deve ser votado pela Câmara Municipal até o fim desse mesmo ano. Dessa maneira, o Plano Plurianual (PPA) tem validade para os três últimos anos da gestão e o primeiro ano da gestão seguinte.

 

Acesse o Conteúdo do PPA 2018-2021

Além disso, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) tem como função a orientação da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que dispõe sobre as alterações na legislação tributária, o estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento, a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas.



A LOA também institui critérios e forma de limitação de empenho, a determinação das normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos, estabelecendo condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas. 

 

Acesse o Conteúdo da LOA

Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, elaborado com apoio da Secretaria Municipal da Fazenda, deve ser enviado para o Poder Legislativo até 15 de abril de cada ano, para votação até 30 de junho desse mesmo ano. Ele deve ser submetido a duas audiências públicas até a data da votação.

Outras informações a respeito dos instrumentos de orçamento podem ser encontradas na página da Secretaria Municipal da Fazenda.

 

ORÇAMENTO - 2023

Órgão: 21 - Procuradoria Geral do Município - PGM
Unidade: 10 - Procuradoria Geral do Município

MÊS/ANO ORÇAMENTO APROVADO ORÇAMENTO ATUALIZADO VALOR EMPENHADO NO MÊS VALOR LIQUIDADO NO MÊS
JAN/2023 450.998.242,00 450.998.242,00 36.696.296,60 18.414.267,65
FEV/2023 - - - -
MAR/2023 - - - -
ABR/2023 - - - -
MAI/2023 - - - -
JUN/2023 - - - -
JUL/2023 - - - -
AGO/2023 - - - -
SET/2023 - - - -
OUT/2023 - - - -
NOV/2023 - - - -
DEZ/2023 - - - -
         
TOTAL ATÉ JAN/2023     36.696.296,60 18.414.267,65

 

Órgão: 28 - Encargos Gerais do Município
Unidade: 21 - Recursos Supervisionados pela Procuradoria Geral do Município

MÊS/ANO ORÇAMENTO APROVADO ORÇAMENTO ATUALIZADO VALOR EMPENHADO NO MÊS VALOR LIQUIDADO NO MÊS
JAN/2023 3.534.910.328,00 3.534.910.328,00 402.331.986,19 266.147.925,99
FEV/2023 - - - -
MAR/2023 - - - -
ABR/2023 - - - -
MAI/2023 - - - -
JUN/2023 - - - -
JUL/2023 - - - -
AGO/2023 - - - -
SET/2023 - - - -
OUT/2023 - - - -
NOV/2023 - - - -
DEZ/2023 - - - -
         
TOTAL ATÉ JAN/2023     402.331.986,19 266.147.925,99

 

 

ORÇAMENTO - 2022*

Órgão: 21 - Procuradoria Geral do Município - PGM
Unidade: 10 - Procuradoria Geral do Município

 

MÊS/ANO ORÇAMENTO APROVADO ORÇAMENTO ATUALIZADO VALOR EMPENHADO NO MÊS VALOR LIQUIDADO NO MÊS
JAN/2022 256.677.018,00 256.677.018,00 19.798.695,09 15.315.062,69
FEV/2022 256.677.018,00 256.677.018,00 33.594.973,63 18.081.984,32
MAR/2022 256.677.018,00 256.677.018,00 16.654.561,03 18.557.786,91
ABR/2022 256.677.018,00 256.677.018,00 16.674.396,80 19.140.703,6
MAI/2022 256.677.018,00 256.922.521,52 18.558.988,40 18.979.522,32
JUN/2022 256.677.018,00 256.922.521,52 19.988.594,21 19.662.275,51
JUL/2022 256.677.018,00 257.822.521,52 17.811.074,14 20.214.483,81
AGO/2022 256.677.018,00 257.822.521,52 23.050.777,05 19.469.577,81
SET/2022 256.677.018,00 257.822.521,52 19.087.911,46 21.548.361,33
OUT/2022 256.677.018,00 257.822.521,52 17.533.302,73 18.087.281,89
NOV/2022 256.677.018,00 257.822.521,52 17.136.622,83 21.297.086,68
DEZ/2022 256.677.018,00 258.630.361,52 25.536.801,22 29.931.919,22
TOTAL ATÉ DEZ/2022     245.426.698,59 240.286.046,09

 

Órgão: 28 - Encargos Gerais do Município
Unidade: 21 - Recursos Supervisionados pela Procuradoria Geral do Município

 

MÊS/ANO ORÇAMENTO APROVADO ORÇAMENTO ATUALIZADO VALOR EMPENHADO NO MÊS VALOR LIQUIDADO NO MÊS
JAN/2022 2.727.342.906,00 2.727.342.906,00 277.450.844,91 217.698.242,60
FEV/2022 2.727.342.906,00 2.727.342.906,00 229.154.459,86 242.426.881,97
MAR/2022 2.727.342.906,00 2.727.342.906,00 227.973.818,12 240.909.483,79
ABR/2022 2.727.342.906,00 2.727.342.906,00 222.696.044,90 228.772.410,33
MAI/2022 2.727.342.906,00 2.727.342.906,00 218.604.280,69 231.382.147,65
JUN/2022 2.727.342.906,00 2.783.747.995,00 259.577.385,59 225.326.783,11
JUL/2022 2.727.342.906,00 2.783.747.995,00 242.229.153,42 253.926.866,48
AGO/2022 2.727.342.906,00 2.783.747.995,00 217.855.678,50 230.164.818,01
SET/2022 2.727.342.906,00 2.783.747.995,00 220.762.553,66 227.870.789,99
OUT/2022 2.727.342.906,00 2.834.623.353,20 270.002.975,83 257.831.068,85
NOV/2022 2.727.342.906,00 2.855.228.349,33 217.846.680,32 229.538.290,51
DEZ/2022 2.727.342.906,00 3.219.790.449,74 613.850.370,07 623.753.944,53
TOTAL ATÉ DEZ/2022     3.218.004.245,87 3.209.601.727,82

 

 

ORÇAMENTO - 2021*

Órgão: 21 - Procuradoria Geral do Município - PGM
Unidade: 10 - Procuradoria Geral do Município

MÊS/ANO ORÇAMENTO APROVADO ORÇAMENTO ATUALIZADO VALOR EMPENHADO NO MÊS VALOR LIQUIDADO NO MÊS
JAN/2021 263.466.998,00 263.466.998,00 17.477.536,55 15.118.144,69
FEV/2021 263.466.998,00 263.466.998,00 35.137.442,68 16.059.206,11
MAR/2021 263.466.998,00 263.466.998,00 15.679.749,71 18.085.527,44
ABR/2021 263.466.998,00 263.466.998,00 15.385.272,18 16.353.872,61
MAI/2021 263.466.998,00 263.466.998,00 17.838.359,62 19.325.384,47
JUN/2021 263.466.998,00 263.466.998,00 16.747.957,40 18.340.211,47
JUL/2021 263.466.998,00 263.466.998,00 17.802.201,16 18.973.151,20
AGO/2021 263.466.998,00 263.466.998,00 20.858.862,34 17.321.508,44
SET/2021 263.466.998,00 263.466.998,00 15.265.830,34 18.113.636,76
OUT/2021 263.466.998,00 263.466.998,00 15.400.103,34 16.494.395,83
NOV/2021 263.466.998,00 260.314.811,49 15.360.091,95 19.049.325,16
DEZ/2021 263.466.998,00 260.314.811,49 21.303.036,63 24.561.521,20
TOTAL ATÉ DEZ/2021     224.256.443,90 217.795.885,38

 

Órgão: 28 - Encargos Gerais do Município
Unidade: 21 - Recursos Supervisionados pela Procuradoria Geral do Município

MÊS/ANO ORÇAMENTO APROVADO ORÇAMENTO ATUALIZADO VALOR EMPENHADO NO MÊS VALOR LIQUIDADO NO MÊS
JAN/2021 2.117.616.194,00 2.117.616.194,00 203.800.703,41 167.912.706,27
FEV/2021 2.117.616.194,00 2.117.616.194,00 167.732.945,97 174.410.482,32
MAR/2021 2.117.616.194,00 2.117.616.194,00 166.837.195,73 172.755.322,14
ABR/2021 2.117.616.194,00 2.117.616.194,00 166.977.435,51 172.648.237,17
MAI/2021 2.117.616.194,00 2.117.616.194,00 168.758.145,04 175.545.600,21
JUN/2021 2.117.616.194,00 2.117.616.194,00 167.731.269,83 174.529.985,86
JUL/2021 2.117.616.194,00 2.127.616.194,00 178.568.596,03 173.291.109,86
AGO/2021 2.117.616.194,00 2.127.616.194,00 168.255.884,94 175.396.559,63
SET/2021 2.117.616.194,00 2.146.616.194,00 187.844.350,52 181.145.605,57
OUT/2021 2.117.616.194,00 2.146.616.194,00 168.913.803,82 172.494.485,58
NOV/2021 2.117.616.194,00 2.167.546.194,00 178.357.508,84 179.841.738,26
DEZ/2021 2.117.616.194,00 2.597.546.194,00 672.870.410,64 672.580.139,93
TOTAL ATÉ DEZ/2021     2.596.648.250,28 2.592.551.972,80

 


ORÇAMENTO - 2020 *

 

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$ 263.988.045,00 R$ 255.734.333,35 R$ 236.117.497,02 R$ 225.753.343,86

ORÇAMENTO - 2019 *

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$ 253.774.586,00 R$ 257.967.668,39 R$ 235.835.132,71

R$ 228.624.861,95

ORÇAMENTO - 2018 *

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$ 282.769.849,00 R$ 220.007.450,90 R$ 206.696.752,28 R$ 202.375.731,04

ORÇAMENTO - 2017 *

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$ 271.624.986,00 R$ 276.908.942,00 R$ 219.174.112,00 R$ 212.008.581,00

* Informação atualizada ao final de cada ano.

 

Acesse o quadro detalhado de despesas. 

*Escolha o ano que deseja consultar e o formato de arquivo (PDF, XLS e ODS). 

*Nestes arquivos estão os orçamentos detalhados de todas as Secretarias e Subprefeituras. Entre, escolha o formato de arquivo e pesquise a palavra "Procura".

 

Acesse mais detalhes do orçamento de toda a Prefeitura também no Portal da Transparência 

 

Programa de Metas define as prioridades do governo, as ações estratégicas, os indicadores e as metas quantitativas para cada um dos setores da administração. É possível consultar o conteúdo do programa e acompanhar o desenvolvimento das metas no Portal Planeja Sampa.

 

Programa de Metas 2021 - 2024

Meta 72 - SP Eficiente

Secretaria Responsável : Procuradoria Geral do Município

OBJETIVO ESTRATÉGICO:
Aprimorar a gestão dos gastos, a eficiência no uso dos recursos públicos e o incremento de recursos para investimento, garantindo a qualidade dos serviços prestados à população.

META:
Atingir a arrecadação de R$ 7 bilhões de Dívida Ativa.

INDICADOR
Recursos, em R$, arrecadados com Dívida Ativa.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
O valor de 6,9 bilhões refere-se à arrecadação da dívida ativa e não tributária
proveniente do Sistema da Dívida Ativa e de eventuais programas de parcelamento abertos durante o quadriênio. Anualmente, espera-se também compensar com débitos inscritos na dívida ativa R$ 50 milhões de precatórios

ODS VINCULADOS
17 - Parcerias e meios de implementação

INICIATIVAS
a. Melhorias nos sistemas e ferramentas tecnológicas da PGM;
b. Incremento de meios extrajudiciais de cobrança;
c. Ampliar a divulgação dos meios para pagamento dos débitos em Dívida Ativa;
d. Descentralizar formato presencial de atendimento;
e. Adquirir os equipamentos necessários para a instalação do Centro de Solução
de Conflitos;
f. Aumentar a quantidade de casos processuais e pré-processuais encaminhados
para o CEJUSC da Fazenda Pública;
g. Intensificar a atuação da Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de
Conflitos;
h. Criar novos mecanismos online para recebimento e solução de demandas
(ODR);
i. Ampliar a quantidade de matérias litigiosas resolvidas por autocomposição pela
Administração Municipal.

 

 Meta 75 - SP Eficiente

Secretaria Responsável : Procuradoria Geral do Município, Secretaria da Fazenda

OBJETIVO ESTRATÉGICO:
Simplificar, modernizar e democratizar o acesso da população aos serviços públicos municipais.

META:
Criar o Sistema Municipal de Cidadania Fiscal.

INDICADOR
Sistema Municipal de Cidadania Fiscal implantado e em operação.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

O Sistema Municipal de Cidadania Fiscal (Cadastro Fiscal Positivo Paulistano) dará à Prefeitura de São Paulo a capacidade de estabelecer critérios mais objetivos para realização de transações com os contribuintes (descontos, facilitação de prazos, premiações etc.). Os contribuintes serão classificados por pontualidade de pagamento,
capacidade contributiva e qualidade do crédito.

ODS VINCULADOS

17 - Parcerias e meios de implementação

 


 

Programa de Metas 2019 - 2020

Esta unidade não esteve envolvida diretamente na execução de metas do Programa supracitado.

Programa de Metas 2017 - 2020

Meta 48 Ampliar em 10% (R$989 milhões) a arrecadação da dívida ativa do município, em relação aos últimos quatro anos
Projeto São Paulo Sem Dívida Ativa

Programa de Metas 2013 – 2016

Esta unidade não esteve envolvida diretamente na execução de metas do Programa supracitado.

Programa de Metas 2009 – 2012

Esta unidade não esteve envolvida diretamente na execução de metas do Programa supracitado.

 

>>>Programa de Integridade e Boas Práticas – PIBP<<<


O Programa de Integridade e Boas Práticas é um instrumento de gestão estratégica, por meio da utilização de metodologia sistematizada de forma a gerenciar e tratar possíveis riscos de determinada instituição.

Conforme a Decreto 59.496/2020 , órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município deverão implementar o Programa de Integridade e Boas Práticas - PIBP, estruturados nos seguintes eixos fundamentais:

I - comprometimento e apoio da alta administração;
II - existência de unidade responsável no órgão ou na entidade;
III - análise, avaliação e gestão dos riscos associados ao tema da integridade;
IV - monitoramento contínuo dos atributos do programa de integridade.

Saiba mais sobre Programa de Integridade e Boas Práticas

PLANOS DE INTEGRIDADE E BOAS PRÁTICAS DA CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO

Acesse o Plano de Integridade e Boas Práticas da Controladoria Geral do Município.